Área de Mulher Guarda-roupa cápsula, o que é? Aprenda a montar o seu

Guarda-roupa cápsula, o que é? Aprenda a montar o seu

O guarda-roupa cápsula é uma opção excelente para quem deseja fazer uma seleção de peças atemporais e coringas para montar looks diários. Essa matéria Guarda-roupa cápsula, o que é? Aprenda a montar o seu foi criada pelo site Área de Mulher.

Area de Mulher

Você já ouviu falar sobre o guarda-roupa cápsula? A técnica é excelente para quem deseja reencontrar seu estilo e se livrar do consumismo excessivo. Baseado em um armário que só possua peças amadas e que representem o modo como você mais gosta de se vestir, é possível dizer adeus ao excesso de roupas quase desorientador. Assim, é possível controlar os looks de toda estação e ainda realizar o exercício da moda consciente, e além disso, do consumo sustentável.

Sobretudo, é sempre importante se fazer a pergunta: você realmente precisa de todas essas roupas? A resposta, muitas vezes, pode acabar sendo um não. Nesse sentido, o guarda-roupa cápsula surge como a opção ideal. É possível se dar conta do quão fácil pode ser ficar fashion sem precisar levar lojas inteiras para casa. Da mesma forma, a criatividade é instigada ao se criarem combinações de peças do armário por meio de temáticas. Estações específicas, clássico, casual, colorido ou de trabalho são apenas algumas opções.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre um guarda-roupa cápsula, bem como todos os seus benefícios e como montar um só seu.

O que é o guarda-roupa cápsula?

Guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Area de Mulher
Fonte: Etiqueta Única

O conceito do guarda-roupa cápsula foi criado na década de 70, pela estilista Susie Faux. Todavia, a ideia só ganhou força depois de 1985, após a designer de moda Donna Karan criar uma coleção popular a partir de nada além de 7 peças. Sua criadora dizia que a intenção do armário cápsula era expressar o estilo e a personalidade do dono por meio de peças coringa e atemporais. O fato das combinações poderem ser feitas tão livremente também eram uma qualidade forte.

Mesmo que seja tão fácil consumir moda de baixa qualidade e passageira, a onda de investimento em produtos duradouros e de qualidade voltou a ganhar força. O guarda-roupa cápsula combina perfeitamente com o ideal, já que um pequeno número de peças mantidas no dia a dia é o suficiente para orientar looks divinos. Acima de tudo, o que realmente importa na hora de montar as combinações é comprar de forma consciente.

A técnica ainda é excelente para exercitar o desapego. É comum ter acumuladas no armário roupas que sequer cabem mais, com defeitos ou que não se encaixam mais em seu estilo. Mantê-las ali é um desperdício e só gera confusão ao escolher o que usar. Suas peças preferidas devem permanecer, e o resto pode ser doado ou até mesmo vendido. Ao desalugar o espaço de 10 roupas que não funcionam mais, sobra espaço para, ao longo do tempo, comprar 3 que servirão para a vida inteira.

Benefícios do guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Area de Mulher
Fonte: Insecta Shoes

A prática de manter um guarda-roupa cápsula possui muitos benefícios. Além de todos os pontos a respeito do consumo consciente e sustentabilidade, também é possível descobrir novos usos para peças que há muito só eram utilizadas de uma forma. Mas para simplificá-las, aqui estão todas as vantagens da técnica:

Ao embarcar na ideia, você estará deixando de apoiar o consumo excessivo de moda fast fashion, que faz de vítima milhares de trabalhadores de mão de obra barata. É comum que, nos casos da produção em massa de economias de terceiro mundo, não exista regulação definida de condições de trabalho. Assim, os lucros de compra de tais peças jamais chegam nas mãos dos verdadeiros produtores. Além disso, produção de lixo e impacto ao meio-ambiente é consideravelmente diminuída. Afinal, montar um guarda-roupa cápsula apoia a sustentabilidade e o consumo consciente, o desperdício da produção sendo minimizado exponencialmente. Você sabe quantas toneladas de roupa são descartadas por ano, sem que sejam recicladas? A resposta pode ser chocante. Um armário cápsula é extremamente prático. O fato de você possuir menos peças disponíveis para fazer combinações evita que passe horas escolhendo um look, facilitando seu trabalho, já que é fácil definir o que pode ser combinado. O guarda-roupa cápsula também pode ser muito econômico. Nesse sentido, após algum tempo, você se tornará muito mais consciente a respeito de seus hábitos de consumo na hora de comprar roupas. Todo o dinheiro que iria para muitas peças pode ser guardado para fazer uma viagem que queria muito ou talvez uma reforma. Finalmente, você se tornará uma pessoa muito mais criativa. Existem inúmeras possibilidades de combinações para montar looks, mesmo com poucas peças. O processo é divertido e ainda lhe faz reencontrar um estilo que faz você se sentir bem consigo mesma.

Como montar seu guarda-roupa cápsula

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Seleções

Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma “receita de bolo” perfeita para fazer seu próprio guarda-roupa cápsula. O processo é extremamente intuitivo, mas o ideal é que se separem peças que estejam sempre de acordo com suas necessidades e estilo. Nada de colocar roupas que não façam você se sentir confortável ou que quase nunca são usadas, por exemplo. Todavia, o ideal é manter o número entre 30 e 40 peças. Uma das sugestões é de 33 peças que podem ser usadas por 3 meses.

1 – Entenda seu próprio estilo

Guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Area de Mulher
Fonte: Katel

Inicialmente, de forma que seja possível montar um guarda-roupa cápsula, é essencial parar para pensar no que você realmente usa e gosta de usar. Qual é seu estilo? Pense nos tipos de roupa que realmente lhe deixam feliz e se sentindo bonita. Afinal, todos os estilos podem ser utilizados em um armário cápsula, desde que eles sejam seus. Peças que não são sua preferência, todavia, não se encaixam na proposta. Uma boa dica é observar as fotos tiradas de você ao longo do tempo, de pelo menos um ano atrás, para um bom indicativo.

2 – Escolha uma paleta de cores

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Tu Organizas

Minimalismo nem sempre significa preto e branco. É possível ter muitas opções coloridas em um guarda-roupa cápsula, desde que de forma inteligente e funcional. Assim, qualquer combinação pode funcionar, já que determinadas cores e estampas são peças coringa. Nesse sentido, eleger uma paleta de cores para a lista de roupas que entrarão no armário é uma excelente opção.

3 – Faxine para o guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Area de Mulher
Fonte: Metrópoles

Um dos passos mais importantes da montagem de um armário cápsula é fazer uma boa faxina em seu guarda-roupa. Tire tudo de dentro e olhe peça por peça, pensando bem no que funciona e o que não tem chances. Olhe para suas roupas com carinho, dando a cada uma delas o tempo necessário. Assim nenhum erro será cometido quando a escolha for finalizada. Mas não esqueça que a lição é sempre desapegar.

Caso fique com dúvidas na hora de fazer as escolhas, lembre-se que o básico é sempre o caminho ideal. Aposte em peças atemporais, neutras e que podem ser usadas em diversas ocasiões. Todavia, tenha sempre um ou outro acessório mais composto para combinar. E, de forma que o guarda-roupa cápsula não fique entulhado ao colocar muitas peças nele, repita sempre o mantra do “entra um, sai outro”. A cada peça de roupa comprada, outra irá para a doação!

4 – Lembre-se das estações do ano

Area de Mulher

Area de Mulher

Area de Mulher
Fonte: Insecta Shoes

Uma boa opção na hora de montar o guarda-roupa cápsula é fazer a escolha de peças pensando na estação em que você está. Quantas peças serão úteis em cada uma? A ideia é boa para quem tem dificuldade ao separar o que entra ou não. Certas estações pedem certas roupas, assim, aquele moletom que você adora não vai combinar de modo algum no seu armário do verão.

5 – Quantidade x qualidade

Guarda-roupa cápsula

Guarda-roupa cápsula

Area de Mulher
Fonte: Incrível

É essencial exercitar sempre o mantra de que quantidade não é o mesmo que qualidade. Não adianta comprar muitas peças só pelo fato do preço ser bom quando a roupa logo começará a apresentar defeitos, perdendo seu brilho e acabando no fundo de seu guarda-roupa. Não esqueça de investir em peças de qualidade que durarão muito mais tempo, e que ainda poderão servir como coringa em seu armário. O barato pode sair caro!

E aí, o que você achou dessa matéria sobre guarda-roupa cápsula? Se te interessou, confira também Looks estilosos – Dicas para montar produções com peças do seu armário

Fontes: Decorfácil, Myps, Etiqueta Única, Escola de Estilo 

Imagens: Incrível, Metrópoles, Tu Organizas, Seleções, Insecta Shoes, Insecta Shoes, Katel, Viva Decora, Etiqueta Única

Essa matéria Guarda-roupa cápsula, o que é? Aprenda a montar o seu foi criada pelo site Área de Mulher.

Últimas