A versatilidade dos macacões no guarda-roupa

Quer inovar no guarda-roupas? Confira as dicas e aproveite a versatilidade do macacão para arrasar nos looks. 

Pixabay/Reprodução

Quem diria que uma peça criada para ser uma mera vestimenta para os operários de uma fábrica ganharia tanto espaço nos guarda-roupas e corações de milhões de pessoas pelo mundo afora? Com o passar dos anos, desde a sua criação, o macacão caiu no gosto das pessoas ligadas à moda e fashionistas.

Hoje, essa roupa democrática, prática e versátil marca sua presença em passarelas e armários de blogueiras de moda em todo o mundo. Mas como usar o macacão de maneira adequada ao seu estilo?

O primeiro passo é encontrar um modelo com o qual você se sinta bem e confortável. Nada de ser escravo da moda, hein?! Afinal, o macacão foi feito para isso, está na essência dele ser confortável. É claro que existem algumas dicas que podem ser observadas antes de comprar a peça para agregá-la ao seu look, detalhes que valorizarão o seu corpo e a maneira como você se expressa para o mundo.

Aproveite para economizar com o cupom Animale e arrasar nos novos looks com diferentes modelos de macacão.

Uma breve história do macacão

Divulgação

O macacão foi inventado e passou a ser utilizado em larga escala nos anos de 1940, por operários de fábricas dos Estados Unidos e de países da Europa. A roupa foi criada para tornar mais prático o dia a dia desses operários. Assim, ela foi feita com as bocas das calças mais largas para dar às pernas maior capacidade de movimentação e foi fabricada no começo com jeans, que era um material mais resistente e que proporciona maior proteção. Além disso, os macacões vinham com bolsos na parte da frente para que os trabalhadores pudessem guardar e transportar suas ferramentas de maneira mais funcional e prática.

Na cultura pop e na moda, o macacão foi introduzido, primeiramente, por ninguém menos que Charles Chaplin no filme "Tempos Modernos", de 1936. O personagem do filme utilizava a peça que não tardou a cair no gosto popular. Algumas décadas depois, já nos anos 1960 e 1970, o macacão feminino virou uma peça obrigatória nos guarda-roupas, quando as bond-girls apareceram nas telonas vestindo modelos mais colados ao corpo na franquia "007".

Macacão jeans: o clássico que nunca sai de moda

Divulgação

O macacão jeans talvez seja uma das peças mais democráticas e versáteis que existe. Ele combina com praticamente tudo o que você quiser e é extremamente bem-vindo em diversas situações. Numa ocasião mais sofisticada, o macacão pode combinar bem com uma camisa preta de mangas longas. Para calçar, opte por um salto ou sandália de tira. Se você quiser deixar seu look ainda mais poderoso, pode optar por um scarpin preto e um acessório metalizado, como uma bolsa pequena.

Para uma festa ou show musical, o macacão jeans é quase um uniforme tamanha a preferência pelo conforto e liberdade que a peça proporciona. Pode ser usado com uma camisa preta de mangas curtas e um tênis confortável. Utilize uma blusa de frio amarrada na cintura para agregar mais um charme ao look. Um chapéu estilizado também combina bem nessas ocasiões.

Já em situações mais casuais, como ir ao mercado ou banco, o macacão jeans é uma boa pedida porque ele combina simplicidade e elegância, conferindo um ar mais "requintado naturalmente" ao seu look. Uma camisa branca por baixo e um sapato confortável simples, deixarão você com uma aparência leve e casual. O macacão jeans é de fato uma peça universal que agrada diferentes gostos, personalidades e estilos.

Macacão para festa: arrase com um look diferente

Divulgação

É possível usar um macacão para festas mais elegantes e sofisticadas, como uma festa de casamento, por exemplo? Essa é uma pergunta que divide as pessoas na hora de responder. O fato é que existem maneiras de se vestir com o macacão sem perder a elegância e a finesse. O primeiro passo é prezar pela qualidade do tecido. Depois, encontrar um modelo com um corte elegante. Mas cuidado: nada ousado demais. Um look mais clean pode compor melhor do que algo mais extravagante.

Para garantir um visual sofisticado, a utilização de acessórios irá fazer a maior diferença. A utilização de uma clutch mais fina e requintada, por exemplo, é indispensável para a composição desse look. O salto alto deve seguir a linha mais clássica do que moderna. Acessórios para o cabelo podem dar um toque bem elegante se utilizados com criatividade. Joias também são quase um item obrigatório. Uma pulseira, brincos, anéis e um colar agregam muito ao visual. E por fim, claro, a maquiagem.

Macacão masculino: um item para todo mundo usar
Muita gente, ainda hoje em dia, pensa que o macacão é um item feminino. Esse é um mito que precisa acabar. O macacão pode ser usado tanto por mulheres quanto por homens, podendo cair muito bem neles, inclusive. Como dito acima, os homens também podem utilizar o macacão de várias maneiras, combinando com outras peças do guarda-roupas e acessórios. Tudo em prol de um visual mais descolado, casual ou, até mesmo, elegante.

Do urbano ao social, o macacão pode acompanhar uma camisa branca básica e tênis para momentos mais casuais e dias mais ensolarados, no melhor estilo jardineira. Ou, se precisar, pode usar a peça com uma camiseta social sem medo de ser feliz. Ele compõe muito bem as duas ocasiões. Se preferir, dependendo da ocasião, pode associá-lo a uma camisa com estampas florais, deixando uma das alças penduradas, dando aquele charme ao look.