Meditação sob medida: descubra o melhor método para seu perfil

Especialista garante que para cada personalidade há técnicas apropriadas para aprofundar a jornada interior em busca de uma vida mais feliz 

Para cada personalidade, há um método de meditação mais adequado

Para cada personalidade, há um método de meditação mais adequado

Malhar Bem

Inspire, respire e mude a sua vida. Parece mágica, mas é ciência. A meditação, garantem os estudos, é um processo totalmente individual, capaz de tirar o foco do mundo externo e promover uma viagem interior. O resultado desse mergulho é descobrir um novo universo dentro de você, sair do automático e deixar de levar a vida de acordo com a programação estabelecida. 

"A vida passa a ser um playground em que você se diverte. Para mim, a transformação foi tão grande que gostaria que todos pudessem ver a vida assim.  Não que se fique indiferente aos fatos, mas tem esse bem-estar, você não consegue mais sofrer", explica Fernando Gabas, que partiu de uma experiência pessoal para a criação do Protocolo Life Matters (LM).

Aos 32 anos, o então executivo bem-sucedido, morador de um baita condomínio em Miami, dois filhos pequenos, sofreu a ruptura de um aneurisma, o temido AVC. "Aguenta firme que você pode ter chance viver", ouviu do médico americano na emergência. Escapou dos 50% de ter morrido na hora, 25% de morrer na cirurgia, mas teria de conviver com os 25% de chance de morrer em um ano. "O que me salvou foi a meditação", garante Gabas.  

Hoje, ele segue empresário, mas dedica boa parte do seu tempo a ensinar os outros a meditarem. E acredita que quanto mais sob medida forem as técnicas aplicadas, melhores serão os resultados. “Eu combino métodos e deixo as pessoas vivenciarem essas técnicas. As pessoas só acreditam no que experimentam", diz. 

Na avaliação de Gabas, ninguém ensina a gente a olhar para o nosso interior, quem somos, como podemos expandir a consciência. O resultado é que a experiência de vida da imensa maioria das pessoas é medíocre. "Como não existe essa formação, todos vão para a vida sem a menor ideia de quem são, daí acontece o que a gente está vendo, índices de suicídio altíssimos, consumo exagerado de antidepressivos e muita infelicidade".

Gabas garante que a meditação permite alcançar um estado interno de tranquilidade. Há autodidatas, mas é mais eficiente ter um guia. "Posso decidir fazer uma maratona e sair correndo, mas será muito mais seguro e eficaz se eu tiver planihas e treinos adequados", explica.  

Da mesma forma, no protocolo que desenvolveu cada participante vai descobrir no processo quais linhas meditativas mais se ajustam à sua personalidade.  

Conheça todas, escolha a sua

A base é um curso online de oito semanas, aulas semanas, vídeos, sugestões de práticas, realizadas sempre em progressão. "Também fazemos lives, o grupo interage, conversa, tiramos as dúvidas. Há meditações em grupo, não é algo que praticante fique totalmente isolado", explica Gabas.

O protocolo Life Matters (LM) apresenta diferentes possibilidades, como Mindfulness, Vipassana, Visualização, Psicologia Positiva, Meditação “Metta”, Concentrações, Respirações,  e cada pessoa vai decidir com qual prática se identifica. "Isso também pode variar de acordo com o momento de vida, o estado de ânimo, as experiências de cada um." 

Para os Introvertidos e solitários, indica-se a técnica de Mindfulness: de acordo com Gabas, o indivíduo com essa personalidade se sentirá confortável com uma técnica na qual ele fará seu exercício sozinho, sem precisar falar com ninguém ou trabalhar as emoções. Assim, o Mindfulness o ajuda a ficar totalmente presente, em geral observando sua respiração ou sensações corporais.

Para os lógicos e racionais, as Meditações ao estilo Zen: o indivíduo que tem a mente lógica aceita bem se fazer indagações, investigar aspectos de sua mente, fazer uma análise interna dele e do que é importante para a vida dele, por isso, combina com meditações que propiciam uma viagem interior.

Para os abertos e criativos, as Meditações de Awareness Puro: neste tipo de prática, ocorre a dissolução dos aspectos de separação do universo, com exercícios que aguçam a imaginação e a criatividade na busca aprofundada da “eterna presença”.

Para os meticulosos e seguros, as Meditações Estruturadas ou Guiadas: baseadas em mantras e/ou estruturas fixas e guiadas de meditação.

Para os energéticos e sensíveis, as meditações dinâmicas que envolvem movimento, trabalham com a energia e, também, as chamadas Metta Meditation, que envolvem amor, bondade e o cultivo de compaixão.

Um hábito para a vida

Os resultados, diz Gabas, são animadores. É necessário dedicar ao menos 20 minutos por dia para participar de maneira adequada ao Protocolo.

"Depois das oito semanas, observamos que as pessoas incorporam a meditação como um hábito em suas rotinas, pois há uma transformação efetiva das programações mentais.” 

Para participar do curso é preciso entrar em uma lista de espera. A partir da inscrição, os interessados já começam a receber vários conteúdos até a abertura da próxima turma.