Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marketplaces: o que é e como você podelucrar e economizar com eles?

Interessado em entrar no mundo do comércio on-line, mas não sabe como começar? Confira as dicas de como vender em um marketplace

Viva a Vida|Do R7 Conteúdo e Marca

Marketplaces unem oferta e demanda com praticidade e simplicidade
Marketplaces unem oferta e demanda com praticidade e simplicidade Marketplaces unem oferta e demanda com praticidade e simplicidade

Dados de 2018 apontavam que, já naquela época, mais de 30% de tudo o que era vendido nos Estados Unidos era feito por meio de marketplaces. Na China, o dado é ainda mais surpreendente: em 2018, cerca de 90% de tudo o que foi vendido no país foi comercializado por meio desse modelo de negócio. No Brasil, os marketplaces ocuparam um espaço no mercado on-line de cerca de 25% das vendas de produtos. Cada vez mais, os marketplaces estão presentes em nossas vidas e nem nos damos conta disso.

Empresas novas como Uber, Airbnb, Cabify, iFood, OLX, Shopee e muitas outras, são exemplos de marketplaces muito bem sucedidos, pois unem oferta e demanda com simplicidade e praticidade. Outras empresas mais tradicionais do mercado físico, como Magazine Luíza, Extra e Americanas passaram a trabalhar com a ideia do marketplace no e-commerce brasileiro há alguns anos, oferecendo sua infraestrutura virtual e suas grandes operações para pequenas lojas venderem e operarem em suas plataformas.

Mas você já deve ter se perguntado: o que é marketplace? E é isso explicaremos a seguir. Ao final da leitura, aproveite os benefícios do cupom Shopee em suas compras.

Primeiro: o que é um marketplace?

Publicidade

Um marketplace nada mais é que uma plataforma que une oferta e demanda, colocando produtos e serviços à disposição dos consumidores de uma forma rápida e prática. De uma forma ilustrativa, um marketplace poderia ser o que conhecemos fisicamente como um shopping, só que no âmbito virtual.

Visitar um marketplace seria como entrar num shopping para fazer as mais diversas compras em lojas totalmente diferentes. Bolsas, sapatos, relógios, roupas, artigos para a casa, alimentos, brinquedos, jogos, e muito mais.

Publicidade

Sempre que entramos num shopping, o universo de possibilidades é vasto. Num marketplace esse universo pode ser ainda maior, quase infinito. Por isso, há muitas vantagens em se vender e comprar num marketplace e a variedade não é a única. Para os consumidores, comprar num marketplace significa comparar produtos e preços de forma mais rápida, encontrar avaliações de outros consumidores de forma mais ágil e garantir a melhor compra de um jeito que antes era impossível pela limitação física.

Para quem vende, os marketplaces oferecem uma oportunidade de visibilidade nunca antes experimentada. Já pensou em anunciar seu produto num site de uma loja reconhecida e renomada no mercado, que recebe milhares de visitas todos os dias? É uma vitrine muito bem-vinda e preciosa. Esse intermédio feito pelo marketplace entre vendedores e compradores pode ser melhor do que se imagina.

Publicidade

Comprar em marketplace é seguro?

É normal encontrarmos pessoas que se sentem inseguras comprando pela internet, principalmente quando a loja que está "vendendo" o produto não é de fato a loja que o comercializa, servindo apenas de vitrine para uma loja de menor porte.

Porém, segundo a B2W, que passou a adotar esse modelo de negócio em 2014, as lojas que fazem uso dos marketplaces necessitam cumprir exigências legais, como apresentar inscrição no CNPJ ativo e CNAE, de acordo com os produtos que serão comercializados.

Além disso, é preciso fazer a inscrição estadual para a emissão de nota fiscal eletrônica. Ou seja, teoricamente, o marketplace oferece segurança para o e-commerce brasileiro. Fora que a loja maior que serve de vitrine para a menor deve acompanhá-la em sites de avaliações de marcas para saber como a loja menor está se comportando em relação aos consumidores.

Como anunciar no marketplace?

Vivemos a era dos algoritmos e o e-commerce sabe muito bem como utilizar isso da melhor maneira possível para quem está a fim de vender um produto ou serviço. Da mesma forma quando visitamos uma loja física não passamos despercebidos pelos vendedores, seguranças e gerente, o mesmo acontece quando visitamos um site ou loja virtual.

Ao entrar no link de uma loja on-line somos imediatamente identificados pelos algoritmos que sabem exatamente o que estamos procurando de acordo com as nossas buscas mais recentes. É por isso que sempre nos deparamos com anúncios e publicidades direcionados ao nosso perfil de consumo. Os algoritmos estão sempre se baseando em nossos interesses e buscas na internet.

Por isso, anunciar em marketplaces é vantajoso. Mas você deve se atentar a alguns detalhes na hora de criar um anúncio nesse modelo de negócio. Saber exatamente que nome dar ao seu produto, fazer uma boa descrição dele, com uma linguagem leve e objetiva, não cometer gafes e erros de português, selecionar bem a imagem ou imagens que irão compor o seu anúncio e o principal: registrar corretamente o preço a ser cobrado.

Como montar um marketplace?

Para escolher a melhor plataforma para o seu marketplace, você precisa considerar alguns pontos importantes:

● Uma ótima experiência para o consumidor;

● Uma melhor gestão em relação ao split de pagamento;

● Possibilidades de crescimento do negócio;

● Medição e processamento dos dados.

Pensando nesses aspectos, a plataforma escolhida deve atender cada um dos pontos listados acima. Assim, olhando para o e-commerce brasileiro atual, você poderá encontrar boas plataformas que atendem suas necessidades na hora de montar um marketplace.

Veja e avalie as condições e vantagens de cada uma antes de contratar. Para cada tipo de negócio há uma plataforma mais apropriada. Verifique qual é a que irá melhor atender o seu modelo de negócio.

Prontinho! Agora que você já tem todas as dicas para montar seu marketplace é hora de colocar a mão na massa e garantir uma renda extra. Aproveite que o e-commerce tem se destacado no último ano e não perca a oportunidade de lucrar com esse segmento e economizar também com o cupom de desconto Shopee.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.