Como ler mais livros? Tente usar essas 4 técnicas

A resposta à questão de como ler mais livros não é apenas ler rápido, mas sim ler bem. Saiba como gastar seu precioso tempo lendo só o que vale a pena.

Como ler mais livros? Tente usar essas 4 técnicas

Como ler mais livros? Tente usar essas 4 técnicas

Crédito: Reprodução

2020 foi traiçoeiro. Fingiu ser uma oportunidade para estar em casa e ter mais tempo livre, mas se revelou um cansaço mental constante que espantou muita gente dos livros parados na estante. Mas tudo bem, agora é hora de tirar o atraso e pensar em como ler mais livros em 2021.

50 livros que todo homem deveria ler durante a vida Clássicos da literatura brasileira que todo homem tem que ler

O grande desafios dos livros é arranjar tempo para ler todos eles. Várias pessoas ao longo da história tentaram desenvolver técnicas para ler em menos tempo. Há autores que defendem que a maioria dos livros não vale a pena, por exemplo. Que é possível ter uma ideia sobre eles simplesmente folheando o índice e as conclusões e lendo só o que te interessa. Há outros que preferem a leitura superficial, aquela em que lemos um livro muito rápido, só para entender a ideia geral.

A resposta está no meio termo. Essa "leitura dinâmica" pode até parecer útil, mas a obsessão em ler mais rápido e aprender mais está errada. Ler dois livros não torna uma pessoa duas vezes mais inteligente do que alguém que leu um livro uma vez com atenção.

A questão para ler mais não é ler rápido, mas sim ler bem. Veja como:

Leia um capítulo de um livro de não ficção e tente aplicar uma lição aprendida nele

É muito bom tirar uma ideia de um livro e aproveitá-la na vida. Mas também é muito difícil memorizar mais que isso. Quando só uma ideia de um livro fica na sua cabeça, é bem provável que você vá lembrar dela para sempre.

É melhor ler pouco do que não ler. Se o livro for bom, é provável que, ao ler superficialmente, você sinta vontade de ler tudo. Experimente ler um capítulo inteiro, não necessariamente o primeiro. Depois veja o que sente.

Onde comprar: Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara – O livro do MHM

Leia por cima os livros mais objetivos

Essa é para quem costuma ler não só por prazer, mas para estudar ou achar inspirações para a vida ou o trabalho. A leitura superficial pode ser incrivelmente útil nos casos dos livros de autoajuda, acadêmicos ou inspiradores no geral. Não é para abandonar a leitura por prazer, mas sim saber se dedicar de acordo com o objetivo.

Técnicas para ler mais

Técnicas para ler mais

Crédito: Reprodução

Abandone um livro que você está se sentindo obrigado a terminar

Pense assim: quando você come forçado um resto de comida no prato apenas para não jogar fora, o que sente? Culpa por jogar fora e que deveria ter pedido menos, certo? O mesmo vale para um livro que já está te cansando, mas você se sente obrigado a terminar. A boa notícia é que, ao contrário da comida, você pode parar de ler imediatamente e doar o livro a alguém.

Leia sem pressa

Você está lá usando essas técnicas e aí encontra um livro de que gostou de verdade. Nessa hora, pare de acelerar. Diminua a velocidade de leitura e faça anotações, releia o que não entendeu, sublinhe. Relacione as ideias do livro a outras ideias ou experiências que você tenha tido.

Lembre-se que a leitura dinâmica é apenas uma ferramenta para ajudar a experiência geral de ler, não uma maneira de substituir isso. Ela serve para você escolher a coisa certa para ler, não para ler mais livros mais rápido. Saber onde gastar suas horas lendo é o que te ajuda a ler mais.

Sobre o Manual do Homem Moderno


O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!
Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:
Masculinidade Tôxica
Desenvolvimento Pessoal
Moda masculina
Tênis Masculinos
Comportamento
Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok
Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas