Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como lavar roupa sem erro

Tá na hora de aprender a lavar sua própria roupa. Não é difícil, pelo contrário. As máquinas estão aí para ajudar. Só precisa saber usar. Então se liga.

Manual do Homem Moderno|

Como lavar roupa sem erro
Como lavar roupa sem erro Como lavar roupa sem erro

Sabe o que realmente separa os homens dos meninos? Não é tomar whisky cowboy ou fazer uma prova de coragem. É cuidar você mesmo da sua casa. E, para isso, tem que saber como lavar roupa direito.

Dicas de física e química que vão te salvar na hora de lavar a roupaErros que você comete ao lavar suas roupas

As roupas não desaparecem sujas no banheiro e aparecem novamente na gaveta. Tem que separar, lavar e secar da maneira correta para que elas durem bastante.

Então anote essas dicas para lavar todas as peças sem engano e sem preocupação.

Publicidade

Antes de tudo, separe as roupas

Todas as roupas sujas devem ser separadas por categorias. Tecidos pretos e escuros no geral vão juntos, por exemplo. Assim como os brancos, que se unem aos beges claros. Por último, coloridos sempre com coloridos. Lavar tudo misturado acaba tingindo as peças mais claras com a tintura das roupas escuras. Então, a não ser que você não queira um tie dye, é melhor evitar.

Publicidade

Não precisa ter um cesto de roupa suja para cada pilha, o importante é garantir que esses grupos não se misturem na máquina. Defina dias diferentes para lavar cada grupo, por exemplo.

Como separar as roupas para lavar
Como separar as roupas para lavar Como separar as roupas para lavar

Além disso, você deve começar a separar também os tipos de roupas e tecidos. Sintéticos de um lado, algodão de outro. Jeans e jaquetas/casacos mais pesados podem ir juntos. Roupa de banho também pode ganhar uma lavagem só para ela, assim como a roupa de cama. Ter esses grupos separados vai ajudar na hora de definir o tipo de lavagem.

Publicidade

Qual o tipo de lavagem ideal?

É preciso escolher o programa de lavagem ideal pra cada tipo de tecido. Em todas as máquinas, cada um já vem com configurações específicas de nível de água, tempo de molho e centrifugação, por exemplo. Eles variam dependendo do modelo da lavadora, mas costumam ser sempre parecidos com esses:

Qual programa da lavadora escolher
Qual programa da lavadora escolher Qual programa da lavadora escolher

Programa delicado ou suave: para peças mais sensíveis, como as sintéticas ou cuecas, meias, camisas de time de futebol, etc. Sacos de lavar roupa podem reforçar o cuidado.

Programa rápido: ideal para roupas do dia-a-dia que não estejam muito sujas. Aqui até pode misturar diferentes tipos de tecidos, já que ele vai resolver a parada rapidamente.

Programa normal ou roupas brancas/coloridas: feito para lavar aquela pilha da mesma cor que você separou. Como o nome indica, ele não abusa de molhos longos ou temperaturas, e funciona com tudo.

Programa lavagem pesada ou tira manchas: são aqueles com maior tempo de molho, agitação extra, lavagem dupla, etc. Pensados para roupa muito suja, jeans, toalhas e roupas de cama, por exemplo.

Coloquei a roupa lá dentro, e agora?

O que fazer com a roupa já na máquina
O que fazer com a roupa já na máquina O que fazer com a roupa já na máquina

Além das definições, é importante estar atento a alguns detalhes antes de ligar o botão. Muitas máquinas têm a opção de controle da temperatura da água, por exemplo. E em alguns casos a água quente realmente pode ajudar, como para tirar manchas. Mas, no geral, evite.

Além disso, dê preferência para o sabão líquido. Sobretudo quando for lavar roupas escuras. O sabão em pó pode deixar manchas brancas nas peças. Se as roupas estiverem saindo duras da secagem, diminua a quantidade.

O amaciante também deve ser usado com moderação. Com o tempo, ele vai desbotando as peças mais escuras. Se for questão de cheiro, compre um sabão líquido bom. Ou opte por uma solução não relacionada a como lavar a roupa: capriche no perfume no pescoço na hora de sair de casa.

Como secar as roupas

Como secar as roupas
Como secar as roupas Como secar as roupas

Não pense que lavar acaba quando a máquina apita. Essa é uma parte muito importante. Secar bem faz com que você não tenha que se preocupar muito em como passar as roupas depois.

Secadoras são muito práticas, mas também aumentam o risco de encolhimento das peças - assim como o sol muito forte. O ideal, então, é secar sempre no varal, numa sobra fresca e tranquila. Mas lembre: o algodão sempre pode encolher um pouco, independentemente do que você faça.

No varal, use cabides para as peças mais delicadas, como camisas e outras de tecido sintético. Quando mais esticadas (sem exagero) elas estiverem, com menos rugas vão secar.

Sobre o Manual do Homem Moderno

O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!

Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:

Masculinidade Tôxica

Desenvolvimento Pessoal

Moda masculina

Tênis Masculinos

Comportamento

Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok

Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.