Manual do Homem Moderno Bloqueio criativo: 5 ideias para resolver esse problema

Bloqueio criativo: 5 ideias para resolver esse problema

Sabe quando seu cérebro não produz mais anda? Você sequer consegue pensar em soluções? Pode ser bloqueio criativo. Veja como resolver o problema.

Bloqueio criativo, saiba o que fazer

Bloqueio criativo, saiba o que fazer

Crédito: Reprodução

Quem trabalha com texto ou criação, ou apenas precisa de inspirações no geral, já se deparou com a situação em que o cérebro vira um deserto de ideias. Nada sai. Nessas horas, você tem que pensar em como agir. Precisa saber o que fazer quanto tem um bloqueio criativo.

Disciplina é a chave para aumentar sua produtividade Veja como parar de procrastinar de uma vez por todas

O termo é usado para explicar uma perda temporária da capacidade de produzir conteúdo. Muitas vezes, pode estar ligado ao cansaço físico, ao excesso de trabalho, a algum tipo de perfeccionismo ou até à falta de conhecimento sobre o tema. Para tudo isso, há solução.

Veja abaixo algumas soluções para fazer quando você tiver um bloqueio criativo.

Faça uma pausa

Uma pausa pode resolver o bloqueio criativo

Uma pausa pode resolver o bloqueio criativo

Crédito: Reprodução

É muito grande a chance de você estar apenas cansado. Então pare por um tempo. Tome um café, um banho, ouça uma música, ouça um podcast, veja um filme, assista a um episódio de uma série. Se quiser tomar um ar, pode dar uma volta. Ou quem sabe tirar o cochilo. O limite entre a pausa e a procrastinação é meio tênue, então tome cuidado. Faça isso algumas vezes até perceber qual a quantidade necessária de tempo para você apenas relaxar a mente um pouco antes de voltar a trabalhar.

Se entedie

Desligar o cérebro pode ajudar no bloqueio criativo

Desligar o cérebro pode ajudar no bloqueio criativo

Crédito: Reprodução

Albert Einstein teve um trabalho burocrático e não relacionado à física enquanto começou a trabalhar mais seriamente em suas teorias. Tarefas entediantes, burocráticas e repetitivas ajudam você a "desligar" o cérebro. Arrume algo que possa ser feito no piloto automático, como dobrar roupas. Nunca se sabe quando uma boa ideia pode pular na mente.

Não pare de escrever

O que fazer quando você tem bloqueio criativo

O que fazer quando você tem bloqueio criativo

Crédito: Reprodução

Se não for o caso de pausar para descansar, cortar o fluxo de produção pode atrapalhar. Primeiro, deixe de se preocupar com a qualidade. Continue apenas escrevendo sobre o que você precisa, sem muita atenção aos detalhes - que devem ser checados e corrigidos depois. Mesmo se não for sobre o assunto do seu trabalho, escreva livremente o que estiver na sua cabeça, qualquer coisa. Mas sempre em parágrafos completos, não palavras soltas. Você vai perceber como, por já estar escrevendo, as ideias começam a surgir.

Busque conhecimento

O que fazer quando tiver bloqueio criativo

O que fazer quando tiver bloqueio criativo

Crédito: Reprodução

Existe a chance de você simplesmente não manjar o suficiente sobre determinado assunto para continuar produzindo conteúdo sobre ele. Então pare e pense se você realmente tem material de base suficiente para criar algo em cima disso. Busque novas referências, veja quem já está trabalhando nesse tema, pesquise mais sobre o assunto.

Fale sobre seu trabalho

Você pode estar esgotado, sem querer nem pensar mais no tema que está bloqueado. Mesmo assim, converse sobre isso. Explique em voz alta o que você escreveu para alguém, tente fazer resumos do que fez ou precisa fazer. Seja como for, apenas não olhe para o documento enquanto fala. Dessa forma, você se obriga a recriar o que já fez ou a ter tudo em mente de maneira mais organizada. Organizar uma fala nos faz pensar mais estruturalmente.

Sobre o Manual do Homem Moderno


O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!
Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:
Masculinidade Tôxica
Desenvolvimento Pessoal
Moda masculina
Tênis Masculinos
Comportamento
Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok
Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas