Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

70% dos homens conhecem alguém que teve câncer, mas só um terço vai ao médico, diz estudo

Dados de um novo estudo mostram a importância do exame de próstata regular: 70% dos homens conhecem alguém que teve câncer, mas só um terço vai ao médico anualmente.

Manual do Homem Moderno|

Procure seu urologista para fazer um exame de próstata
Procure seu urologista para fazer um exame de próstata Procure seu urologista para fazer um exame de próstata

Você foi no urologista em 2020? Então pode já marcar a consulta e agendar um exame de próstata neste ano - e incentivar seus amigos a fazerem também. Sabe por quê? Segundo uma nova pesquisa do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), mais de 70% dos homens conhecem alguém que teve algum tipo de câncer urológico (sendo o mais comum o câncer de próstata). Mesmo assim, o mesmo estudo diz que apenas um terço vai ao médico anualmente.

4 sinais de que você pode ter câncer de próstata (e como evitar a doença)Coisas que todo homem precisa saber sobre o Câncer de Próstata

Vale lembrar que a consulta anual com o médico urologista é recomendada para todos os homens com mais de 40 anos. E que, se você tiver histórico de câncer na família, deve começar a ir antes. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) calculam que deveremos ter em 2021 no Brasil 309.750 novos casos de doenças oncológicas em homens.

Por isso a importância de de realizar o exame frequentemente. O diagnóstico precoce permite descobrir a doença cedo, o que aumenta as chances de cura com tratamentos menos agressivos.

Publicidade

Cuidados além do exame de próstata

Se você já vai anualmente e está tudo sob controle, é possível adotar algumas medidas para diminuir as chances de desenvolver a doença. Ter uma rotina de alimentação saudável e de exercícios físicos, por exemplo.

Publicidade

Dietas regradas reduzem até 35% das mortes por câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, procure sempre consumir frutas, verduras e legumes e não exagerar no consumo de alimentos processados, bebidas alcoólicas e refrigerantes. O consumo de carne vermelha e alimentos super calóricos e gordurosos também pode ser feito com moderação.

Além de comer bem, um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostrou que homens mais ativos têm 51% menos risco de desenvolvimento de câncer de próstata em comparação com os menos ativos. Todo tipo de exercício é válido e nunca é tarde para começar a se mexer.

Publicidade

Sobre o Manual do Homem Moderno

O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!

Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:

Masculinidade Tôxica

Desenvolvimento Pessoal

Moda masculina

Tênis Masculinos

Comportamento

Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok

Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.