Manual do Homem Moderno 3 habilidades profissionais para ter sucesso no seu emprego em 2021

3 habilidades profissionais para ter sucesso no seu emprego em 2021

Em tempos de crise, ciência de dados, liderança e gestão e economia global se tornaram habilidades profissionais que podem ajudar a segurar sua vaga ou conquistar uma nova.

As 3 habilidades profissionais para ter em 2021

As 3 habilidades profissionais para ter em 2021

Crédito: Reprodução

Um ano depois de estarmos convivendo diariamente com os efeitos da crise econômica causada pelo coronavírus já podemos dizer que se você ainda tem um emprego, é um cara de sorte. Com o aumento do desemprego e das reduções de equipes, os cargos em boas empresas têm mais concorrência do que nunca. Portanto, é essencial que você desenvolva novas habilidades profissionais para segurar a sua vaga ou conquistar outra e ter sucesso na carreira.

Profissões do futuro: 20 novos empregos para os próximos anos 5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Especialistas da Harvard Business School identificaram as três principais áreas em que as pessoas devem se aprimorar para ter sucesso profissional em 2021. Veja quais são:

Noções de ciência de dados

Dados são o novo dinheiro para as gigantes da tecnologia. Mas além de Facebook, Amazon e companhia, governos e organizações sem fins lucrativos também estão cada vez mais interessados em informações sobre cidadãos e consumidores. Saber ler e analisar dados em busca de insights que aumentem a eficiência, melhorem os retornos financeiros e identifiquem tendências virou uma passagem só de ida para o sucesso - em qualquer área.

Mas compreender os fundamentos da ciência de dados, como chama essa área de estudo, requer saber o que significam termos como causalidade, análise de regressão, estatísticas descritivas e visualização de dados.

Para isso, é possível recorrer a maneiras relativamente fáceis de aprender, incluindo livros, tutoriais do YouTube e artigos públicos. Se você está quer algo mais profundo, considere um curso online. Entre as boas opções gratuitas estão estes de Introdução à ciência de dados, da Data Science Academy; Intensivo em ciência de dados, da Johns Hopkins University; e Visualização de dados, de Harvard.

Ciência de dados

Ciência de dados

Crédito: Reprodução

Liderança (sobretudo gestão de crises)

Toda crise sempre mostra a importância da liderança. Todos valorizam quem toma as rédeas e faz escolhas certas durante tempestades.

Se você não tem as características e comportamentos necessários para liderar uma equipe durante uma crise, é uma boa ideia somar essa às suas habilidades profissionais. Não sabe quais são? Aqui alguns exemplos:

Estar confortável com a possibilidade de reconhecer quando cometer erros; Comunicar-se constante e honestamente sobre os riscos e prováveis ​​resultados esperados; Monitorar o humor a moral, promovendo o trabalho em equipe; Manter a equipe ocupada e focada nas tarefas e nas metas.

Pode usar quaisquer meios para aprimorar suas habilidades de gerenciamento de crises. Mas tenha certeza de que a capacidade de tomar decisões com frieza e confiança e incentivar outras pessoas em direção a um determinado caminho é uma habilidade que está em falta e é extremamente valorizada.

Compreensão da economia global

Economia global

Economia global

Crédito: Reprodução

Apesar dos números, a economia é uma ciência humana. E existem fatores que afetam muito as ações dos seres humanos, como pandemias, guerras comerciais, descontentamentos sociais, etc. E tudo isso está acontecendo no mundo neste exato momento.

Entender como todas essas coisas estão relacionadas entre si é um passo enorme para tomar boas decisões de negócios. Especialmente se combinar isso com outras habilidades profissionais, como ciência de dados. E mesmo pessoalmente você pode aproveitar esse tipo de conhecimento - para calcular investimentos, por exemplo.

Há alguns clássicos que podem ser lidos pelos interessados em uma introdução acessível aos tópicos econômicos. "O Mundo É Plano: uma Breve História do Século XXI", de Thomas Friedman, e "Freakonomics: O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta", de Steven Levitt e Stephen J. Dubner, são bons exemplos.

Compre aqui: Freakonomics Compre aqui: O mundo é plano

Sobre o Manual do Homem Moderno


O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!
Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:
Masculinidade Tôxica
Desenvolvimento Pessoal
Moda masculina
Tênis Masculinos
Comportamento
Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok
Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas