Livros perfeitos para desenvolver o hábito da leitura das crianças

Conteúdos didáticos para abordar diversos temas cotidianos com a leveza de uma boa história

Os livros ajudam a desenvolver assuntos do cotidiano com as crianças

Os livros ajudam a desenvolver assuntos do cotidiano com as crianças

Pixabay/Reprodução

Que tal oferecer uma maneira de aprender se divertido para as crianças? Os livros são atividades complementares excelentes. Outra vantagem dos livros, agora para os pais também, é a forma lúdica de como eles abordam temas do dia a dia com os pequenos, ajudando na incrível tarefa de apresentar o mundo e seu funcionamento. Esta lista tem títulos para todas as idades. Boa diversão!

Para crianças na faixa dos 6 anos, "O Monstro que Adorava Ler (Português)" é uma leitura leve e engraçada para introduzir o hábito da leitura. A história fala sobre um monstro assustador, que encontra um estranho objeto, que mudará sua vida e seu humor. 

A história real e inspiradora de "Malala, a menina que queria ir para a escola" é contada neste livro. Nascida no Paquistão, Malala cresceu na escola de seu pai e era uma das melhores alunas da classe, até que extremistas tomaram a cidade onde morava e impuseram novas regras. Uma delas determinava que só os meninos poderiam estudar. Por lutar pelo seu direito de continuar estudando, a jovem sofreu um atentado e ficou à beira da morte. Mais do que este fato marcante, o livro conta como a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz se tornou um exemplo de que uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

O livro "Minhas primeiras 1.000 palavras em inglês" é ilustrado e colorido, para incentivar o aprendizado infantil e divertir ao mesmo tempo. Por meio de figuras, as crianças têm a oportunidade de adquirir as primeiras noções da língua inglesa, associando as palavras às imagens correspondentes. Seu planejamento também contempla a utilização de figuras com elementos que fazem parte da rotina e vivência infantil, além de conhecimentos gerais e o desenvolvimento da memorização.

Raiva, medo, ansiedade, alegria, entre outros, são sentimentos contraditórios e confusos para as crianças. "O livro dos sentimentos" ajuda a criança a expressar e falar sobre cada um deles.

"365 atividades infantis sem TV" é uma forma de entreter as crianças, sem depender exclusivamente de vídeo games e computadores. O livro propõe que os pais mostrem jogos e atividades, que requerem pouca ou nenhuma preparação, embora promovam entretenimento e diversão que, de outro modo, seriam gastos diante das telinhas. São atividades divertidas e educativas, próprias para serem feitas dentro ou fora de casa. As atividades são divididas em artes e ofícios, jogos de fantasia, coisas de comer, atividades em grupo, brincadeiras dentro de casa, matemática e números, memória, reciclagem de materiais, fábrica de brinquedos, e muito mais.

Com a proposta de ajudar a criança a não se reprimir, o livro "O Menino que Tinha Medo de Errar" traz a história de Pedro, que vive o drama da preocupação e o medo de errar nas mais simples atividades do dia a dia. Esse medo faz o menino se isolar. A escola é um dos lugares com mais situações para cometer deslizes. Até que com a ajuda de uma fada, o menino percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.

Já se perguntou como preparar seu filho para lidar com o dinheiro? Essa consciência é importante, desde de cedo. O livro "Ganhei Um Dinheirinho - o que Posso Fazer com Ele?" ensina a criança a administrar suas finanças e mostra como controlar os impulsos imediatistas, a lidar com a percepção de seus desejos e com os limites para a realização deles.