Home office sem segredo: veja como montar o seu escritório em casa

Preparado para fazer seu home office de forma saudável para não atrapalhar a rotina? Confira aqui as melhores dicas para deixar o dia a dia produtivo sem segredos

Trabalhar em casa requer disciplina com horários e equipamentos adequados para não prejudicar o rendimento e a postura.

Trabalhar em casa requer disciplina com horários e equipamentos adequados para não prejudicar o rendimento e a postura.

Divulgação

Em tempos de quarentena, ter uma boa estrutura em casa para poder trabalhar é essencial, não só para o seu bom desempenho, mas também para preservar a sua saúde. Sim, pode não parecer, mas ter bons equipamentos e poder contar com móveis adequados para home office é a chave para o sucesso de um trabalho bem feito e uma coluna preservada.

Nesse sentido, é importante se atentar se a sua estrutura domiciliar atende aos requisitos básicos para se trabalhar de casa, sem que para isso você precise comprometer a sua saúde física. Esse é o primeiro passo para conseguir cumprir suas atividades de maneira saudável.

E você? Já pensou se seus móveis e aparelhos são adequados para o que precisa? Ou se eles prejudicam o seu corpo no final do dia? Reflita sobre isso e, ao final, aproveite o cupom Mobly ou um cupom Americanas para trocar aquela escrivaninha ou notebook que estão há um tempão pedindo para se aposentarem.

Antes de qualquer coisa, organize a sua rotina

Adequar a sua rotina entre casa e trabalho parece ser algo natural a ser feito, por mais difícil que seja. Mas e quando a sua casa e o seu trabalho estão no mesmo lugar? Como manter uma rotina saudável e não prejudicial à sua saúde? O mais importante nisso tudo é conseguir respeitar o seu horário de trabalho e o seu horário livre. A partir disso, pensar sobre a sua rotina é algo realmente importante.

Profissionais da saúde recomendam que você, ao trabalhar de casa, crie um ambiente de trabalho confortável, que lhe permita ser produtivo. Evite cômodos da casa que poderão lhe distrair facilmente. É importante ambientar um espaço da casa para que ali, e somente ali, você possa trabalhar, mantendo a concentração e o foco.

A questão do tempo quando se trabalha em casa também é essencial. Respeitar seus horários de entrada e saída na modalidade home office é fundamental para que você continue desempenhando bem suas tarefas sem comprometer a sua saúde mental e física. Por isso, defina bem o início e o término das suas atividades, incluindo suas pausas para descanso. Estudos apontam que a cada 50 minutos de trabalho, é ideal que você reserve outros 15 para descansar. Acredite: tudo isso irá otimizar seu desempenho.

Rotina criada. E agora?

Eleja um ambiente calmo da casa para montar seu escritório e evitar distrações no decorrer do dia.

Eleja um ambiente calmo da casa para montar seu escritório e evitar distrações no decorrer do dia.

Divulgação

O próximo passo é procurar saber se os móveis e aparelhos eletrônicos que você utiliza para trabalhar são adequados à sua necessidade. E como você descobrirá isso? Simples: experimente e observe por uma semana se aquela cadeira te deixa numa posição correta quando sentado.

Veja se o seu tablet, notebook ou qualquer outro dispositivo que utiliza para trabalhar não está te deixando na mão, travando o tempo todo, ou apresentando defeitos para funcionar. Se a sua resposta para as perguntas acima foi positiva, você precisa repensar os objetos que utiliza.

E, se esse for o seu caso, procure por mesa apropriada para home office, cadeiras de escritório ergonômicas, notebooks bons e baratos para atividades mais robustas, um aparelho smartphone mais moderno para videoconferências, entre outras coisas. Isso irá lhe ajudar bastante a fim de manter o desempenho e a produtividade.

Se você estiver achando que precisa de muito dinheiro para ajustar esses detalhes, saiba que com o cupom Extra é possível economizar em vários dos produtos mencionados acima. Não perca a chance de melhorar sua qualidade de vida e, de quebra, do trabalho. Seja consciente e prudente na hora de desenvolver seu home office.