-
A violência contra mulheres tem sido comum no Brasil. Um boletim da Rede Observatórios da Segurança mostra que, a cada 5 horas, uma mulher é vítima de ataques no país.
Flipar
-
O número de registros cresceu 27% em São Paulo e 18% no Rio de Janeiro em relação ao ano passado. Em mais da metade dos casos, o agressor é o companheiro da vítima.
Flipar
-
Em 2021, quando a Lei Maria da Penha completou 15 anos, o boletim Elas Vivem: Dados da Violência contra a Mulher apontou 1.975 registros de agressões no ano, sendo 409 de feminicídio (assassinato intencional de mulheres).
Flipar
-
No Estado do RJ, 37 mulheres morreram vítimas de feminicídio no primeiro trimestre deste ano (2022). No mesmo período de 2021, foram 24 vítimas, um aumento de 54% nos casos. As tentativas de feminicídio aumentaram 21% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Flipar
-
Geralmente, a mulher não tem chances diante da força física dos homens. Mas, no dia 2/5/2022, um registro chamou atenção. Uma mulher conseguiu matar um bandido que tentou estuprá-la em São Paulo.
Flipar
-
O criminoso rendeu a vítima, que tinha saído de uma festa. Ela foi levada à força até uma praça, mas entrou em luta corporal com o abusador e lhe deu um mata-leão, usando técnica de artes marciais.
Flipar
-
Um caso raro em que a vítima consegue eliminar o criminoso. Veja alguns casos recentes de violência contra mulheres.
Flipar
-
Em 12/4/2018, Andressa dos Santos levou 10 facadas do ex-marido, Jonny Neves, dentro do shopping onde trabalhava no Rio de Janeiro. Eles tinham se separado duas semanas antes. Ela sobreviveu. Ele foi preso em flagrante.
Flipar
-
Em 24/12/2020, a juíza Viviane Arronenzi foi morta a facadas pelo ex-marido Paulo José Arronenzi, diante das três filhas do casal, no Rio de Janeiro. Câmeras gravaram o crime - e os apelos das filhas para que ele parasse. O criminoso foi preso em flagrante.
Flipar
-
Em 4/2/2021, Cleice Bezerra foi ferida a golpes de faca, segundo a polícia, pelo ex-marido em Rio Branco (AC).
Flipar
-
Em 29/4/2022, Ayend Hammad foi morta em casa, no Rio de Janeiro. Ela foi encontrada com o rosto desfigurado e sinais de estrangulamento. O marido Samy Hammad foi preso, disse que desconfiava de traição e que tinha surtado. Há pouco tempo, Ayend tinha pedido a separação.
Flipar
-
No dia 1/5/2022, Cida Silva, de 45 anos, foi assassinada a facadas em Santa Adélia (SP). Segundo a polícia, ela foi atacada pelo ex-marido Davilson Renatan Faria, que teria tentado se matar após o crime
Flipar
-
No dia 3/5/2022, Celcilene Santa Rodrigues, de 31 anos, foi morta a golpes de faca pelo ex-companheiro, Elionai Souza Silva, de 43, em São Luís (MA). Ele alegou na delegacia que ela o tinha atacado primeiro.
Flipar
-
Alguns casos ficaram na história, pela grande repercussão que tiveram.
Flipar
-
Em 1983, Marco Antonio Viveros, marido da farmacêutica Maria da Penha Fernandes, tentou matá-la duas vezes. Primeiro, a tiro. Depois, com choque no banho. Ela sobreviveu, mas ficou paraplégica. Inspirou a criação da Lei Maria da Penha e criou uma ONG em defesa das mulheres.
Flipar
-
Em 16/6/1985, Mônica Granuzzo, de 14 anos, caiu do sétimo andar de um prédio ao tentar escapar de Ricardo Sampaio, de 21 anos, que queria estuprá-la. Com ajuda de amigos, ele levou o corpo para um barranco. Foi condenado a 20 anos de prisão.
Flipar
-
Em 2010 (presumivelmente no dia 10 de junho), Elisa Samúdio foi morta em Minas Gerais. Seu corpo nunca foi encontrado.
Flipar
-
A justiça condenou o goleiro Bruno Fernandes como mandante do assassinato. Elisa queria que ele assumisse o filho recém-nascido e ele não aceitava. Outras 8 pessoas responderam pelo crime, inclusive Macarrão, amigo de Bruno.
Flipar
-
Em 30/12/1976, a atriz Angela Diniz foi morta com quatro tiros no rosto pelo companheiro. Eles passaram três meses juntos, mas ela quis se separar por causa do excesso de ciúmes.
Flipar
-
Raul Fernandes do Amaral Street, o Doca Street, foi condenado a 15 anos de prisão pelo crime. O caso atraiu os holofotes na época e teve imensa repercussão.
Flipar
-
Em 28/12/1992, a atriz Daniella Perez foi assassinada com 18 golpes de tesoura pelo ator Guilherme de Pádua e a mulher dele, Paula Thomaz.
Flipar
-
Daniella e Guilherme formavam um casal na novela
Flipar
-
A novela era escrita pela mãe de Daniella, Glória Perez, e na semana anterior ao crime a participação de Guilherme havia sido reduzida. Daniella também era alvo de ciúme de Paula Thomaz.
Flipar
-
Em 2008, Eloá Cristina Pimentel foi morta com 2 tiros pelo ex-namorado após ser mantida em cárcere privado por 100 horas, com ampla cobertura da mídia. Lindemberg deu 2 tiros nela quando a polícia invadiu o apartamento. Ele foi condenado à prisão.
Flipar