Um atendimento veterinário viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Um louva-a-deus foi levado a uma clínica em São Paulo.
Flipar
A clínica é a Exotic Pets, especializada em animais não convencionais. Mas o próprio veterinário que fez a assistência se surpreendeu quando o animal chegou.
Flipar
O veterinário Luiz Fernando Guaraná compartilhou o caso nas redes sociais:
Flipar
O louva-a-deus Karla é um bicho de estimação, que rompeu o abdômen ao cair de um armário. O dono se apressou para buscar o socorro. Luiz Fernando Guaraná teve que fazer cirurgia no bichinho e postou foto dos pontos.
Flipar
Ele declarou:
Flipar
O louva-a-deus é um inseto que tem entre 0,8 e 17 cm. Ele não oferece perigo aos seres humanos. Não pica e não é venenoso.
Flipar
O louva-a-deus tem visão em três dimensões e é um caçador eficaz, sendo usado para controle de pragas por jardineiros. Ele come baratas, moscas, mariposas, lagartas.
Flipar
A forma de capturar as presas é tão fascinante que inspirou artes marciais no Oriente. Por não ter asas, ele usa o salto para pegar as presas.
Flipar
Sua velocidade chega a 1,4 km/h. Eles giram precisamente três partes do corpo - as patas dianteiras, as patas traseiras e o abdômen - em direções diferentes. Tudo tem que ser muito calculado: o tempo, os movimentos e a sincronização.
Flipar
O louva-a-deus tem expectativa de 1 ano de vida, com pelo menos seis trocas de pele para atingir o tamanho adulto. Nasce de ovo colocado pela fêmea da espécie.
Flipar
Geralmente, os animais mais atendidos em clínicas veterinárias - criados com mais frequência nas casas - são cães, gatos, coelhos e roedores.
Flipar
Veterinários fazem não apenas atendimento clínico, mas também castração, cirurgias e exames de imagem.
Flipar
Curiosamente, os veterinários também prestam assistência para remoção de tártaro dos dentes dos animais.
Flipar
Mas muita gente criar prefere animais exóticos. Veja alguns animais que podem ser mantidos em residências.
Flipar
Coruja - É permitido manter corujas em casa se a compra for feita de um criador credenciado pelo Ibama.
Flipar
Furão - O Ibama permite a adoção do pet, mas apenas com documentação especial. Ele é sempre importado e, portanto, custa caro: entre R$ 800 e R$ 2.500.
Flipar
Sagui: Este macaco pode ser criado em casa, mas apenas se for adquirido de criadouro legalizado. E somente com documentação e liberação do Ibama.
Flipar
Iguana: Muita gente adora ter iguana. Com autorização do Ibama, é permitido. Mas, embora elas sejam geralmente dóceis, podem mostrar seu instinto selvagem se ficarem irritadas. Elas têm fortes dentes e unhas afiadas.
Flipar
Cobra - De acordo com o Ibama, todas as cobras não peçonhentas (ou seja, não venenosas) podem ser criadas como animal doméstico no Brasil.
Flipar
Para ter a permissão de criar um pet exótico, é preciso entrar em contato com o órgão regulador de cada estado, para que o animal seja adquirido e cuidado dentro das normas.