Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Todas as bolas das Copas do Mundo, desde a primeira em 1930

Flipar|

Por mais que os jogadores sejam astros do futebol, a maior estrela é ... A BOLA. O JOGADA10, portal de notícias de futebol parceiro do FLIPAR, fez um levantamento de todas as bolas desde a primeira Copa em 1930.
Por mais que os jogadores sejam astros do futebol, a maior estrela é ... A BOLA. O JOGADA10, portal de notícias de futebol parceiro do FLIPAR, fez um levantamento de todas as bolas desde a primeira Copa em 1930. Por mais que os jogadores sejam astros do futebol, a maior estrela é ... A BOLA. O JOGADA10, portal de notícias de futebol parceiro do FLIPAR, fez um levantamento de todas as bolas desde a primeira Copa em 1930.
Para 2022 a Adidas lançou a Al Rihla (Viagem em árabe). O desenho da bola é inspirado na cultura, arquitetura, barcos e na bandeira do Qatar, país-sede.
Para 2022 a Adidas lançou a Al Rihla (Viagem em árabe). O desenho da bola é inspirado na cultura, arquitetura, barcos e na bandeira do Qatar, país-sede. Para 2022 a Adidas lançou a Al Rihla (Viagem em árabe). O desenho da bola é inspirado na cultura, arquitetura, barcos e na bandeira do Qatar, país-sede.
De acordo com a Adidas, é a bola mais veloz e estável já criada. E agora vejas todas as outras desde a primeira edição.
De acordo com a Adidas, é a bola mais veloz e estável já criada. E agora vejas todas as outras desde a primeira edição. De acordo com a Adidas, é a bola mais veloz e estável já criada. E agora vejas todas as outras desde a primeira edição.
1930 - A bola oficial da Copa foi a Tiento (E), fabricada pelos uruguaios. Na final, os argentinos arrumaram confusão, insistindo em usar a sua bola própria, a T-Shape, costurada à mão em 12 gomos. A solução foi usar a bola argentina no primeiro tempo, e a dos uruguaios no segundo. E a Celeste foi campeã ao vencer por 4 a 2.
1930 - A bola oficial da Copa foi a Tiento (E), fabricada pelos uruguaios. Na final, os argentinos arrumaram confusão, insistindo em usar a sua bola própria, a T-Shape, costurada à mão em 12 gomos. A solução foi usar a bola argentina no primeiro tempo,... 1930 - A bola oficial da Copa foi a Tiento (E), fabricada pelos uruguaios. Na final, os argentinos arrumaram confusão, insistindo em usar a sua bola própria, a T-Shape, costurada à mão em 12 gomos. A solução foi usar a bola argentina no primeiro tempo, e a dos uruguaios no segundo. E a Celeste foi campeã ao vencer por 4 a 2.
1938 - A Allen, usada no Mundial da França, tinha 13 gomos, uma revolução para a época. Mas ainda tinha uma costura na bola para a inserção da câmara de ar.
1938 - A Allen, usada no Mundial da França, tinha 13 gomos, uma revolução para a época. Mas ainda tinha uma costura na bola para a inserção da câmara de ar. 1938 - A Allen, usada no Mundial da França, tinha 13 gomos, uma revolução para a época. Mas ainda tinha uma costura na bola para a inserção da câmara de ar.
1950 - A Superball Duplo T, de fabricação 100% brasileira, foi a primeira bola a dispensar a costura externa. Mas o couro não resistia à água e encharcava com facilidade.
1950 - A Superball Duplo T, de fabricação 100% brasileira, foi a primeira bola a dispensar a costura externa. Mas o couro não resistia à água e encharcava com facilidade. 1950 - A Superball Duplo T, de fabricação 100% brasileira, foi a primeira bola a dispensar a costura externa. Mas o couro não resistia à água e encharcava com facilidade.
1954 - A Swiss World Champion tinha 18 gomos de couro bovino e levava uma camada de tinta amarela, para facilitar a visão dos goleiros. Foi a primeira bola colorida da história das Copas.
1954 - A Swiss World Champion tinha 18 gomos de couro bovino e levava uma camada de tinta amarela, para facilitar a visão dos goleiros. Foi a primeira bola colorida da história das Copas. 1954 - A Swiss World Champion tinha 18 gomos de couro bovino e levava uma camada de tinta amarela, para facilitar a visão dos goleiros. Foi a primeira bola colorida da história das Copas.
1958 - Para o Mundial de 1958, a Federação Sueca abriu uma licitação interna e a Top Star foi escolhida dentre 102 candidatas. Fabricada em dois modelos, branco e marrom, para ser trocada ao longo do jogo conforme o céu escurecia.
1958 - Para o Mundial de 1958, a Federação Sueca abriu uma licitação interna e a Top Star foi escolhida dentre 102 candidatas. Fabricada em dois modelos, branco e marrom, para ser trocada ao longo do jogo conforme o céu escurecia. 1958 - Para o Mundial de 1958, a Federação Sueca abriu uma licitação interna e a Top Star foi escolhida dentre 102 candidatas. Fabricada em dois modelos, branco e marrom, para ser trocada ao longo do jogo conforme o céu escurecia.
1962 - A chilena Crack Top Star foi a primeira bola a criar polêmica. Deformava com facilidade e furava constantemente. Em alguns jogos a Fifa usou a bola da Copa de 1958.
1962 - A chilena Crack Top Star foi a primeira bola a criar polêmica. Deformava com facilidade e furava constantemente. Em alguns jogos a Fifa usou a bola da Copa de 1958. 1962 - A chilena Crack Top Star foi a primeira bola a criar polêmica. Deformava com facilidade e furava constantemente. Em alguns jogos a Fifa usou a bola da Copa de 1958.
1966 - A Slazenger fabricou 300 bolas para o Mundial na Inglaterra. A bola era considerada mais leve porque a costura era feita com linhas de nylon ultra resistentes.
1966 - A Slazenger fabricou 300 bolas para o Mundial na Inglaterra. A bola era considerada mais leve porque a costura era feita com linhas de nylon ultra resistentes. 1966 - A Slazenger fabricou 300 bolas para o Mundial na Inglaterra. A bola era considerada mais leve porque a costura era feita com linhas de nylon ultra resistentes.
1970 - A Telstar, fabricada pela Adidas, foi uma revolução no mundo do futebol com seu desenho inovador, com 12 gomos pretos pentagonais e 20 gomos brancos hexagonais.
1970 - A Telstar, fabricada pela Adidas, foi uma revolução no mundo do futebol com seu desenho inovador, com 12 gomos pretos pentagonais e 20 gomos brancos hexagonais. 1970 - A Telstar, fabricada pela Adidas, foi uma revolução no mundo do futebol com seu desenho inovador, com 12 gomos pretos pentagonais e 20 gomos brancos hexagonais.
1974 - A Adidas repetiu no Mundial da Alemanha o modelo usado no México. A Telstar Durlast tinha uma proteção especial para não ficar encharcada.
1974 - A Adidas repetiu no Mundial da Alemanha o modelo usado no México. A Telstar Durlast tinha uma proteção especial para não ficar encharcada. 1974 - A Adidas repetiu no Mundial da Alemanha o modelo usado no México. A Telstar Durlast tinha uma proteção especial para não ficar encharcada.
1978 - A Tango ganhou um desenho diferente nos 32 gomos e deu início à série de bolas fabricadas e batizadas de acordo com a cultura do país-sede.
1978 - A Tango ganhou um desenho diferente nos 32 gomos e deu início à série de bolas fabricadas e batizadas de acordo com a cultura do país-sede. 1978 - A Tango ganhou um desenho diferente nos 32 gomos e deu início à série de bolas fabricadas e batizadas de acordo com a cultura do país-sede.
1982 - A Tango España foi uma repetição do modelo usado na Argentina quatro anos antes, mas desta vez até o material da costura era impermeável.
1982 - A Tango España foi uma repetição do modelo usado na Argentina quatro anos antes, mas desta vez até o material da costura era impermeável. 1982 - A Tango España foi uma repetição do modelo usado na Argentina quatro anos antes, mas desta vez até o material da costura era impermeável.
1986 - A Azteca ganhou um desenho inspirado na cultura milenar dos mexicanos e teve de ser adaptada para a altitude. A Adidas aumentou sutilmente o peso da bola para que ela não ficasse tão leve.
1986 - A Azteca ganhou um desenho inspirado na cultura milenar dos mexicanos e teve de ser adaptada para a altitude. A Adidas aumentou sutilmente o peso da bola para que ela não ficasse tão leve. 1986 - A Azteca ganhou um desenho inspirado na cultura milenar dos mexicanos e teve de ser adaptada para a altitude. A Adidas aumentou sutilmente o peso da bola para que ela não ficasse tão leve.
1990 - A Adidas revolucionou o futebol com a Etrusco, usada no Mundial da Itália. Foi a primeira bola a ter uma camada interna de impermeabilização, feita de espuma de poliuretano.
1990 - A Adidas revolucionou o futebol com a Etrusco, usada no Mundial da Itália. Foi a primeira bola a ter uma camada interna de impermeabilização, feita de espuma de poliuretano. 1990 - A Adidas revolucionou o futebol com a Etrusco, usada no Mundial da Itália. Foi a primeira bola a ter uma camada interna de impermeabilização, feita de espuma de poliuretano.
1994 - Para a Copa dos EUA, a Adidas criou a Questra, que se tornou inimiga número 1 dos goleiros, já que era feita com um material extremamente leve.
1994 - Para a Copa dos EUA, a Adidas criou a Questra, que se tornou inimiga número 1 dos goleiros, já que era feita com um material extremamente leve. 1994 - Para a Copa dos EUA, a Adidas criou a Questra, que se tornou inimiga número 1 dos goleiros, já que era feita com um material extremamente leve.
1998 - A Tricolore foi batizada com esse nome em homenagem às cores da bandeira da França. E foi também a primeira colorida a ser feita pela Adidas.
1998 - A Tricolore foi batizada com esse nome em homenagem às cores da bandeira da França. E foi também a primeira colorida a ser feita pela Adidas. 1998 - A Tricolore foi batizada com esse nome em homenagem às cores da bandeira da França. E foi também a primeira colorida a ser feita pela Adidas.
2002 - A FeverNova foi a primeira bola de uma Copa a ter um desenho alternativo, mas tendo como base ainda a tradicional montagem com 32 gomos.
2002 - A FeverNova foi a primeira bola de uma Copa a ter um desenho alternativo, mas tendo como base ainda a tradicional montagem com 32 gomos. 2002 - A FeverNova foi a primeira bola de uma Copa a ter um desenho alternativo, mas tendo como base ainda a tradicional montagem com 32 gomos.
2006 - Para a Copa da Alemanha, a Adidas criou a Teamgeist (Espírito de equipe em português). O design revolucionário de 14 gomos deixava a bola mais leve, já que tinha menos costura, o que diminuía o atrito com o ar.
2006 - Para a Copa da Alemanha, a Adidas criou a Teamgeist (Espírito de equipe em português). O design revolucionário de 14 gomos deixava a bola mais leve, já que tinha menos costura, o que diminuía o atrito com o ar. 2006 - Para a Copa da Alemanha, a Adidas criou a Teamgeist (Espírito de equipe em português). O design revolucionário de 14 gomos deixava a bola mais leve, já que tinha menos costura, o que diminuía o atrito com o ar.
2010 - A Jabulani foi um capítulo à parte no Mundial da África do Sul. Seu design a deixava mais leve e, consequentemente, mais instável. Os goleiros detestavam. A cada frango na Copa, lá vinha a vinheta na TV: Jabulaaaaaaaaaaaaani!
2010 - A Jabulani foi um capítulo à parte no Mundial da África do Sul. Seu design a deixava mais leve e, consequentemente, mais instável. Os goleiros detestavam. A cada frango na Copa, lá vinha a vinheta na TV: Jabulaaaaaaaaaaaaani! 2010 - A Jabulani foi um capítulo à parte no Mundial da África do Sul. Seu design a deixava mais leve e, consequentemente, mais instável. Os goleiros detestavam. A cada frango na Copa, lá vinha a vinheta na TV: Jabulaaaaaaaaaaaaani!
2014 - A Brazuca foi uma completa revolução para o futebol. Eram apenas seis gomos, em formato de hélices, unidas por um sistema de calor que dispensava a costura, o que deixava a bola mais leve e mais estável.
2014 - A Brazuca foi uma completa revolução para o futebol. Eram apenas seis gomos, em formato de hélices, unidas por um sistema de calor que dispensava a costura, o que deixava a bola mais leve e mais estável. 2014 - A Brazuca foi uma completa revolução para o futebol. Eram apenas seis gomos, em formato de hélices, unidas por um sistema de calor que dispensava a costura, o que deixava a bola mais leve e mais estável.
2018 - Para o Mundial da Rússia, a Adidas fez uma homenagem ao primeiro modelo e fez a Telstar-18, a primeira bola a receber um chip em uma copa, para ajudar a arbitragem. A partir das oitavas foi usada a Telstar Mechta (ambição, em russo), com detalhes em vermelho e preto.
2018 - Para o Mundial da Rússia, a Adidas fez uma homenagem ao primeiro modelo e fez a Telstar-18, a primeira bola a receber um chip em uma copa, para ajudar a arbitragem. A partir das oitavas foi usada a Telstar Mechta (ambição, em russo), com detalhe... 2018 - Para o Mundial da Rússia, a Adidas fez uma homenagem ao primeiro modelo e fez a Telstar-18, a primeira bola a receber um chip em uma copa, para ajudar a arbitragem. A partir das oitavas foi usada a Telstar Mechta (ambição, em russo), com detalhes em vermelho e preto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.