Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tá sabendo dos novos rótulos dos produtos? Veja o que exigir!

Flipar|

Novas regras para os rótulos das embalagens dos produtos começaram a valer no dia 9 de outubro.
Novas regras para os rótulos das embalagens dos produtos começaram a valer no dia 9 de outubro. Novas regras para os rótulos das embalagens dos produtos começaram a valer no dia 9 de outubro.
A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - determinou que as informações nutricionais fiquem bem visíveis para o consumidor.
A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - determinou que as informações nutricionais fiquem bem visíveis para o consumidor. A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - determinou que as informações nutricionais fiquem bem visíveis para o consumidor.
Atualmente, os produtos têm rótulos em que os dados de nutrição dos alimentos ficam quase invisíveis.
Atualmente, os produtos têm rótulos em que os dados de nutrição dos alimentos ficam quase invisíveis. Atualmente, os produtos têm rótulos em que os dados de nutrição dos alimentos ficam quase invisíveis.
As letras pequenas dificultam a visualização e a grande quantidade de dados num espaço reduzido impedem que o consumidor consiga saber o que está levando para casa.
As letras pequenas dificultam a visualização e a grande quantidade de dados num espaço reduzido impedem que o consumidor consiga saber o que está levando para casa. As letras pequenas dificultam a visualização e a grande quantidade de dados num espaço reduzido impedem que o consumidor consiga saber o que está levando para casa.
Às vezes, as informações são tão difíceis de ler que só mesmo usando lupa é possível saber com precisão a quantidade de nutrientes por peso do produto. Embalagens brilhosas dificultam ainda mais a compreensão.
Às vezes, as informações são tão difíceis de ler que só mesmo usando lupa é possível saber com precisão a quantidade de nutrientes por peso do produto. Embalagens brilhosas dificultam ainda mais a compreensão. Às vezes, as informações são tão difíceis de ler que só mesmo usando lupa é possível saber com precisão a quantidade de nutrientes por peso do produto. Embalagens brilhosas dificultam ainda mais a compreensão.
A mudança, agora, exige que as tabelas sejam fornecidas em preto e branco para facilitar a consulta. E é obrigatório distinguir açúcar total de açúcar adicionado.
A mudança, agora, exige que as tabelas sejam fornecidas em preto e branco para facilitar a consulta. E é obrigatório distinguir açúcar total de açúcar adicionado. A mudança, agora, exige que as tabelas sejam fornecidas em preto e branco para facilitar a consulta. E é obrigatório distinguir açúcar total de açúcar adicionado.
Uma lupa deve aparecer na parte da frente de alimentos que contêm teor elevado de gordura saturada, para fazer o alerta.
Uma lupa deve aparecer na parte da frente de alimentos que contêm teor elevado de gordura saturada, para fazer o alerta. Uma lupa deve aparecer na parte da frente de alimentos que contêm teor elevado de gordura saturada, para fazer o alerta.
O mesmo deve ser feito com produtos cuja fórmula inclui uma quantidade expressiva de açúcar.
O mesmo deve ser feito com produtos cuja fórmula inclui uma quantidade expressiva de açúcar. O mesmo deve ser feito com produtos cuja fórmula inclui uma quantidade expressiva de açúcar.
E o alerta em forma de lupa também tem que ser feito para alimentos com alta taxa de sódio.
E o alerta em forma de lupa também tem que ser feito para alimentos com alta taxa de sódio. E o alerta em forma de lupa também tem que ser feito para alimentos com alta taxa de sódio.
Quando houver mais de uma substância cujo excesso pode ser nocivo, é necessário especificar todas.
Quando houver mais de uma substância cujo excesso pode ser nocivo, é necessário especificar todas. Quando houver mais de uma substância cujo excesso pode ser nocivo, é necessário especificar todas.
Especialistas explicam que os produtos que precisam ter um longo prazo de validade usam gordura para ajudar na textura e o sódio para mantê-los em condições de consumo por mais tempo.
Especialistas explicam que os produtos que precisam ter um longo prazo de validade usam gordura para ajudar na textura e o sódio para mantê-los em condições de consumo por mais tempo. Especialistas explicam que os produtos que precisam ter um longo prazo de validade usam gordura para ajudar na textura e o sódio para mantê-los em condições de consumo por mais tempo.
Os produtos fabricados e lançados a partir de 9 de outubro já devem seguir as novas determinações.
Os produtos fabricados e lançados a partir de 9 de outubro já devem seguir as novas determinações. Os produtos fabricados e lançados a partir de 9 de outubro já devem seguir as novas determinações.
Já para as mercadorias que estão nas prateleiras, há um prazo de adequação que varia de 1 a 3 anos, dependendo do tipo de alimento e do porte da empresa que produz
Já para as mercadorias que estão nas prateleiras, há um prazo de adequação que varia de 1 a 3 anos, dependendo do tipo de alimento e do porte da empresa que produz Já para as mercadorias que estão nas prateleiras, há um prazo de adequação que varia de 1 a 3 anos, dependendo do tipo de alimento e do porte da empresa que produz
Assim, durante um período, alimentos já com novos rótulos vão dividir espaço com outros, que ainda estavam submetidos às regras anteriores.
Assim, durante um período, alimentos já com novos rótulos vão dividir espaço com outros, que ainda estavam submetidos às regras anteriores. Assim, durante um período, alimentos já com novos rótulos vão dividir espaço com outros, que ainda estavam submetidos às regras anteriores.
A Anvisa espera que, com as novas determinações, os consumidores passem a ter o hábito de ler os rótulos - o que não é comum no Brasil.
A Anvisa espera que, com as novas determinações, os consumidores passem a ter o hábito de ler os rótulos - o que não é comum no Brasil. A Anvisa espera que, com as novas determinações, os consumidores passem a ter o hábito de ler os rótulos - o que não é comum no Brasil.
A discussão sobre informações nutricionais em embalagens é antiga. Em 2003, A Anvisa criou a primeira regulação sobre alimentos no Brasil. Em 2019, a agência fez uma consulta pública para que a sociedade sugerisse mudanças.
A discussão sobre informações nutricionais em embalagens é antiga. Em 2003, A Anvisa criou a primeira regulação sobre alimentos no Brasil. Em 2019, a agência fez uma consulta pública para que a sociedade sugerisse mudanças. A discussão sobre informações nutricionais em embalagens é antiga. Em 2003, A Anvisa criou a primeira regulação sobre alimentos no Brasil. Em 2019, a agência fez uma consulta pública para que a sociedade sugerisse mudanças.
Muita gente é tão despreocupada com rótulos que nem mesmo observa se os produtos estão na validade, o que pode causar problemas de saúde.
Muita gente é tão despreocupada com rótulos que nem mesmo observa se os produtos estão na validade, o que pode causar problemas de saúde. Muita gente é tão despreocupada com rótulos que nem mesmo observa se os produtos estão na validade, o que pode causar problemas de saúde.
As embalagens devem informar taxa de açúcar, sódio, gordura total, gordura saturada, gordura trans (que deve ser zero, pois é uma gordura considerada bastante nociva), proteína, fibras e carboidrato. E, se for o caso , vitaminas e minerais.
As embalagens devem informar taxa de açúcar, sódio, gordura total, gordura saturada, gordura trans (que deve ser zero, pois é uma gordura considerada bastante nociva), proteína, fibras e carboidrato. E, se for o caso , vitaminas e minerais. As embalagens devem informar taxa de açúcar, sódio, gordura total, gordura saturada, gordura trans (que deve ser zero, pois é uma gordura considerada bastante nociva), proteína, fibras e carboidrato. E, se for o caso , vitaminas e minerais.
Também é importante informar se há glúten e lactose na composição, pois muitas pessoas são alérgicas a alimentos com essas substâncias.
Também é importante informar se há glúten e lactose na composição, pois muitas pessoas são alérgicas a alimentos com essas substâncias. Também é importante informar se há glúten e lactose na composição, pois muitas pessoas são alérgicas a alimentos com essas substâncias.
As embalagens também devem conter os ingredientes dos produtos, substâncias químicas usadas para a conservação, alergênicos, transgênicos e os produtos são orgânicos.
As embalagens também devem conter os ingredientes dos produtos, substâncias químicas usadas para a conservação, alergênicos, transgênicos e os produtos são orgânicos. As embalagens também devem conter os ingredientes dos produtos, substâncias químicas usadas para a conservação, alergênicos, transgênicos e os produtos são orgânicos.
Também devem conter o peso ou volume do produto, total (incluindo a embalagem) e líquido (apenas o produto). E o número de calorias.
Também devem conter o peso ou volume do produto, total (incluindo a embalagem) e líquido (apenas o produto). E o número de calorias. Também devem conter o peso ou volume do produto, total (incluindo a embalagem) e líquido (apenas o produto). E o número de calorias.
Com a nova norma, passa a ser obrigatório informar os dados com base em 100 gramas ou 100 mililitros.
Com a nova norma, passa a ser obrigatório informar os dados com base em 100 gramas ou 100 mililitros. Com a nova norma, passa a ser obrigatório informar os dados com base em 100 gramas ou 100 mililitros.
A tabela tem que ficar junto com a lista de ingredientes, sem divisória.
A tabela tem que ficar junto com a lista de ingredientes, sem divisória. A tabela tem que ficar junto com a lista de ingredientes, sem divisória.
Os consumidores que não encontrarem as informações podem procurar inicialmente a própria empresa, para correção da falha. Ou diretamente a Justiça, por meio dos órgãos de defesa do consumidor.
Os consumidores que não encontrarem as informações podem procurar inicialmente a própria empresa, para correção da falha. Ou diretamente a Justiça, por meio dos órgãos de defesa do consumidor. Os consumidores que não encontrarem as informações podem procurar inicialmente a própria empresa, para correção da falha. Ou diretamente a Justiça, por meio dos órgãos de defesa do consumidor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.