-
Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é um dos locais mais badalados para quem curte praia e ambiente natural.
Flipar
-
Mas os banhistas levaram um susto e tanto na sexta-feira (17/6), quando um jacaré apareceu em plena Praia da Marina, na Armação.
Flipar
-
Eram 9h da manhã, horário em que banhistas aproveitavam para pegar o sol das primeiras horas da manhã, que é considerado saudável.
Flipar
-
E eis que surge o animal selvagem, um dos mais perigosos e agressivos para os homens, também tomando um solzinho.
Flipar
-
O jacaré estava bem na beirinha da praia e às vezes avançava para a água e quebrava a pequena onda.
Flipar
-
A Praia da Marina é bem avaliada pelos turistas que visitam Búzios. Nos sites de viagem, eles costumam se referir ao local como uma praia
Flipar
-
Os jacarés são animais de água doce. Por isso, segundo biólogos, o mar não é adequado e pode ser nocivo para eles.
Flipar
-
A hipótese mais plausível é de que ele tenha chegado até ali por meio de alguma área alagada de água doce com ligação com o mar. Os bombeiros foram chamados e o jacaré foi levado para a Lagoa de Geribá.
Flipar
-
A Lagoa de Geribá fica a cerca de 10 km da praia da Marina.
Flipar
-
Volta e meia jacarés ameaçam o sossego das pessoas. Em outubro do ano passado (2021), um jacaré deu trabalho aos bombeiros para ser capturado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Flipar
-
Ele estava escondido atrás de uma moita. Os bombeiros o pegaram com um cabo, mas o jacaré se contorceu tentando morder a mão de um deles.
Flipar
-
Os bombeiros tiveram que botar um saco na cabeça do animal e virá-lo, para conseguir amarrá-lo. Um sufoco.
Flipar
-
Na Flórida, nos Estados Unidos, jacarés assustam as pessoas com frequência. Em março deste ano (2022), uma família que mora em Deep Creek ouviu um barulho e adivinhe o que descobriu? Um jacaré na piscina.
Flipar
-
O animal era bem grande, com 3 metros de comprimento e 250 quilos.
Flipar
-
A polícia do Condado de Charlotte disse que ele rasgou a tela da piscina para entrar na água.
Flipar
-
Um especialista auxiliou na retirada do animal, usando um laço e fita adesiva. Ele foi transferido para a cidade de Muse, onde existe uma área que é habitat desses animais.
Flipar
-
Em junho de 2017 uma mulher que limpava uma piscina em outra casa na Flórida ficou aterrorizada quando viu um jacaré nadando. Era época de acasalamento e um especialista disse que o jacaré - que era uma fêmea - deveria estar procurando local para colocar os ovos.
Flipar
-
Jacarés também são ameaças em moitas. No começo deste mês de junho (2022), um homem ouviu um barulho, achou que era um cachorro e um jacaré saiu de um arbusto para atacá-lo. Ele foi mordido na perna.
Flipar
-
Entre 1948 e 2016, 23 pessoas morreram por ataques de jacarés na Flórida, de acordo com o Florida Fish and Wildlife Conservation Comission.
Flipar
-
Jacarés são répteis perigosos cujo tamanho pode variar de 1,2 metro a 5,5 metros, e podem pesar até 600 quilos.
Flipar
-
Eles se diferenciam dos crocodilos por terem a cabeça mais curta e mais larga, com focinhos avantajados. E seus dentes são diferentes. O quarto dente inferior do jacaré só aparece quando ele abre a boca.
Flipar
-
Já no crocodilo, esse quarto dente inferior fica permanentemente à mostra. Com isso, nunca mais se erra qual é qual...
Flipar
-
Nas Américas - ou seja, o Brasil está incluído - não existem crocodilos. Há apenas jacarés. Os corcodilos só vivem na África, Ásia e Oceania.
Flipar
-
Os jacarés comem carne e peixe. E são bem ferozes. Portanto, olho vivo por aí. E, quando for a Búzios, cuidado!
Flipar