Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rapaz acha mais de 100 perfis fakes dele. Saiba como se proteger

Flipar|

Imagina essa cena: você está navegando tranquilamente pelas suas redes sociais, quando se depara com vários perfis fakes usando sua foto de perfil.
Imagina essa cena: você está navegando tranquilamente pelas suas redes sociais, quando se depara com vários perfis fakes usando sua foto de perfil. Imagina essa cena: você está navegando tranquilamente pelas suas redes sociais, quando se depara com vários perfis fakes usando sua foto de perfil.
Achou assustador? Pois isso aconteceu de verdade! O usuário Victor Coelho, de 35 anos, ficou apavorado quando achou nem um nem dois, mas mais de 100 perfis falsos com sua foto de perfil!
Achou assustador? Pois isso aconteceu de verdade! O usuário Victor Coelho, de 35 anos, ficou apavorado quando achou nem um nem dois, mas mais de 100 perfis falsos com sua foto de perfil! Achou assustador? Pois isso aconteceu de verdade! O usuário Victor Coelho, de 35 anos, ficou apavorado quando achou nem um nem dois, mas mais de 100 perfis falsos com sua foto de perfil!
Segundo ele, todos usavam a mesma foto: a que ele usava no Facebook em 2018.
Segundo ele, todos usavam a mesma foto: a que ele usava no Facebook em 2018. Segundo ele, todos usavam a mesma foto: a que ele usava no Facebook em 2018.
Victor disse que muitas contas foram derrubadas após denúncias feitas por ele, mas o processo todo não costuma ser tão rápido.
Victor disse que muitas contas foram derrubadas após denúncias feitas por ele, mas o processo todo não costuma ser tão rápido. Victor disse que muitas contas foram derrubadas após denúncias feitas por ele, mas o processo todo não costuma ser tão rápido.
Só durante a pandemia, Victor detectou 36 contas falsas com a foto dele.
Só durante a pandemia, Victor detectou 36 contas falsas com a foto dele. Só durante a pandemia, Victor detectou 36 contas falsas com a foto dele.
Ainda de acordo com Victor, ele encontrou contas falsas com sua foto nas mais diversas plataformas, desde o próprio Facebook até apps de relacionamento como Happn, Tinder e Grindr (este voltado para o público gay).
Ainda de acordo com Victor, ele encontrou contas falsas com sua foto nas mais diversas plataformas, desde o próprio Facebook até apps de relacionamento como Happn, Tinder e Grindr (este voltado para o público gay). Ainda de acordo com Victor, ele encontrou contas falsas com sua foto nas mais diversas plataformas, desde o próprio Facebook até apps de relacionamento como Happn, Tinder e Grindr (este voltado para o público gay).
Um desses perfis estava no LinkedIn, sob a alcunha de Carlos Ferreira, um gerente comercial de Taboão da Serra, SP.
Um desses perfis estava no LinkedIn, sob a alcunha de Carlos Ferreira, um gerente comercial de Taboão da Serra, SP. Um desses perfis estava no LinkedIn, sob a alcunha de Carlos Ferreira, um gerente comercial de Taboão da Serra, SP.
Um dos casos mais inusitados aconteceu em 2019, quando, segundo Victor, uma mulher de Salvador entrou em contato pelo Facebook e disse que havia encontrado alguém se passando por ele.
Um dos casos mais inusitados aconteceu em 2019, quando, segundo Victor, uma mulher de Salvador entrou em contato pelo Facebook e disse que havia encontrado alguém se passando por ele. Um dos casos mais inusitados aconteceu em 2019, quando, segundo Victor, uma mulher de Salvador entrou em contato pelo Facebook e disse que havia encontrado alguém se passando por ele.
Segundo especialistas, esse tipo de golpe é conhecido como
Segundo especialistas, esse tipo de golpe é conhecido como Segundo especialistas, esse tipo de golpe é conhecido como
Outro motivo é quando se quer chamar a atenção de alguém usando a foto de alguém atraente, por exemplo.
Outro motivo é quando se quer chamar a atenção de alguém usando a foto de alguém atraente, por exemplo. Outro motivo é quando se quer chamar a atenção de alguém usando a foto de alguém atraente, por exemplo.
Por último existe o “golpe de romance”, que, apesar do nome, se refere a quando se quer obter algum retorno financeiro.
Por último existe o “golpe de romance”, que, apesar do nome, se refere a quando se quer obter algum retorno financeiro. Por último existe o “golpe de romance”, que, apesar do nome, se refere a quando se quer obter algum retorno financeiro.
Este último, inclusive, acontece em grande escala em São Paulo. Bandidos usam contas fakes para marcar encontros e, ao chegarem no local combinado, anunciam o sequestro em troca de transações financeiras.
Este último, inclusive, acontece em grande escala em São Paulo. Bandidos usam contas fakes para marcar encontros e, ao chegarem no local combinado, anunciam o sequestro em troca de transações financeiras. Este último, inclusive, acontece em grande escala em São Paulo. Bandidos usam contas fakes para marcar encontros e, ao chegarem no local combinado, anunciam o sequestro em troca de transações financeiras.
Victor contou que chegou a procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, mas foi desincentivado pelo próprio funcionário do local.
Victor contou que chegou a procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, mas foi desincentivado pelo próprio funcionário do local. Victor contou que chegou a procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, mas foi desincentivado pelo próprio funcionário do local.
O atendente teria dito que o que ele sofreu não configurava tentativa de crime, mas que se tratava apenas de um terceiro usando uma foto dele.
O atendente teria dito que o que ele sofreu não configurava tentativa de crime, mas que se tratava apenas de um terceiro usando uma foto dele. O atendente teria dito que o que ele sofreu não configurava tentativa de crime, mas que se tratava apenas de um terceiro usando uma foto dele.
Alguns advogados, no entanto, recomendam fazer o B.O. mesmo que seja por precaução. Esse tipo de ocorrência, aliás, pode ser feito via delegacia eletrônica.
Alguns advogados, no entanto, recomendam fazer o B.O. mesmo que seja por precaução. Esse tipo de ocorrência, aliás, pode ser feito via delegacia eletrônica. Alguns advogados, no entanto, recomendam fazer o B.O. mesmo que seja por precaução. Esse tipo de ocorrência, aliás, pode ser feito via delegacia eletrônica.
Se houver golpe financeiro e a vítima não tiver feito a denúncia, por exemplo, o próprio golpista pode acusar a pessoa de ter sido omissa.
Se houver golpe financeiro e a vítima não tiver feito a denúncia, por exemplo, o próprio golpista pode acusar a pessoa de ter sido omissa. Se houver golpe financeiro e a vítima não tiver feito a denúncia, por exemplo, o próprio golpista pode acusar a pessoa de ter sido omissa.
Para a denúncia, também é essencial ter algumas provas, como cópia de endereços eletrônicos e prints de tela.
Para a denúncia, também é essencial ter algumas provas, como cópia de endereços eletrônicos e prints de tela. Para a denúncia, também é essencial ter algumas provas, como cópia de endereços eletrônicos e prints de tela.
Um dos primeiros passos a se fazer quando se acha um perfil fake é denunciar para a própria plataforma. Pedir ajuda de amigos para aumentar a quantidade de denúncias costuma ajudar na rapidez do processo.
Um dos primeiros passos a se fazer quando se acha um perfil fake é denunciar para a própria plataforma. Pedir ajuda de amigos para aumentar a quantidade de denúncias costuma ajudar na rapidez do processo. Um dos primeiros passos a se fazer quando se acha um perfil fake é denunciar para a própria plataforma. Pedir ajuda de amigos para aumentar a quantidade de denúncias costuma ajudar na rapidez do processo.
Vários aplicativos costumam ter a opção de denúncia na própria plataforma. No Tinder, por exemplo, essa opção fica abaixo da bio dos usuários. Informe se tratar de um perfil falso/spam.
Vários aplicativos costumam ter a opção de denúncia na própria plataforma. No Tinder, por exemplo, essa opção fica abaixo da bio dos usuários. Informe se tratar de um perfil falso/spam. Vários aplicativos costumam ter a opção de denúncia na própria plataforma. No Tinder, por exemplo, essa opção fica abaixo da bio dos usuários. Informe se tratar de um perfil falso/spam.
No caso do “Happn”, é possível denunciar clicando nos três pontinhos do canto superior direito da tela.
No caso do “Happn”, é possível denunciar clicando nos três pontinhos do canto superior direito da tela. No caso do “Happn”, é possível denunciar clicando nos três pontinhos do canto superior direito da tela.
Para o Instagram, copie e cole o endereço https://www.instagram.com/hacked/ e vá na opção
Para o Instagram, copie e cole o endereço https://www.instagram.com/hacked/ e vá na opção Para o Instagram, copie e cole o endereço https://www.instagram.com/hacked/ e vá na opção
O processo é parecido para o Facebook. Copie e cole https://www.facebook.com/hacked e vá em
O processo é parecido para o Facebook. Copie e cole https://www.facebook.com/hacked e vá em O processo é parecido para o Facebook. Copie e cole https://www.facebook.com/hacked e vá em
No caso do Twitter, vá no perfil da pessoa, acesse os três pontos no canto superior direito e clique em
No caso do Twitter, vá no perfil da pessoa, acesse os três pontos no canto superior direito e clique em No caso do Twitter, vá no perfil da pessoa, acesse os três pontos no canto superior direito e clique em
Caso desconfie de clonagem no WhatsApp, envie um e-mail para support@whatsapp.com e, no campo “assunto”, escreva
Caso desconfie de clonagem no WhatsApp, envie um e-mail para support@whatsapp.com e, no campo “assunto”, escreva Caso desconfie de clonagem no WhatsApp, envie um e-mail para support@whatsapp.com e, no campo “assunto”, escreva
É bom lembrar que nos próprios sites oficiais dos aplicativos, há as opções “ajuda” ou “help”, onde é possível conseguir todas as instruções atualizadas.
É bom lembrar que nos próprios sites oficiais dos aplicativos, há as opções “ajuda” ou “help”, onde é possível conseguir todas as instruções atualizadas. É bom lembrar que nos próprios sites oficiais dos aplicativos, há as opções “ajuda” ou “help”, onde é possível conseguir todas as instruções atualizadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.