Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Organize as financas para 2023. Veja como!

Flipar|

O ano de 2023 começou e muita gente ainda tem dívidas na praça. O período de pandemia, com fechamento de negócios e perda de empregos, prejudicou muitos brasileiros.
O ano de 2023 começou e muita gente ainda tem dívidas na praça. O período de pandemia, com fechamento de negócios e perda de empregos, prejudicou muitos brasileiros. O ano de 2023 começou e muita gente ainda tem dívidas na praça. O período de pandemia, com fechamento de negócios e perda de empregos, prejudicou muitos brasileiros.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no dia 6/12 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 78,9% das famílias brasileiras estão com dívidas, em atraso ou não.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no dia 6/12 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 78,9% das famílias brasileiras estão com dívidas, em atraso ou não. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no dia 6/12 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 78,9% das famílias brasileiras estão com dívidas, em atraso ou não.
Quem ainda não conseguiu arcar com todos os débitos precisa se organizar para tentar limpar o nome.
Quem ainda não conseguiu arcar com todos os débitos precisa se organizar para tentar limpar o nome. Quem ainda não conseguiu arcar com todos os débitos precisa se organizar para tentar limpar o nome.
E quem já pagou as contas tem que evitar contrair novas dívidas.
E quem já pagou as contas tem que evitar contrair novas dívidas. E quem já pagou as contas tem que evitar contrair novas dívidas.
Veja então as dicas para organizar as finanças em 2023.
Veja então as dicas para organizar as finanças em 2023. Veja então as dicas para organizar as finanças em 2023.
1- Identifique a sua situação financeira: Analise qual é a renda mensal e de que forma você precisa gastá-la.
1- Identifique a sua situação financeira: Analise qual é a renda mensal e de que forma você precisa gastá-la. 1- Identifique a sua situação financeira: Analise qual é a renda mensal e de que forma você precisa gastá-la.
2- Separe as despesas por categorias: alimentação, saúde, educação, serviços domésticos, lazer.
2- Separe as despesas por categorias: alimentação, saúde, educação, serviços domésticos, lazer. 2- Separe as despesas por categorias: alimentação, saúde, educação, serviços domésticos, lazer.
3- Verifique se é possível fazer cortes em certas despesas. Todas são fundamentais ou alguma pode ficar para outra ocasião?
3- Verifique se é possível fazer cortes em certas despesas. Todas são fundamentais ou alguma pode ficar para outra ocasião? 3- Verifique se é possível fazer cortes em certas despesas. Todas são fundamentais ou alguma pode ficar para outra ocasião?
4- Evite compras parceladas, que criam a ilusão de que sai
4- Evite compras parceladas, que criam a ilusão de que sai 4- Evite compras parceladas, que criam a ilusão de que sai
5- Entre em contato com as empresas credoras para tentar negociar o pagamento de dívidas. Muitas aceitam acordos.
5- Entre em contato com as empresas credoras para tentar negociar o pagamento de dívidas. Muitas aceitam acordos. 5- Entre em contato com as empresas credoras para tentar negociar o pagamento de dívidas. Muitas aceitam acordos.
Com isso, você evita a incidência de juros mês a mês, algo que acabaria fazendo a dívida crescer a tal ponto que seria praticamente impossível pagar.
Com isso, você evita a incidência de juros mês a mês, algo que acabaria fazendo a dívida crescer a tal ponto que seria praticamente impossível pagar. Com isso, você evita a incidência de juros mês a mês, algo que acabaria fazendo a dívida crescer a tal ponto que seria praticamente impossível pagar.
6- Compare os preços para ter vantagem na compra final. Há lojas que oferecem cupons de desconto pela internet. E o preço que teoricamente seria mais alto torna-se vantajoso.
6- Compare os preços para ter vantagem na compra final. Há lojas que oferecem cupons de desconto pela internet. E o preço que teoricamente seria mais alto torna-se vantajoso. 6- Compare os preços para ter vantagem na compra final. Há lojas que oferecem cupons de desconto pela internet. E o preço que teoricamente seria mais alto torna-se vantajoso.
7- Fique atento à política de cashback de lojas que adotam esse sistema. Você gasta num dia, mas recebe uma fração de retorno.
7- Fique atento à política de cashback de lojas que adotam esse sistema. Você gasta num dia, mas recebe uma fração de retorno. 7- Fique atento à política de cashback de lojas que adotam esse sistema. Você gasta num dia, mas recebe uma fração de retorno.
Além da devolução de parte do valor do produto (para ser usada em compra posterior), as lojas costumam criar campanhas especiais com cashbacks ainda mais atraentes em determinadas épocas e sobre certos produtos.
Além da devolução de parte do valor do produto (para ser usada em compra posterior), as lojas costumam criar campanhas especiais com cashbacks ainda mais atraentes em determinadas épocas e sobre certos produtos. Além da devolução de parte do valor do produto (para ser usada em compra posterior), as lojas costumam criar campanhas especiais com cashbacks ainda mais atraentes em determinadas épocas e sobre certos produtos.
8 - Compre produtos de qualidade. Pode parecer uma perda de dinheiro, mas a durabilidade da mercadoria compensa a médio ou longo prazo. Nada mais certo do que o ditado
8 - Compre produtos de qualidade. Pode parecer uma perda de dinheiro, mas a durabilidade da mercadoria compensa a médio ou longo prazo. Nada mais certo do que o ditado 8 - Compre produtos de qualidade. Pode parecer uma perda de dinheiro, mas a durabilidade da mercadoria compensa a médio ou longo prazo. Nada mais certo do que o ditado
9- Se as contas estiverem em dia procure se planejar para guardar uma parte do salário como um pé de meia.
9- Se as contas estiverem em dia procure se planejar para guardar uma parte do salário como um pé de meia. 9- Se as contas estiverem em dia procure se planejar para guardar uma parte do salário como um pé de meia.
O ideal é separar 10%, se for possível. Dependendo do valor, é possível fazer uma aplicação de Renda Fixa, em vez de deixar na poupança (que não rende quase nada).
O ideal é separar 10%, se for possível. Dependendo do valor, é possível fazer uma aplicação de Renda Fixa, em vez de deixar na poupança (que não rende quase nada). O ideal é separar 10%, se for possível. Dependendo do valor, é possível fazer uma aplicação de Renda Fixa, em vez de deixar na poupança (que não rende quase nada).
10 - Uma sugestão é considerar que esse valor é como uma conta fixa, mensal, a exemplo de luz, gás e telefone. Só que é um dinheiro pago a você mesmo.
10 - Uma sugestão é considerar que esse valor é como uma conta fixa, mensal, a exemplo de luz, gás e telefone. Só que é um dinheiro pago a você mesmo. 10 - Uma sugestão é considerar que esse valor é como uma conta fixa, mensal, a exemplo de luz, gás e telefone. Só que é um dinheiro pago a você mesmo.
11- Na análise das despesas, pense: Você está usando todos os serviços pelos quais paga mensalmente?
11- Na análise das despesas, pense: Você está usando todos os serviços pelos quais paga mensalmente? 11- Na análise das despesas, pense: Você está usando todos os serviços pelos quais paga mensalmente?
Você vê os canais de streaming que assinou? Frequenta as aulas da academia?
Você vê os canais de streaming que assinou? Frequenta as aulas da academia? Você vê os canais de streaming que assinou? Frequenta as aulas da academia?
Pense se está usufruindo dos gastos ou se algo está custando caro à toa.
Pense se está usufruindo dos gastos ou se algo está custando caro à toa. Pense se está usufruindo dos gastos ou se algo está custando caro à toa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.