Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nascido no ano e na hora do Dragão: a vida de Bruce parece filme

Flipar|

O mês de julho marca a perda de um dos maiores nomes das artes marciais no mundo: Bruce Lee. Ator, diretor e produtor de cinema, artista marcial e instrutor de lutas orientais, ele morreu em 20/7/1973, aos 32 anos.
O mês de julho marca a perda de um dos maiores nomes das artes marciais no mundo: Bruce Lee. Ator, diretor e produtor de cinema, artista marcial e instrutor de lutas orientais, ele morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. O mês de julho marca a perda de um dos maiores nomes das artes marciais no mundo: Bruce Lee. Ator, diretor e produtor de cinema, artista marcial e instrutor de lutas orientais, ele morreu em 20/7/1973, aos 32 anos.
Sua origem oriental fez com que tivesse 3 nomes dependendo do local: Lee Jun-fan no chinês tradicional, Li Xiaolong em mandarim e Lei Siu-lung em cantonês. Na foto, ele em primeiro plano, com a família.
Sua origem oriental fez com que tivesse 3 nomes dependendo do local: Lee Jun-fan no chinês tradicional, Li Xiaolong em mandarim e Lei Siu-lung em cantonês. Na foto, ele em primeiro plano, com a família. Sua origem oriental fez com que tivesse 3 nomes dependendo do local: Lee Jun-fan no chinês tradicional, Li Xiaolong em mandarim e Lei Siu-lung em cantonês. Na foto, ele em primeiro plano, com a família.
Muitos não sabem, mas Lee não nasceu na China. Ele é de São Francisco, Califórnia (EUA). Seus pais estavam em turnê na ópera chinesa quando o bebê nasceu em 27/11/1940 Depois, a família voltou a Hong Kong, que na época era colônia britânica.
Muitos não sabem, mas Lee não nasceu na China. Ele é de São Francisco, Califórnia (EUA). Seus pais estavam em turnê na ópera chinesa quando o bebê nasceu em 27/11/1940 Depois, a família voltou a Hong Kong, que na época era colônia britânica. Muitos não sabem, mas Lee não nasceu na China. Ele é de São Francisco, Califórnia (EUA). Seus pais estavam em turnê na ópera chinesa quando o bebê nasceu em 27/11/1940 Depois, a família voltou a Hong Kong, que na época era colônia britânica.
Bruce ganhou este nome da médica do hospital. O Lee era do pai, o cantor e ator Lee Hoi-cuen. O nome do bebê, Lee jun-fan, na pronúncia, significa
Bruce ganhou este nome da médica do hospital. O Lee era do pai, o cantor e ator Lee Hoi-cuen. O nome do bebê, Lee jun-fan, na pronúncia, significa Bruce ganhou este nome da médica do hospital. O Lee era do pai, o cantor e ator Lee Hoi-cuen. O nome do bebê, Lee jun-fan, na pronúncia, significa
A ligação de Bruce com as artes marciais começou por causa do seu temperamento brigão. Após se envolver em lutas na rua e na escola, Bruce foi levado por um amigo, William Cheung (os dois na foto - Bruce à direita), para aulas de Wing Chun.
A ligação de Bruce com as artes marciais começou por causa do seu temperamento brigão. Após se envolver em lutas na rua e na escola, Bruce foi levado por um amigo, William Cheung (os dois na foto - Bruce à direita), para aulas de Wing Chun. A ligação de Bruce com as artes marciais começou por causa do seu temperamento brigão. Após se envolver em lutas na rua e na escola, Bruce foi levado por um amigo, William Cheung (os dois na foto - Bruce à direita), para aulas de Wing Chun.
Seu mestre era um dos mais conceituados do mundo em artes marciais: Yip Man. Nascido em Foshan, na China, em 1/10/1893, Yip formou muitos lutadores notórios. Na foto, Bruce, aos 18 anos, é treinado pelo mestre Yip Man.
Seu mestre era um dos mais conceituados do mundo em artes marciais: Yip Man. Nascido em Foshan, na China, em 1/10/1893, Yip formou muitos lutadores notórios. Na foto, Bruce, aos 18 anos, é treinado pelo mestre Yip Man. Seu mestre era um dos mais conceituados do mundo em artes marciais: Yip Man. Nascido em Foshan, na China, em 1/10/1893, Yip formou muitos lutadores notórios. Na foto, Bruce, aos 18 anos, é treinado pelo mestre Yip Man.
A partir do Wing Chun ensinado por Yip Man, Bruce desenvolveu uma de suas principais heranças nas artes marciais: o inovador Jeet Kune Do.
A partir do Wing Chun ensinado por Yip Man, Bruce desenvolveu uma de suas principais heranças nas artes marciais: o inovador Jeet Kune Do. A partir do Wing Chun ensinado por Yip Man, Bruce desenvolveu uma de suas principais heranças nas artes marciais: o inovador Jeet Kune Do.
No Jeet Kune Do, Bruce aperfeiçoou técnicas tradicionais mesclando com outros estilos, como Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Krav Magá e Full Contact, e usando inclusive elementos do boxe e da esgrima.
No Jeet Kune Do, Bruce aperfeiçoou técnicas tradicionais mesclando com outros estilos, como Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Krav Magá e Full Contact, e usando inclusive elementos do boxe e da esgrima. No Jeet Kune Do, Bruce aperfeiçoou técnicas tradicionais mesclando com outros estilos, como Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Krav Magá e Full Contact, e usando inclusive elementos do boxe e da esgrima.
O talento de Bruce para a interpretação era conhecido desde a infância. Ainda menino, ele atuou em filmes na Ásia. Na foto, ele veste casaco xadrez num filme.
O talento de Bruce para a interpretação era conhecido desde a infância. Ainda menino, ele atuou em filmes na Ásia. Na foto, ele veste casaco xadrez num filme. O talento de Bruce para a interpretação era conhecido desde a infância. Ainda menino, ele atuou em filmes na Ásia. Na foto, ele veste casaco xadrez num filme.
Aos 10 anos, ele estrelou, ao lado do pai,
Aos 10 anos, ele estrelou, ao lado do pai, Aos 10 anos, ele estrelou, ao lado do pai,
Quando completou 18 anos, Bruce já havia atuado em 20 filmes. Mas o sucesso só tornou-se mundial depois que ele foi para os EUA. Por causa de suas brigas, a mãe pediu que ele fosse morar com a irmã na América.
Quando completou 18 anos, Bruce já havia atuado em 20 filmes. Mas o sucesso só tornou-se mundial depois que ele foi para os EUA. Por causa de suas brigas, a mãe pediu que ele fosse morar com a irmã na América. Quando completou 18 anos, Bruce já havia atuado em 20 filmes. Mas o sucesso só tornou-se mundial depois que ele foi para os EUA. Por causa de suas brigas, a mãe pediu que ele fosse morar com a irmã na América.
Nos EUA, ele concluiu o ensino médio, ampliou o leque de artes marciais, participou de competições de lutas e passou a ser instrutor.
Nos EUA, ele concluiu o ensino médio, ampliou o leque de artes marciais, participou de competições de lutas e passou a ser instrutor. Nos EUA, ele concluiu o ensino médio, ampliou o leque de artes marciais, participou de competições de lutas e passou a ser instrutor.
Bruce Lee ficou conhecido por sua aptidão física e pelo desenvolvimento avançado dos músculos do corpo.
Bruce Lee ficou conhecido por sua aptidão física e pelo desenvolvimento avançado dos músculos do corpo. Bruce Lee ficou conhecido por sua aptidão física e pelo desenvolvimento avançado dos músculos do corpo.
Os músculos abdominais eram os mais chamativos. Duros como pedra. Mas Bruce também tinha muita pegada com as pernas. Chutes potentes que derrubavam facilmente os adversários.
Os músculos abdominais eram os mais chamativos. Duros como pedra. Mas Bruce também tinha muita pegada com as pernas. Chutes potentes que derrubavam facilmente os adversários. Os músculos abdominais eram os mais chamativos. Duros como pedra. Mas Bruce também tinha muita pegada com as pernas. Chutes potentes que derrubavam facilmente os adversários.
Bruce treinou com tanto afinco e por tanto tempo que conseguiu imprimir uma força de 158 quilos num soco: a mesma do lendário pugilista Muhammad Ali. Detalhe: Ali pesava 107 kg e Bruce, 60 kg.
Bruce treinou com tanto afinco e por tanto tempo que conseguiu imprimir uma força de 158 quilos num soco: a mesma do lendário pugilista Muhammad Ali. Detalhe: Ali pesava 107 kg e Bruce, 60 kg. Bruce treinou com tanto afinco e por tanto tempo que conseguiu imprimir uma força de 158 quilos num soco: a mesma do lendário pugilista Muhammad Ali. Detalhe: Ali pesava 107 kg e Bruce, 60 kg.
Bruce conseguia, em velocidade, dar um soco que tinha o impacto de um carro a 50 km/h.
Bruce conseguia, em velocidade, dar um soco que tinha o impacto de um carro a 50 km/h. Bruce conseguia, em velocidade, dar um soco que tinha o impacto de um carro a 50 km/h.
Nos EUA, primeiro ele fez TV. Foi Kato em
Nos EUA, primeiro ele fez TV. Foi Kato em Nos EUA, primeiro ele fez TV. Foi Kato em
Em 1969, ele atuou no filme
Em 1969, ele atuou no filme Em 1969, ele atuou no filme
Em 1971, fez a série
Em 1971, fez a série Em 1971, fez a série
Em 1971, estrelou
Em 1971, estrelou Em 1971, estrelou
Em 1972, atuou em
Em 1972, atuou em Em 1972, atuou em
Em 1972, também estrelou outro filme de sucesso:
Em 1972, também estrelou outro filme de sucesso: Em 1972, também estrelou outro filme de sucesso:
Em 1973, protagonizou
Em 1973, protagonizou Em 1973, protagonizou
A partir daí, a saúde de Bruce começou a dar problemas. Ele chegou a desmaiar no set de gravação. Teve convulsões e dor de cabeça. Foi diagnosticado com edema cerebral.
A partir daí, a saúde de Bruce começou a dar problemas. Ele chegou a desmaiar no set de gravação. Teve convulsões e dor de cabeça. Foi diagnosticado com edema cerebral. A partir daí, a saúde de Bruce começou a dar problemas. Ele chegou a desmaiar no set de gravação. Teve convulsões e dor de cabeça. Foi diagnosticado com edema cerebral.
Bruce morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. Na época, ele filmava
Bruce morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. Na época, ele filmava Bruce morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. Na época, ele filmava
No filme, ele contracena com Kareem Abdul-Jabaar, superastro do basquete, de 2,18m e 102 kg. Bruce tinha 1,72m e 60 kg.
No filme, ele contracena com Kareem Abdul-Jabaar, superastro do basquete, de 2,18m e 102 kg. Bruce tinha 1,72m e 60 kg. No filme, ele contracena com Kareem Abdul-Jabaar, superastro do basquete, de 2,18m e 102 kg. Bruce tinha 1,72m e 60 kg.
Bruce está enterrado ao lado do filho Brandon, no cemitério Lake View, em Seattle (EUA). O menino era filho de Bruce com a esposa, Linda Lee.
Bruce está enterrado ao lado do filho Brandon, no cemitério Lake View, em Seattle (EUA). O menino era filho de Bruce com a esposa, Linda Lee. Bruce está enterrado ao lado do filho Brandon, no cemitério Lake View, em Seattle (EUA). O menino era filho de Bruce com a esposa, Linda Lee.
Brandon Lee nasceu em 1/2/1965 na Califórnia. Ele tinha 8 anos quando o pai morreu. Na foto, Bruce com Brandon no colo.
Brandon Lee nasceu em 1/2/1965 na Califórnia. Ele tinha 8 anos quando o pai morreu. Na foto, Bruce com Brandon no colo. Brandon Lee nasceu em 1/2/1965 na Califórnia. Ele tinha 8 anos quando o pai morreu. Na foto, Bruce com Brandon no colo.
Brandon virou ator e foi morto com um tiro acidental na barriga durante a gravação do filme
Brandon virou ator e foi morto com um tiro acidental na barriga durante a gravação do filme Brandon virou ator e foi morto com um tiro acidental na barriga durante a gravação do filme
A figura do Dragão chinês, presente na filmografia de Bruce, remete à mitologia chinesa. O dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para a criação do mundo.
A figura do Dragão chinês, presente na filmografia de Bruce, remete à mitologia chinesa. O dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para a criação do mundo. A figura do Dragão chinês, presente na filmografia de Bruce, remete à mitologia chinesa. O dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para a criação do mundo.
Para Bruce, há um significado especial: ele nasceu na hora e no ano do Dragão! Presságio de homem poderoso.
Para Bruce, há um significado especial: ele nasceu na hora e no ano do Dragão! Presságio de homem poderoso. Para Bruce, há um significado especial: ele nasceu na hora e no ano do Dragão! Presságio de homem poderoso.
Bruce Lee tem uma estrela na concorrida Calçada da Fama de Hollywood.
Bruce Lee tem uma estrela na concorrida Calçada da Fama de Hollywood. Bruce Lee tem uma estrela na concorrida Calçada da Fama de Hollywood.
Em Hong Kong, uma estátua instalada na Avenida das Estrelas em 2009, mantém viva a memória do astro que projetou o lugar para o mundo.
Em Hong Kong, uma estátua instalada na Avenida das Estrelas em 2009, mantém viva a memória do astro que projetou o lugar para o mundo. Em Hong Kong, uma estátua instalada na Avenida das Estrelas em 2009, mantém viva a memória do astro que projetou o lugar para o mundo.
Bruce Lee deixou como legado, além de sua arte, o seu pensamento: “Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil”, disse.
Bruce Lee deixou como legado, além de sua arte, o seu pensamento: “Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil”, disse. Bruce Lee deixou como legado, além de sua arte, o seu pensamento: “Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil”, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.