-
O mês de julho marca a perda de um dos maiores nomes das artes marciais no mundo: Bruce Lee. Ator, diretor e produtor de cinema, artista marcial e instrutor de lutas orientais, ele morreu em 20/7/1973, aos 32 anos.
Flipar
-
Sua origem oriental fez com que tivesse 3 nomes dependendo do local: Lee Jun-fan no chinês tradicional, Li Xiaolong em mandarim e Lei Siu-lung em cantonês. Na foto, ele em primeiro plano, com a família.
Flipar
-
Muitos não sabem, mas Lee não nasceu na China. Ele é de São Francisco, Califórnia (EUA). Seus pais estavam em turnê na ópera chinesa quando o bebê nasceu em 27/11/1940 Depois, a família voltou a Hong Kong, que na época era colônia britânica.
Flipar
-
Bruce ganhou este nome da médica do hospital. O Lee era do pai, o cantor e ator Lee Hoi-cuen. O nome do bebê, Lee jun-fan, na pronúncia, significa
Flipar
-
A ligação de Bruce com as artes marciais começou por causa do seu temperamento brigão. Após se envolver em lutas na rua e na escola, Bruce foi levado por um amigo, William Cheung (os dois na foto - Bruce à direita), para aulas de Wing Chun.
Flipar
-
Seu mestre era um dos mais conceituados do mundo em artes marciais: Yip Man. Nascido em Foshan, na China, em 1/10/1893, Yip formou muitos lutadores notórios. Na foto, Bruce, aos 18 anos, é treinado pelo mestre Yip Man.
Flipar
-
A partir do Wing Chun ensinado por Yip Man, Bruce desenvolveu uma de suas principais heranças nas artes marciais: o inovador Jeet Kune Do.
Flipar
-
No Jeet Kune Do, Bruce aperfeiçoou técnicas tradicionais mesclando com outros estilos, como Kung Fu, Jiu Jitsu, Muay Thai, Krav Magá e Full Contact, e usando inclusive elementos do boxe e da esgrima.
Flipar
-
O talento de Bruce para a interpretação era conhecido desde a infância. Ainda menino, ele atuou em filmes na Ásia. Na foto, ele veste casaco xadrez num filme.
Flipar
-
Aos 10 anos, ele estrelou, ao lado do pai,
Flipar
-
Quando completou 18 anos, Bruce já havia atuado em 20 filmes. Mas o sucesso só tornou-se mundial depois que ele foi para os EUA. Por causa de suas brigas, a mãe pediu que ele fosse morar com a irmã na América.
Flipar
-
Nos EUA, ele concluiu o ensino médio, ampliou o leque de artes marciais, participou de competições de lutas e passou a ser instrutor.
Flipar
-
Bruce Lee ficou conhecido por sua aptidão física e pelo desenvolvimento avançado dos músculos do corpo.
Flipar
-
Os músculos abdominais eram os mais chamativos. Duros como pedra. Mas Bruce também tinha muita pegada com as pernas. Chutes potentes que derrubavam facilmente os adversários.
Flipar
-
Bruce treinou com tanto afinco e por tanto tempo que conseguiu imprimir uma força de 158 quilos num soco: a mesma do lendário pugilista Muhammad Ali. Detalhe: Ali pesava 107 kg e Bruce, 60 kg.
Flipar
-
Bruce conseguia, em velocidade, dar um soco que tinha o impacto de um carro a 50 km/h.
Flipar
-
Nos EUA, primeiro ele fez TV. Foi Kato em
Flipar
-
Em 1969, ele atuou no filme
Flipar
-
Em 1971, fez a série
Flipar
-
Em 1971, estrelou
Flipar
-
Em 1972, atuou em
Flipar
-
Em 1972, também estrelou outro filme de sucesso:
Flipar
-
Em 1973, protagonizou
Flipar
-
A partir daí, a saúde de Bruce começou a dar problemas. Ele chegou a desmaiar no set de gravação. Teve convulsões e dor de cabeça. Foi diagnosticado com edema cerebral.
Flipar
-
Bruce morreu em 20/7/1973, aos 32 anos. Na época, ele filmava
Flipar
-
No filme, ele contracena com Kareem Abdul-Jabaar, superastro do basquete, de 2,18m e 102 kg. Bruce tinha 1,72m e 60 kg.
Flipar
-
Bruce está enterrado ao lado do filho Brandon, no cemitério Lake View, em Seattle (EUA). O menino era filho de Bruce com a esposa, Linda Lee.
Flipar
-
Brandon Lee nasceu em 1/2/1965 na Califórnia. Ele tinha 8 anos quando o pai morreu. Na foto, Bruce com Brandon no colo.
Flipar
-
Brandon virou ator e foi morto com um tiro acidental na barriga durante a gravação do filme
Flipar
-
A figura do Dragão chinês, presente na filmografia de Bruce, remete à mitologia chinesa. O dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku para a criação do mundo.
Flipar
-
Para Bruce, há um significado especial: ele nasceu na hora e no ano do Dragão! Presságio de homem poderoso.
Flipar
-
Bruce Lee tem uma estrela na concorrida Calçada da Fama de Hollywood.
Flipar
-
Em Hong Kong, uma estátua instalada na Avenida das Estrelas em 2009, mantém viva a memória do astro que projetou o lugar para o mundo.
Flipar
-
Bruce Lee deixou como legado, além de sua arte, o seu pensamento: “Para mim, arte marcial em última análise significa expressar-se honestamente, o que é muito difícil”, disse.
Flipar