Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nara vive: 80 anos da cantora dócil, mas indomável!

Flipar|

Há 80 anos, em 19/1/1942, nascia Nara Lofego Leão. Capixaba, nascida em Vitória, descendente de portugueses e italianos, Nara viria a ser uma típica carioca, chegando ao Rio com 1 ano de idade.
Há 80 anos, em 19/1/1942, nascia Nara Lofego Leão. Capixaba, nascida em Vitória, descendente de portugueses e italianos, Nara viria a ser uma típica carioca, chegando ao Rio com 1 ano de idade. Há 80 anos, em 19/1/1942, nascia Nara Lofego Leão. Capixaba, nascida em Vitória, descendente de portugueses e italianos, Nara viria a ser uma típica carioca, chegando ao Rio com 1 ano de idade.
Ainda criança, Nara teve aulas particulares de violão. E gostou tanto que, na adolescência, ingressou na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal para um aperfeiçoamento. Aos 18, já era professora do instrumento.
Ainda criança, Nara teve aulas particulares de violão. E gostou tanto que, na adolescência, ingressou na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal para um aperfeiçoamento. Aos 18, já era professora do instrumento. Ainda criança, Nara teve aulas particulares de violão. E gostou tanto que, na adolescência, ingressou na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal para um aperfeiçoamento. Aos 18, já era professora do instrumento.
Talento nato para a música, Nara foi símbolo de um gênero musical criado na gema do Rio de Janeiro: a Bossa Nova.
Talento nato para a música, Nara foi símbolo de um gênero musical criado na gema do Rio de Janeiro: a Bossa Nova. Talento nato para a música, Nara foi símbolo de um gênero musical criado na gema do Rio de Janeiro: a Bossa Nova.
Nara fez o show que deu origem ao musical
Nara fez o show que deu origem ao musical Nara fez o show que deu origem ao musical
Em 1964, estrelou o musical
Em 1964, estrelou o musical Em 1964, estrelou o musical
Ao ficar doente durante a temporada, Nara indicou para substituí-la uma cantora baiana que havia chegado ao Rio de Janeiro com o irmão. Era Maria Bethânia (foto), irmã de Caetano Veloso.
Ao ficar doente durante a temporada, Nara indicou para substituí-la uma cantora baiana que havia chegado ao Rio de Janeiro com o irmão. Era Maria Bethânia (foto), irmã de Caetano Veloso. Ao ficar doente durante a temporada, Nara indicou para substituí-la uma cantora baiana que havia chegado ao Rio de Janeiro com o irmão. Era Maria Bethânia (foto), irmã de Caetano Veloso.
Em 1965, a cantora passou a ficar mais conhecida, não somente por sua belíssima voz, mas por expressar opinião sobre temas polêmicos, como a ditadura, no rádio e na TV.
Em 1965, a cantora passou a ficar mais conhecida, não somente por sua belíssima voz, mas por expressar opinião sobre temas polêmicos, como a ditadura, no rádio e na TV. Em 1965, a cantora passou a ficar mais conhecida, não somente por sua belíssima voz, mas por expressar opinião sobre temas polêmicos, como a ditadura, no rádio e na TV.
A extensão vocal de Nara era de mezzo-soprano lírico, um deleite aos ouvidos. Além de Bossa Nova, ela também se dedicou à MPB e ao samba.
A extensão vocal de Nara era de mezzo-soprano lírico, um deleite aos ouvidos. Além de Bossa Nova, ela também se dedicou à MPB e ao samba. A extensão vocal de Nara era de mezzo-soprano lírico, um deleite aos ouvidos. Além de Bossa Nova, ela também se dedicou à MPB e ao samba.
Nara destacou-se em 1966 ao interpretar
Nara destacou-se em 1966 ao interpretar Nara destacou-se em 1966 ao interpretar
Nara também participou do Tropicalismo, movimento que mesclava manifestações tradicionais da cultura brasileira com inovações estéticas e correntes artísticas de vanguarda.
Nara também participou do Tropicalismo, movimento que mesclava manifestações tradicionais da cultura brasileira com inovações estéticas e correntes artísticas de vanguarda. Nara também participou do Tropicalismo, movimento que mesclava manifestações tradicionais da cultura brasileira com inovações estéticas e correntes artísticas de vanguarda.
Ela está no clássico disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968, com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes.
Ela está no clássico disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968, com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes. Ela está no clássico disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968, com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes.
Em 1967, Nara tem agenda de shows não somente no Brasil, mas também no exterior, desenvolvendo carreira na Europa.
Em 1967, Nara tem agenda de shows não somente no Brasil, mas também no exterior, desenvolvendo carreira na Europa. Em 1967, Nara tem agenda de shows não somente no Brasil, mas também no exterior, desenvolvendo carreira na Europa.
Neste ano, ela casou-se com o cineasta Cacá Diegues, com quem viria a ter dois filhos. Depois de uma temporada em Paris, onde fez shows, Nara voltpu ao Brasil.
Neste ano, ela casou-se com o cineasta Cacá Diegues, com quem viria a ter dois filhos. Depois de uma temporada em Paris, onde fez shows, Nara voltpu ao Brasil. Neste ano, ela casou-se com o cineasta Cacá Diegues, com quem viria a ter dois filhos. Depois de uma temporada em Paris, onde fez shows, Nara voltpu ao Brasil.
Em 1968, ela atuou em musicais no teatro. Famosa, o assédio de fãs a incomodava e havia ainda a preocupação com a ditadura. Nara voltou, então, para a Europa.
Em 1968, ela atuou em musicais no teatro. Famosa, o assédio de fãs a incomodava e havia ainda a preocupação com a ditadura. Nara voltou, então, para a Europa. Em 1968, ela atuou em musicais no teatro. Famosa, o assédio de fãs a incomodava e havia ainda a preocupação com a ditadura. Nara voltou, então, para a Europa.
Ela chegou a pensar em encerrar a carreira, mas voltou atrás. E, quando retornou ao Brasil, participou de alguns filmes. Entre eles,
Ela chegou a pensar em encerrar a carreira, mas voltou atrás. E, quando retornou ao Brasil, participou de alguns filmes. Entre eles, Ela chegou a pensar em encerrar a carreira, mas voltou atrás. E, quando retornou ao Brasil, participou de alguns filmes. Entre eles,
Em 1974, Nara gravou discos, participou de festivais e, paralelamente à carreira de cantora, passou no vestibular para Psicologia, uma disciplina que ela sempre quis abraçar.
Em 1974, Nara gravou discos, participou de festivais e, paralelamente à carreira de cantora, passou no vestibular para Psicologia, uma disciplina que ela sempre quis abraçar. Em 1974, Nara gravou discos, participou de festivais e, paralelamente à carreira de cantora, passou no vestibular para Psicologia, uma disciplina que ela sempre quis abraçar.
Em 1979, começou a ter problemas de saúde, com desmaios eventuais. Mesmo assim, viajou pelo mundo para fazer espetáculos e lançou novos discos, nos anos 80.
Em 1979, começou a ter problemas de saúde, com desmaios eventuais. Mesmo assim, viajou pelo mundo para fazer espetáculos e lançou novos discos, nos anos 80. Em 1979, começou a ter problemas de saúde, com desmaios eventuais. Mesmo assim, viajou pelo mundo para fazer espetáculos e lançou novos discos, nos anos 80.
Em 1986, sua saúde piorou. Nara tinha tumor no cérebro e, aos poucos, passou a ter dificuldade em memorizar as letras das músicas, o que a abalou profundamente.
Em 1986, sua saúde piorou. Nara tinha tumor no cérebro e, aos poucos, passou a ter dificuldade em memorizar as letras das músicas, o que a abalou profundamente. Em 1986, sua saúde piorou. Nara tinha tumor no cérebro e, aos poucos, passou a ter dificuldade em memorizar as letras das músicas, o que a abalou profundamente.
Em 1987 e 1988, ela ainda fez shows, conseguindo melhorar com o tratamento. Nesse período, recebeu o apoio do ex-namorado Roberto Menescal.
Em 1987 e 1988, ela ainda fez shows, conseguindo melhorar com o tratamento. Nesse período, recebeu o apoio do ex-namorado Roberto Menescal. Em 1987 e 1988, ela ainda fez shows, conseguindo melhorar com o tratamento. Nesse período, recebeu o apoio do ex-namorado Roberto Menescal.
Em 1989, fez sua última apresentação, no Pará. Ao voltar para o Rio, sofreu uma hemorragia fatal. Nara morreu em 7/6/1989, aos 47 anos.
Em 1989, fez sua última apresentação, no Pará. Ao voltar para o Rio, sofreu uma hemorragia fatal. Nara morreu em 7/6/1989, aos 47 anos. Em 1989, fez sua última apresentação, no Pará. Ao voltar para o Rio, sofreu uma hemorragia fatal. Nara morreu em 7/6/1989, aos 47 anos.
Um série documental sobre Nara foi produzida e faz parte da plataforma da Globoplay. Em
Um série documental sobre Nara foi produzida e faz parte da plataforma da Globoplay. Em Um série documental sobre Nara foi produzida e faz parte da plataforma da Globoplay. Em
A série mostra a ambiguidade do temperamento da cantora, dócil e indomável ao mesmo tempo. Capaz de deixar de se apresentar num programa se fosse obrigada a se maquiar ou mexer no cabelo conforme a vontade de terceiros.
A série mostra a ambiguidade do temperamento da cantora, dócil e indomável ao mesmo tempo. Capaz de deixar de se apresentar num programa se fosse obrigada a se maquiar ou mexer no cabelo conforme a vontade de terceiros. A série mostra a ambiguidade do temperamento da cantora, dócil e indomável ao mesmo tempo. Capaz de deixar de se apresentar num programa se fosse obrigada a se maquiar ou mexer no cabelo conforme a vontade de terceiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.