-
Funcionários da Biblioteca Pública de Camas, no estado de Washington (EUA), tomaram um susto quando arrumavam livros nas estantes. Um morcego estava dormindo numa prateleira.
Flipar
-
Curiosamente, por uma incrível coincidência, o animal estava bem ao lado do livro que se chama
Flipar
-
A diretora da biblioteca chamou o serviço responsável por cuidados com animais. O morcego foi coletado com a técnica necessária e depois foi solto no Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Lago Steirgerwald, habitado por diversas espécies.
Flipar
-
Morcegos são os únicos mamíferos voadores. Eles, geralmente, causam medo nas pessoas. Parte por causa de seu aspecto de ratazana com asas, parte por causa da cultura que associa morcegos a vampiros. Veja algumas curiosidades sobre esta espécie tão temida.
Flipar
-
O maior morcego do mundo é o dourado-filipino. Ele chega a ter um metro de altura e 1,70 metro de comprimento com as asas abertas.
Flipar
-
Mas, apesar da aparência aterrorizante, o morcego-dourado-filipino é inofensivo para os seres humanos. Ele só se alimenta de frutas. Este morcego consegue voar a 1.100 metros de altitude
Flipar
-
Outro morcego enorme é o Morcego-Gigante-Australiano: mais de 30 cm de altura, 1,50 metro com asas abertas. Ironicamente também inofensivo aos seres humanos. Mas quem chegaria perto?
Flipar
-
Já o menor morcego do mundo é o Nariz-de-Porco-de-Kitti, que, por sinal, é o menor mamífero do planeta. Ele é encontrado na Tailândia e em Myanmar. Tem apenas 3 cm de envergadura e pesa 2 gramas.
Flipar
-
A maioria dos morcegos é frugívora, ou seja, se alimenta de frutos. Há também espécies que comem insetos ou pequenos vertebrados.
Flipar
-
Por se alimentarem de insetos, os morcegos acabam fazendo um controle de pragas urbanas, como moscas e mosquitos.
Flipar
-
Das 1.100 espécies catalogadas, apenas três se alimentam de sangue.São os morcegos-vampiros, divididos em três espécies pela América (do México ao Brasil, Chile e Argentina).
Flipar
-
Eles atacam, principalmente, porcos. Mas também são perigosos para o gado. Dificilmente avançam em seres humanos, pois percebem a ameaça quando dão voos rasantes para verificação de território.
Flipar
-
Apesar do mito popular, os morcegos não são cegos. Sua visão só permite enxergar em preto e branco. Porém a capacidade de visão dos morcegos é perfeitamente adaptada para locais de pouca luminosidade.
Flipar
-
Mas os morcegos não dependem da visão para se deslocar. Sua principal fonte de orientação é a ecolocalização, uma espécie de radar natural. Eles emitem sons através dos focinhos grandes e dobrados. Algumas espécies alteram o formato da orelha para captar sinais.
Flipar
-
É possível encontrar morcegos em todo o planeta, menos nos polos. Mas a maioria vive na América do Sul e na América Central.
Flipar
-
A asa do morcego é formada principalmente por três dedos (terceiro, quarto e quinto) que dão suporte a um tecido suave - a membrana alar - empregada no voo. São asas macias e quentes.
Flipar
-
Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, a ave anu-branco e até mesmo morcegos carnívoros. E, nos ambientes urbanos, os gatos têm matado muitos morcegos.
Flipar
-
E se você acha que esses morcegos são feios, olha só o Morcego Nariz-de-Folha. É considerado o mais feio do planeta. Só que esse focinho horroroso é ótimo para a localização, pois facilita a emissão do som. Ele foi encontrado no Vietnã.
Flipar
-
Os morcegos estão entre os animais mais antigos da terra. O fóssil do mamífero mais antigo encontrado data de aproximadamente 50 milhões de anos.
Flipar
-
Os morcegos são importantes para a preservação das florestas. Eles podem espalhar sementes por centenas de quilômetros, através de seus excrementos! Como as abelhas, os morcegos também são polinizadores.
Flipar
-
Em locais e épocas com baixa oferta de alimentos, os morcegos conseguem hibernar por três meses até que o tempo melhore e eles voltem a encontrar presas e frutos. Eles reduzem a temperatura corporal e os batimentos cardíacos para sobreviver no período.
Flipar
-
Há muito, os morcegos inspiram a arte e a cultura. O super-herói Batman é o homem-morcego, que enfrentou o medo desses animais e passou a se inspirar neles.
Flipar
-
“Por que um morcego? Porque eu temo morcegos, e eu transformarei o meu medo, no medo deles!” (Bruce Wayne, em
Flipar
-
Drácula também se transforma em morcego. Mais uma associação da figura mítica do vampiro com o mamífero voador.
Flipar
-
Para fechar, mais algumas curiosidades: os morcegos não apenas voam, mas também andam e até correm.
Flipar
-
Eles vivem em cavernas, tocas, buracos, troncos ocos de árvores. Muitas vezes, saem em revoada, centenas e até milhares ao mesmo tempo.
Flipar
-
Eles ficam de cabeça para baixo porque é a posição mais prática para alçar voo. E se enrolam nas asas porque assim mantêm o corpo aquecido enquanto dormem.
Flipar
-
E você? Tem medo de morcegos ou reagiria com calma se encontrasse um na sua casa?
Flipar