-
Esta sexta-feira (24) é especial para Lionel Messi e para seus milhões de fãs. O craque argentino do futebol completa 35 anos e esta talvez seja a última data
Flipar
-
Lionel Andrés Messi Cuccittini nasceu em Rosário, uma das principais cidades da Argentina, em 24/6/1987. Apaixonado por futebol desde quando se entende por gente, ele deu seus primeiros passos no clube amador Abanderado Grandoli, em seu bairro. Com só quatro anos, já jogava entre os adultos.
Flipar
-
Aos sete anos, Messi entrou para as categorias de base do Newell's Old Boys, clube do coração dele e da família e que também é de Rosário. É um dos times mais tradicionais e populares da Argentina. Mesmo assim, ele manteve o alto nível e enfrentava adultos no clube e nas
Flipar
-
Ainda criança, Lionel
Flipar
-
O River Plate é um clube ainda mais rico do que o Newell's e o segundo mais popular do país (só atrás do Boca Juniors, mas por pouco). A ideia de Jorge Messi era que o time de Buenos Aires custeasse o tratamento. No entanto, a família foi morar na Espanha para fugir da crise econômica.
Flipar
-
Na Espanha, eles foram morar na casa de uma parente, na Catalunha, onde fica a cidade de Barcelona. Messi foi oferecido ao Barcelona, um dos maiores clubes do mundo. Inicialmente, o time ficou receoso em contratá-lo, pois teria que bancar toda a família e o tratamento.
Flipar
-
No entanto, quando os dirigentes viram Messi, com só 13 anos e 1,40m, arrebentar contra os garotos mais velhos e mais altos, não pensaram duas vezes: seria o melhor investimento da história do clube. Ele foi contratado na hora.
Flipar
-
Seu primeiro jogo como profissional foi em 16 de novembro de 2003, com só 16 anos, num amistoso contra o Porto, em Portugal. Ele entrou aos 29 do segundo tempo, no lugar de Fernando Navarro. Ele foi bem, perdeu algumas oportunidades. Não fez gols, mas já impressionou.
Flipar
-
O primeiro jogo dele em um jogo oficial, ou seja,
Flipar
-
O número de Messi na época era o 30 já que a 10 estava com seu ídolo Ronaldinho Gaúcho, melhor do mundo em 2004 e 2005. Aos poucos, Messi foi deixando o protagonismo do brasileiro de lado e pegou a 10 para ele.
Flipar
-
O primeiro gol como profissional foi em 1/5/2005, numa vitória por 2 a 0 sobre o Albacete, pelo Campeonato Espanhol de 2004/2005. O outro gol foi de Eto'o. O jogo teve mais de 90 mil espectadores in loco. Dali em diante, Messi se transformou na máquina de gols e títulos que sempre esperavam dele.
Flipar
-
Não demorou muito para vir o primeiro título dele. Naquela mesma temporada (2004/2005), Messi foi campeão espanhol, ainda como coadjuvante de Ronaldinho, Deco, Eto'o. Hoje, ele já não está mais no Barcelona, mas fez história e tornou-se o jogador com mais títulos no clube: 35.
Flipar
-
São dez campeonatos espanhóis, sete Copas da Espanha, oito Supercopas da Espanha, quatro Champions (o principal torneio da Europa), três mundiais (2009, 2011 e 2015) e três Supercopas da Europa.
Flipar
-
Ele é também o maior goleador da história do clube (672) e o que mais atuou pelo Barcelona (778 jogos oficiais). Ou seja, ele é o maior vencedor, mais assíduo e maior goleador da história do Barça. Indiscutivelmente, o maior jogador de todos os tempos do clube espanhol. Deu ainda 268 assistências.
Flipar
-
Apesar disso, Messi deixou o Barcelona em agosto de 2021. O vínculo chegou ao fim pelo fato do Barça estar atravessando a maior crise financeira da história. O argentino então rumou para o PSG, da França. Lá, usa a 30 (lembra dela?) já que a 10 é de Neymar, com quem jogou no Barcelona.
Flipar
-
Sua estreia pelo clube francês foi no dia 29 de agosto de 2021, quando o PSG venceu o Reims por 2 a 0. Ele entrou no segundo tempo e não fez gol. Seu primeiro tento foi no 28/9, num 2 a 0 sobre o Manchester City (ING), pela Champions League.
Flipar
-
Messi fechou sua primeira temporada pelo PSG com 11 gols e 14 assistências em 34 jogos. Ele ainda ganhou seu primeiro título pelo clube, o Campeonato Francês de 2021/2022.
Flipar
-
Ele se apresentará ao PSG no início de julho. Dias depois, viaja para o Japão, onde o time fará amistosos, nos dias 20, 23 e 25/7. As competições oficiais na França começam em 31/7, com PSG x Nantes, pela Supercopa, torneio que reúne o campeão francês e o vencedor da Copa da França.
Flipar
-
Na Europa, os jogos vão de agosto de um ano até maio do ano seguinte. Em junho, os atletas recebem férias e em julho eles fazem a pré-temporada, período de muitos treinos, contratações e testes físicos.
Flipar
-
Messi sempre teve uma rivalidade dentro de campo com o português Cristiano Ronaldo, principalmente nos tempos que o europeu jogou no Real Madrid, o maior rival do Barcelona. Messi foi melhor do mundo seis vezes: 2009 a 2012, 2015 e 2019. CR7 foi cinco: 2008, 13, 14, 16 e 2017.
Flipar
-
Agora, o grande objetivo de Messi é ganhar uma Copa do Mundo. Em 2014, ele foi eleito o craque da competição, mas a Argentina ficou com o vice, após perder de 1 a 0 para a Alemanha, na final, em pleno Maracanã.
Flipar
-
Ele disputou ainda as edições de 2006, 2010 e 2018, um recorde na Argentina, junto com Maradona (hoje já falecido) e Mascherano, já aposentado. Ele só não jogará em 2022 se uma lesão o impedir. Em toda a história, o recorde de Copas é cinco. Ele pertence a um mexicano e a um alemão.
Flipar
-
Falando em Maradona, Messi também
Flipar
-
Apesar de não ter conquistado a Copa do Mundo, Messi ganhou Olimpíadas de 2008 (torneio sub-23) e Copa América de 2021, ambas eliminando o Brasil. Ele também ganhou a Finalíssima de 2022, torneio disputado contra o campeão europeu, Itália. Lionel também ganhou o Mundial Sub-20 de 2005.
Flipar
-
Com 769 gols, 38 títulos e seis bolas de ouro como profissional, Messi ainda quer muito mais e tem contrato com o PSG até junho de 2023. Seu patrimônio é estimado em R$ 1,6 bilhão, incluindo o que ganhou com patrocinadores e propagandas. São 341 milhões de seguidores no Instagram.
Flipar
-
Reservado nas palavras e nas redes sociais e até com os companheiros em campo, ele é um leão com a bola. Está casado desde 2017 com a modelo Antonella Rocuzzo, com quem três filhos: Mateo, Thiago e Ciro.
Flipar