A análise dos rins de Paulinha Abelha indicou que ela tinha lesões graves, que acabaram levando à sua morte no dia 23/2 deste ano. E remédios para emagrecer podem ter agravado o estado da cantora.
Flipar
A biópsia dos rins apontou que ela sofria de uma necrose acentuada, o que provocava a incapacidade do órgão de filtrar as impurezas do corpo - uma função essencial dos rins.
Flipar
Um exame também apontou que havia uma lesão hepática aguda com inflamação e morte das células que formam o fígado, problema possivelmente causado pelo uso de medicamentos para emagrecer. Entre eles, um estimulante anfetamínico.
Flipar
Teste toxicológico já havia indicado a presença de anfetaminas (foto), encontradas em remédios para emagrecimento, e barbitúricos, componentes de sedativos.
Flipar
A certidão de óbito da cantora registra quatro causas da morte: meningoencefalite, insuficiência renal aguda, hepatite e hipertensão craniana.
Flipar
Após a morte de Paulinha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária expôs medicamentos emagrecedores que são proibidos. São 140 ao todo!
Flipar
Para conferir todas as ações de recolhimento, suspensão e interdição de medicamentos determinadas pela Anvisa, você pode entrar no site oficial da Anvisa.
Flipar
Paulinha Abelha morreu aos 43 anos no Hospital Primavera, em Aracaju, capital do Sergipe, a 100 km de Simão Dias, sua cidade natal.
Flipar
Simão Dias, onde Paulinha nasceu, fica na região do Polígono das Secas, no oeste do estado, fazendo divisa com a Bahia.
Flipar
Paulinha deu entrada no dia 11/2 com dores renais e chegou a fazer sessões de diálise para filtrar o sangue. Mas seu estado se agravou e ela foi internada na UTI. A transferência para o Hospital Primavera foi feita no dia 17, seis dias antes de sua morte.
Flipar
Na semana em que foi internada, Paulinha chegou a dar entrevista no Podpah e se queixou de tonteira. Disse que, antes de entrar no estúdio, havia tido uma sensação de desmaio. Mas seguiu em frente.
Flipar
Paula de Menezes Nascimento Leça Viana nasceu em 16/8/1978. A música sempre esteve presente em sua vida desde menina. Ela começou a cantar aos 12 anos, em trios elétricos de Sergipe.
Flipar
O sucesso de Paulinha Abelha chegou na Banda Calcinha Preta, onde ela ingressou em 1998, a convite do empresário e produtor musical Gilton Andrade.
Flipar
Paulinha era a vocalista da banda, ao lado de Silvânia Aquino, Bell Oliver e Daniel Diau.
Flipar
Em 2010, Paulinha saiu da banda para participar de duplas e outros grupos. Mas decidiu voltar à Calcinha Preta em 2018.
Flipar
O Calcinha Preta é dedicado ao forró. Foi fundado em 1995 e ganhou este nome a partir de uma consulta popular.
Flipar
Entre os sucessos, o hit
Flipar
Outro grande sucesso do Calcinha Preta é
Flipar
O maior hit da banda é
Flipar
Paulinha Abelha deixou saudade nos fãs. Carismática e efusiva, ela tinha 2,4 milhões de seguidores em redes sociais: 1 milhão a mais que a própria banda Calcinha Preta.