-
O mestre do Kung-Fu Jackie Chan está produzindo um filme de propaganda sobre um episódio histórico verdadeiro.
Flipar
-
O filme
Flipar
-
A trama mostra centenas de cidadãos chineses que viviam no Iêmen e tiveram que deixar o país devastado pela guerra, usando barcos da Marinha chinesa. O episódio ocorreu em 2015.
Flipar
-
Como o Iêmen ainda é um país afetado pelas consequências da guerra e considerado perigoso, gravações estão sendo feitas na Síria.
Flipar
-
O diretor Yinxi Song e uma grande equipe têm feito as filmagens, que contam com muitos figurantes.
Flipar
-
Para obter um cenário real de destruição, mas em local atualmente seguro, Jackie Chan escolheu o bairro Hajar al Aswad, ao sul de Damasco, capital da Síria.
Flipar
-
Esse bairro é fantasma, pois ficou abandonado após a retirada de jihadistas (muçulmanos que praticam atos violentos).
Flipar
-
Em Hajar al Aswad, o grupo terrorista Estado islâmico chegou a se estabelecer, provocando intensos combates na região. Mas o governo sírio retomou a área em maio de 2018.
Flipar
-
Antes da reconquista do território, o conflito na Síria (iniciado em 2011) deixou mais de 500 mil mortos. Milhões de pessoas deixaram suas casas.
Flipar
-
O diretor Yinxi Song informou que, a princípio, Jackie Chan não deverá ir à Síria.
Flipar
-
Ele é o principal produtor do filme e acompanh à distância o desenrolar das gravações.
Flipar
-
O filme
Flipar
-
Desde 2011, não apenas a Síria, mas também a Rússia e o Irã têm atraído o interesse de produtores estrangeiros por causa dos cenários ligados a guerras.
Flipar
-
Desde o início de 2021, o Partido Comunista Chinês impulsionou a produção de um número crescente de filmes de propaganda, desencadeados pelo centenário do Partido no ano passado.
Flipar
-
O envolvimento de Chan no projeto não surpreende. Ele já declarou apoio ao partido.
Flipar
-
Na cerimônia de comemoração das filmagens, foi estendida uma faixa com mensagem de Paz e Amor (Peace & Love)..
Flipar
-
Jackie Chan é um dos atores mais populares do cinema mundial. E além de filmes, ele faz anúncios.
Flipar
-
Em 2021, ele viralizou nas redes ao fazer uma propaganda da Shopee (loja virtual), em que fala português:
Flipar
-
Bem-humorado e carismático, Jackie Chan tem 68 anos, completados em 7 de abril de 2022.
Flipar
-
Mas também é exímio lutador. Mestre em aikido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, WingChun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.
Flipar
-
Após a trágica morte de Bruce Lee (foto) em 1973, Chan foi apontado como um possível sucessor e estrelou uma série de filmes de kung fu.
Flipar
-
Mas, para não permanecer no mesmo estilo de Lee, ele decidiu combinar suas habilidades nas artes marciais com acrobacias próprias. E acrescentou um tom cômico. Deu certo. Tornou-se um ator de muito sucesso.
Flipar
-
Chan costuma dispensar dublês. Com isso, em 2012, entrou para o Livro dos Recordes (Guiness) como o ator que mais vezes executou suas cenas de ação.
Flipar
-
Seu nome verdadeiro é Chan Kong-sang. Além de ator e produtor, ele também é roteirista, diretor de cinema, cantor e coreógrafo.
Flipar
-
Sempre ligado em alta voltagem, Chan já era agitado na infância. Tanto que, quando menino, tinha o apelido de Pao-Pao (bola de canhão) por gostar de rolar no chão e ter muita energia.
Flipar
-
Chan nasceu em 7/4/1954 em Victoria Peak, na Ilha de Hong Kong. Seus pais eram muito pobres e ele quase foi vendido para um casal rico da Inglaterra quando era bebê. Mas a família conseguiu se reestruturar.
Flipar
-
O nome Jackie surgiu na juventude, quando ele visitava os pais, que haviam se mudado para a Austrália. O jovem Chan fazia trabalho de meio período como operário de construção e ganhou o apelido.
Flipar
-
O ator e lutador é tão popular que ganhou uma animação em que ele é personagem:
Flipar
-
E Chan ainda faz trabalhos sociais. Em 1988, Chan fundou a Jackie Chan Charitable Foundation, que ajuda financeiramente programas de caridade para crianças em vários países,
Flipar