-
Duas comemorações especiais marcaram o último dia 23 de outubro no Brasil: o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.
Flipar
-
A data existe graças ao primeiro voo do 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont, no dia 23 de outubro de 1906.
Flipar
-
Além de representar uma importante revolução nos meios de transporte do mundo todo, o dia 23 de outubro simboliza a valorização dos pilotos de avião.
Flipar
-
Por isso, para além de Santos Dumont, o FLIPAR vai percorrer a vida de outro grande nome da história da aviação, que marcou época com uma vida agitada e cheia de acontecimentos curiosos: Howard Hughes. Apertem os cintos!
Flipar
-
Howard Robard Hughes Jr. nasceu em 24 de dezembro de 1905 nos Estados Unidos, mais precisamente em Humble, Texas.
Flipar
-
Até sua morte, em 1976, Howard foi aviador, engenheiro aeronáutico, produtor e diretor de cinema.
Flipar
-
Ele ganhou fama por quebrar vários recordes mundiais no ramo da aviação, além de ter construído as próprias aeronaves.
Flipar
-
Howard também foi dono da TWA, uma das maiores companhias aéreas da história dos Estados Unidos. Por conta de dificuldades financeiras, ela foi adquirida pela American Airlines em 2001.
Flipar
-
Após a morte da mãe, Allene Hughes, e do pai, Howard R. Hughes Sr., (foto) em um curto espaço de dois anos, Howard se tornou órfão ainda aos 19 anos de idade.
Flipar
-
Após perder os pais, Howard herdou a empresa do pai, a Hughes Tool Company, que tinha valor estimado de um milhão de dólares na época.
Flipar
-
Desde pequeno interessado em mecânica e matemática, Howard Jr. abandonou a universidade em 1925, casou-se com Ella Rice e começou a produzir filmes após se mudar para Hollywood.
Flipar
-
Depois de financiar três filmes sem grande sucesso, Howard Jr. produziu “Hell’s Angels”, obra sobre os pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial – segmento da força aérea do Reino Unido.
Flipar
-
O longa, lançado em 1930, foi considerado a produção mais cara já feita até então, tendo custado 3,8 milhões de dólares.
Flipar
-
Depois de uma primeira versão muda, Howard chegou a refilmar tudo ao perceber o fenômeno dos filmes falados, que chegavam com tudo em Hollywood no início dos anos 30.
Flipar
-
A fama de Howard Jr. em Hollywood decolou depois do sucesso de “Hell’s Angels” e ele chegou a se relacionar com grandes estrelas do cinema da época.
Flipar
-
Entre as atrizes com quem Howard se envolveu estão Ava Gardner, Katharine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis (foto), Terry Moore e Lana Turner, além de ter sido casado com Jean Peters, de 1957 a 1971.
Flipar
-
Apaixonado por aviões, Howard se dedicou a aprender sozinho sobre engenharia e desenvolveu seu primeiro avião em 1935, o “H-1”, já por sua empresa própria, a Hughes Aircraft.
Flipar
-
Já no primeiro voo, Howard quebrou o recorde mundial de velocidade ao atingir 566 km/h. Em 1937, outro recorde, dessa vez de tempo de voo: foi de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos!
Flipar
-
Ainda em 1937, Howard Jr. foi eleito o melhor aviador do mundo e ganhou uma honraria do presidente Roosevelt, na Casa Branca dos EUA.
Flipar
-
Incansável, Howard estabeleceu mais um recorde mundial: em 1938, deu a volta ao mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos, metade do tempo anterior!
Flipar
-
Durante a 2ª Guerra Mundial, Howard desenvolveu o “H-4 Hércules”, um hidroavião gigantesco considerado o de maior envergadura de todos os tempos!
Flipar
-
Após muitas conquistas na vida e de ser considerado um dos homens mais ricos do mundo, Howard Jr. começou a sofrer com vícios de drogas e viu se agravar sua fobia por germes, condição herdada de sua mãe.
Flipar
-
Com sua saúde mental e física cada vez mais comprometida, Howard passou os últimos dias de sua vida no México até falecer aos 70 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca.
Flipar
-
Ironicamente, Howard Jr. morreu a bordo de um avião, enquanto era transportado para Houston, para um tratamento médico.
Flipar
-
A vida agitada de Howard Hughes já inspirou diversas obras cinematográficas. Entre elas, “O Aviador”, filme do aclamado diretor Martin Scorsese.
Flipar
-
O filme, lançado em 2004, trouxe Leonardo DiCaprio no papel principal, custou cerca de 110 milhões de dólares para ser feito e faturou pouco mais de 210 milhões no mundo todo.
Flipar
-
Além disso, o filme foi indicado para 11 Oscars e ganhou 5, incluindo de Melhor Atriz Coadjuvante para a Cate Blanchett (foto) no papel de Katharine Hepburn, uma das estrelas com quem Howard Jr. se relacionou.
Flipar
-
Agora soltem os cintos e fiquem ligados no FLIPAR para mais curiosidades e descobertas!
Flipar