Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indonésia: País deslumbrante castigado pela Natureza

Flipar|

A Indonésia é o país com maior número de ilhas no mundo. São 17.508, sendo 6.000 delas habitadas. Mas são ilhas vulcânicas.
A Indonésia é o país com maior número de ilhas no mundo. São 17.508, sendo 6.000 delas habitadas. Mas são ilhas vulcânicas. A Indonésia é o país com maior número de ilhas no mundo. São 17.508, sendo 6.000 delas habitadas. Mas são ilhas vulcânicas.
As ilhas foram formadas pela ação de placas tectônicas (imensos blocos que se movimentam no interior da Terra). Portanto, é uma região castigada pela Natureza, onde os desastres são frequentes.
As ilhas foram formadas pela ação de placas tectônicas (imensos blocos que se movimentam no interior da Terra). Portanto, é uma região castigada pela Natureza, onde os desastres são frequentes. As ilhas foram formadas pela ação de placas tectônicas (imensos blocos que se movimentam no interior da Terra). Portanto, é uma região castigada pela Natureza, onde os desastres são frequentes.
Para se ter uma ideia, o mundo tem 14 placas tectônicas maiores e 38 menores. A Indonésia é afetada por 4 das maiores: Euroasiática, Filipinas, Pacífico e Australiana, que causam os maiores problemas, além de 9 menores que colidem umas nas outras .
Para se ter uma ideia, o mundo tem 14 placas tectônicas maiores e 38 menores. A Indonésia é afetada por 4 das maiores: Euroasiática, Filipinas, Pacífico e Australiana, que causam os maiores problemas, além de 9 menores que colidem umas nas outras . Para se ter uma ideia, o mundo tem 14 placas tectônicas maiores e 38 menores. A Indonésia é afetada por 4 das maiores: Euroasiática, Filipinas, Pacífico e Australiana, que causam os maiores problemas, além de 9 menores que colidem umas nas outras .
Por isso, há mais de 130 vulcões ativos na Indonésia, que formam um cinturão de fogo desde o norte da Ilha de Sumatra até a Ilha de Timor, no Sul.
Por isso, há mais de 130 vulcões ativos na Indonésia, que formam um cinturão de fogo desde o norte da Ilha de Sumatra até a Ilha de Timor, no Sul. Por isso, há mais de 130 vulcões ativos na Indonésia, que formam um cinturão de fogo desde o norte da Ilha de Sumatra até a Ilha de Timor, no Sul.
A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, área com 40.000 km de extensão no Norte do Oceano Pacífico onde há muitos terremotos e vulcões. Em forma de ferradura no mapa, esse
A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, área com 40.000 km de extensão no Norte do Oceano Pacífico onde há muitos terremotos e vulcões. Em forma de ferradura no mapa, esse A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, área com 40.000 km de extensão no Norte do Oceano Pacífico onde há muitos terremotos e vulcões. Em forma de ferradura no mapa, esse
Todo esse perigo é enfrentado por uma população gigantesca: 260 milhões de habitantes, a quarta maior população do planeta.
Todo esse perigo é enfrentado por uma população gigantesca: 260 milhões de habitantes, a quarta maior população do planeta. Todo esse perigo é enfrentado por uma população gigantesca: 260 milhões de habitantes, a quarta maior população do planeta.
As principais ilhas são bastante povoadas. A capital Sumatra tem mais de 50 milhões de habitantes. A Ilha de Sulawesi tem quase 20 milhões. Todas com belas paisagens.
As principais ilhas são bastante povoadas. A capital Sumatra tem mais de 50 milhões de habitantes. A Ilha de Sulawesi tem quase 20 milhões. Todas com belas paisagens. As principais ilhas são bastante povoadas. A capital Sumatra tem mais de 50 milhões de habitantes. A Ilha de Sulawesi tem quase 20 milhões. Todas com belas paisagens.
Mas a mais impressionante é a Ilha de Java que, sozinha, tem a população da Rússia. São 144 milhões de pessoas. A densidade é de 1.130 habitantes por km².
Mas a mais impressionante é a Ilha de Java que, sozinha, tem a população da Rússia. São 144 milhões de pessoas. A densidade é de 1.130 habitantes por km². Mas a mais impressionante é a Ilha de Java que, sozinha, tem a população da Rússia. São 144 milhões de pessoas. A densidade é de 1.130 habitantes por km².
As pessoas moram em vilarejos ou cidades perto de vulcões ativos. São 45 em Java, entre eles o Merapi e o Kelud.
As pessoas moram em vilarejos ou cidades perto de vulcões ativos. São 45 em Java, entre eles o Merapi e o Kelud. As pessoas moram em vilarejos ou cidades perto de vulcões ativos. São 45 em Java, entre eles o Merapi e o Kelud.
Apesar do risco, as pessoas veem uma vantagem porque, devido às erupções, o vulcão solta minerais na terra, auxiliando na agricultura. O magnésio, cobre, ferro, zinco e o enxofre, por exemplo, são nutrientes importantes para as plantas.
Apesar do risco, as pessoas veem uma vantagem porque, devido às erupções, o vulcão solta minerais na terra, auxiliando na agricultura. O magnésio, cobre, ferro, zinco e o enxofre, por exemplo, são nutrientes importantes para as plantas. Apesar do risco, as pessoas veem uma vantagem porque, devido às erupções, o vulcão solta minerais na terra, auxiliando na agricultura. O magnésio, cobre, ferro, zinco e o enxofre, por exemplo, são nutrientes importantes para as plantas.
Como a Indonésia fica numa latitude por onde passa a Linha do Equador, a terra é fértil, com clima úmido.
Como a Indonésia fica numa latitude por onde passa a Linha do Equador, a terra é fértil, com clima úmido. Como a Indonésia fica numa latitude por onde passa a Linha do Equador, a terra é fértil, com clima úmido.
Na mesma latitude encontram-se a Floresta Amazônica, no Brasil, e a Floresta do Congo (foto), na África. Todas exuberantes.
Na mesma latitude encontram-se a Floresta Amazônica, no Brasil, e a Floresta do Congo (foto), na África. Todas exuberantes. Na mesma latitude encontram-se a Floresta Amazônica, no Brasil, e a Floresta do Congo (foto), na África. Todas exuberantes.
No entanto, apesar de usufruir dos minerais expelidos pelos vulcões, a população também sofre as consequências das erupções.
No entanto, apesar de usufruir dos minerais expelidos pelos vulcões, a população também sofre as consequências das erupções. No entanto, apesar de usufruir dos minerais expelidos pelos vulcões, a população também sofre as consequências das erupções.
Em 24/4 deste ano, o Anak Krakatoa (Filho de Krakatoa) lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3 km no céu. Autoridades emitiram alerta e moradores tomaram as precauções.
Em 24/4 deste ano, o Anak Krakatoa (Filho de Krakatoa) lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3 km no céu. Autoridades emitiram alerta e moradores tomaram as precauções. Em 24/4 deste ano, o Anak Krakatoa (Filho de Krakatoa) lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3 km no céu. Autoridades emitiram alerta e moradores tomaram as precauções.
O nome Krakatoa remete à grande tragédia de 1883, quando este vulcão teve uma erupção tão impactante que lançou detritos a 100 km de altura e causou tsunamis até o Canal da Mancha. Ao todo, 35 mil pessoas morreram.
O nome Krakatoa remete à grande tragédia de 1883, quando este vulcão teve uma erupção tão impactante que lançou detritos a 100 km de altura e causou tsunamis até o Canal da Mancha. Ao todo, 35 mil pessoas morreram. O nome Krakatoa remete à grande tragédia de 1883, quando este vulcão teve uma erupção tão impactante que lançou detritos a 100 km de altura e causou tsunamis até o Canal da Mancha. Ao todo, 35 mil pessoas morreram.
Em 4/12/2021, o vulcão Semeru, na Ilha de Java, entrou em erupção causando a morte de 14 pessoas e deixando 56 feridas.
Em 4/12/2021, o vulcão Semeru, na Ilha de Java, entrou em erupção causando a morte de 14 pessoas e deixando 56 feridas. Em 4/12/2021, o vulcão Semeru, na Ilha de Java, entrou em erupção causando a morte de 14 pessoas e deixando 56 feridas.
Por causa da erupção do Semeru, mais de 1.300 pessoas foram deslocadas para longe de casa. Centenas de imóveis foram destruídos.
Por causa da erupção do Semeru, mais de 1.300 pessoas foram deslocadas para longe de casa. Centenas de imóveis foram destruídos. Por causa da erupção do Semeru, mais de 1.300 pessoas foram deslocadas para longe de casa. Centenas de imóveis foram destruídos.
Mas os vulcões não são a única ameaça. Por causa da atividade das placas tectônicas, o risco de terremotos é permanente. Há quem estime em cerca de 5 mil por ano, embora, claro, a maioria seja de pequena magnitude.
Mas os vulcões não são a única ameaça. Por causa da atividade das placas tectônicas, o risco de terremotos é permanente. Há quem estime em cerca de 5 mil por ano, embora, claro, a maioria seja de pequena magnitude. Mas os vulcões não são a única ameaça. Por causa da atividade das placas tectônicas, o risco de terremotos é permanente. Há quem estime em cerca de 5 mil por ano, embora, claro, a maioria seja de pequena magnitude.
Em 10/9 deste ano, por exemplo, centenas de pessoas foram deslocadas de casa por causa de um terremoto que atingiu ilhas no lado oeste do país.
Em 10/9 deste ano, por exemplo, centenas de pessoas foram deslocadas de casa por causa de um terremoto que atingiu ilhas no lado oeste do país. Em 10/9 deste ano, por exemplo, centenas de pessoas foram deslocadas de casa por causa de um terremoto que atingiu ilhas no lado oeste do país.
Mas, quando ocorrem terremotos mais impactantes, a tragédia é certa.
Mas, quando ocorrem terremotos mais impactantes, a tragédia é certa. Mas, quando ocorrem terremotos mais impactantes, a tragédia é certa.
Em 17/1/2021, mais de 70 pessoas morreram, 740 ficaram feridas e quase 28 mil tiveram que sair de casa, após destruição causada por terremoto na província de Sulawesi.
Em 17/1/2021, mais de 70 pessoas morreram, 740 ficaram feridas e quase 28 mil tiveram que sair de casa, após destruição causada por terremoto na província de Sulawesi. Em 17/1/2021, mais de 70 pessoas morreram, 740 ficaram feridas e quase 28 mil tiveram que sair de casa, após destruição causada por terremoto na província de Sulawesi.
Além disso, a capital Jacarta afunda cerca de 7,5 centímetros em média por ano, o que tem causado grande preocupação.
Além disso, a capital Jacarta afunda cerca de 7,5 centímetros em média por ano, o que tem causado grande preocupação. Além disso, a capital Jacarta afunda cerca de 7,5 centímetros em média por ano, o que tem causado grande preocupação.
A cidade tem mais de 10 milhões de habitantes. O afundamento ocorre porque um número cada vez maior de pessoas retira água dos aquíferos abaixo da cidade.
A cidade tem mais de 10 milhões de habitantes. O afundamento ocorre porque um número cada vez maior de pessoas retira água dos aquíferos abaixo da cidade. A cidade tem mais de 10 milhões de habitantes. O afundamento ocorre porque um número cada vez maior de pessoas retira água dos aquíferos abaixo da cidade.
Sem medidas de adaptação, cerca de 25% da área da capital poderão ficar submersos até 2050.
Sem medidas de adaptação, cerca de 25% da área da capital poderão ficar submersos até 2050. Sem medidas de adaptação, cerca de 25% da área da capital poderão ficar submersos até 2050.
Para reduzir o número de pessoas em Jacarta, o governo da Indonésia aprovou uma lei que transfere a capital do país para a Ilha de Bornéu.
Para reduzir o número de pessoas em Jacarta, o governo da Indonésia aprovou uma lei que transfere a capital do país para a Ilha de Bornéu. Para reduzir o número de pessoas em Jacarta, o governo da Indonésia aprovou uma lei que transfere a capital do país para a Ilha de Bornéu.
A nova capital será uma cidade planejada, construída do zero, que vai se chamar Nusantara (palavra que significa arquipélago). Deve ser inaugurada em 2024.
A nova capital será uma cidade planejada, construída do zero, que vai se chamar Nusantara (palavra que significa arquipélago). Deve ser inaugurada em 2024. A nova capital será uma cidade planejada, construída do zero, que vai se chamar Nusantara (palavra que significa arquipélago). Deve ser inaugurada em 2024.
Você visitaria a Indonésia ou ficaria preocupado com vulcões e terremotos?
Você visitaria a Indonésia ou ficaria preocupado com vulcões e terremotos? Você visitaria a Indonésia ou ficaria preocupado com vulcões e terremotos?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.