O oitavo Simpósio de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia começa neste 18/5 no Rio de Janeiro, com discussões sobre formas de tratamento de cabelos e unhas.
Flipar
O tema atrai o interesse de todos, principalmente nesta época após a pandemia, quando os cuidados com higiene foram redobrados.
Flipar
O dermatologista Daniel Fernandes Melo coordena o departamento de cabelos e unhas da SBD e vai mostrar o que há de mais recente no tratamento capilar, entre outros temas.
Flipar
A médica Violeta Tortelly passou ao FLIPAR algumas dicas práticas para que as pessoas evitem problemas no couro cabeludo.
Flipar
Ela esclarece que, em caso de queda, a pessoa não deve parar de lavar os cabelos com a frequência normal. A limpeza faz parte do tratamento. Lave com os intervalos ideais para o seu tipo de fio.
Flipar
Outro cuidado é não tirar casquinha do couro cabeludo com a unha, pois isso provoca o risco de infecção.
Flipar
Não se deve descolorir o cabelo sem, antes, fazer o teste da mecha, para ver se há alguma reação alérgica. Mesmo cuidado deve ser tomado com tinturas.
Flipar
O FLIPAR aproveita para alertar sobre o risco com pomadas. Recentemente, mais de 700 pessoas tiveram problemas de visão por causa do uso de pomadas modeladoras para cabelo.
Flipar
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) chegou a suspender a venda desse tipo de produto.
Flipar
As mulheres sentiram dor nos olhos, inchaço, lacrimejamento, e fotofobia.
Flipar
Outro cuidado importante é com tranças, que hoje em dia são muito comuns.
Flipar
As tranças devem ser lavadas, ao menos, 1 vez na semana. Esfregue bem o couro cabeludo e passe um pouco do produto delicadamente no resto do cabelo.
Flipar
Óleo de coco, óleo de oliva, óleo de argan, óleo de mirra, óleo de canela e óleo de cálamo são ótimas opções para selar as cutículas das madeixas.
Flipar
Já em relação às unhas, Fabiane Mullinari Brenner, da Direção da SBD que trata desse segmento, alerta para perigos com a colocação das postiças.
Flipar
O procedimento não é recomendado para grávidas por representar uma colocação invasiva que pode causar infecções.
Flipar
Os cuidados com as unhas postiças começam antes mesmo da aplicação.
Flipar
É sempre bom levar o produto para avaliação do dermatologista.
Flipar
Fabiane alerta que o melanoma sob as unhas pode ser confundido com uma infecção e apenas um especialista pode diferenciar.
Flipar
Não coloque a unha postiça cobrindo a sua cutícula. Ela pode ficar próxima, mas nunca em cima.
Flipar
Nunca retire a unha por conta própria, forçando a barra. O ideal é retornar ao local da aplicação. E usar álcool 70% após a retirada para eliminação de substâncias residuais.