-
A venda do Twitter para Elon Musk é, de longe, o assunto mais comentado na Internet, principalmente nesta mesma rede social. Homem mais rico do mundo, ele comprou o microblog por 44 bilhões de dólares (R$ 215 bilhões). Veja os detalhes.
Flipar
-
A investida não é tão surpreendente. Nos últimos meses, Musk criticou demais o Twitter e demonstrou vontade de criar sua própria rede social. Para ele, a rede social não respeitava plenamente a liberdade de expressão quando removia alguns conteúdos.
Flipar
-
Em março, ele fez uma enquete no Twitter:
Flipar
-
No início deste mês (abril), ele investiu cerca de 3 bilhões de dólares (R$ 15 bi, aproximadamente) para comprar 73,5 milhões de ações do Twitter, o equivalente a 9,2 % do total da empresa. Naquele momento, ele se tornou o maior acionista individual do Twitter.
Flipar
-
Ele seguiu demonstrando vontade de ampliar o seu poder sobre o Twitter e ofereceu os 44 bilhões de dólares para comprar toda a empresa e transformá-la em capital fechado. Atualmente, é aberto. Em um primeiro momento, a ideia não foi bem vista, mesmo com pagamento em dinheiro.
Flipar
-
No entanto, Musk se reuniu com os principais acionistas do Twitter na última sexta-feira (22) para argumentar. Dois dias depois, esses acionistas se reuniram sem ele e optaram pela venda. Agora, faltam só detalhes burocráticos para o processo ser concluído. Isso deve acabar até dezembro.
Flipar
-
Após esta compra, agora todos se questionam como ficará a empresa. Todos esperam uma rede social com total liberdade de expressão. Até hoje, o Twitter tem regras e pode banir usuários que ofenderem terceiros e/ou espalhem fake news propositalmente.
Flipar
-
Por outro lado, Musk quer proibir os perfis fakes e/ou
Flipar
-
A empresa, claro, será de capital fechado e pertencerá a um só dono, como acontece com empresas como Instagram, Facebook, Whatsapp e Tik Tok. Atualmente, ela é aberta, com ações na bolsa, embora tenha CEO e um Conselho de Administração.
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Os brasileiros, claro, fizeram muitas piadas com a venda e brincaram com o fato de Musk investir tanto dinheiro em uma rede social que é gratuita. Outros afirmaram que ele deveria ter doado o dinheiro e ajudar a matar a fome de milhões de pessoas em todo o mundo.
Flipar
-
O magnata é tratado pela mídia como o detentor de riqueza criada com maior rapidez na história. Na lista dos bilionários, ele ultrapassou Jeff Bezos (foto), dono da Amazon, que tem cerca de 184 bilhões de dólares, algo em torno de 800 bilhões de reais. Mas como ele ficou rico? Quem é ele?
Flipar
-
Como já dito, ele é o homem mais rico do mundo e tem uma fortuna estimada em 263 bilhões de dólares, cerca de 1 trilhão de reais. Uma pesquisa da Tipaldi Approve prevê que em 2024 ele vai alcançar 1 trilhão de dólares. Hoje, Elon tem 50 anos.
Flipar
-
Na infância e na adolescência, Musk foi vítima de bullying por ser nerd apaixonado por “Senhor dos Anéis”. Nasceu em família rica e aos 12 anos criou seu próprio jogo de videogame, que posteriormente foi comprado por uma empresa sul-africana por um valor irrisório.
Flipar
-
Sul-africano, é filho de uma canadense. Aos 19, foi para os EUA estudar física e economia. Após se formar, fundou a empresa Zip2 (também vendida), desenvolvedora de conteúdo para canais de notícias. Em 1999, co-fundou a X.com, e renomeada para
Flipar
-
Fundou a Space Exploration Technologies, SpaceX (desenvolvedora de foguetes), em 2002. Desde então, atua como diretor executivo. Os primeiros veículos de lançamento da empresa foram Falcon 1 (primeiro a colocar um satélite na órbita da Terra), Falcon 9 e a nave espacial Dragon.
Flipar
-
Musk foi um dos principais financiadores da Tesla, produtora de carros elétricos. Em 2013, apresentou o Hyperloop, sistema de transporte composto por vagões que se locomovem sobre trilhos por meio de levitação magnética. O intuito é permitir viagens de alta velocidade, a aproximadamente 1.200 km/h.
Flipar
-
Em 2015, Elon anunciou a empresa de pesquisa de inteligência artificial, OpenAI. O objetivo é garantir que a inteligência artificial beneficie a humanidade.
Flipar
-
Em 2016, Musk idealizou uma empresa chamada
Flipar
-
O Twitter é uma rede social americana fundada em 2006. A rede social é gratuita e tem sede no Vale do Silício, onde ficam gigantes da comunicação e/ou da tecnologia, como Google, Youtube, Instagram, Amazon, Apple e Netflix.
Flipar
-
O Twitter está disponível em 47 idiomas. São pouco mais de 1 bilhão de contas na rede social, sendo cerca de 220 milhões ativas e 20 milhões de contas ativas no Brasil. Apesar de ter bem menos usuários do que as concorrentes, ela tem muito mais penetração no aspecto político.
Flipar