Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É arte! É jogo! É música! É dança! Capoeira é tudo e muito mais!

Flipar|

Há 48 anos, em 5/2/1974, morria o Mestre Bimba, um dos maiores nomes da Capoeira no Brasil. Nascido em Salvador, na Bahia, ele foi o criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional, importante expressão do gênero no país.
Há 48 anos, em 5/2/1974, morria o Mestre Bimba, um dos maiores nomes da Capoeira no Brasil. Nascido em Salvador, na Bahia, ele foi o criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional, importante expressão do gênero no país. Há 48 anos, em 5/2/1974, morria o Mestre Bimba, um dos maiores nomes da Capoeira no Brasil. Nascido em Salvador, na Bahia, ele foi o criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional, importante expressão do gênero no país.
Nos anos 1930, Mestre Bimba tinha percebido que a capoeira, como luta, estava perdendo adeptos. Muitos a consideravam violenta. Então, ele misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque criando um novo estilo, com movimentos mais rápidos, num ritmo musical contagiante.
Nos anos 1930, Mestre Bimba tinha percebido que a capoeira, como luta, estava perdendo adeptos. Muitos a consideravam violenta. Então, ele misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque criando um novo estilo, com movimentos mais rápidos, num... Nos anos 1930, Mestre Bimba tinha percebido que a capoeira, como luta, estava perdendo adeptos. Muitos a consideravam violenta. Então, ele misturou elementos da Capoeira Tradicional com o batuque criando um novo estilo, com movimentos mais rápidos, num ritmo musical contagiante.
Mestre Bimba fez uma apresentação de capoeira para o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas (foto), e o gaúcho gostou tanto que transformou a modalidade em esporte nacional. Mestre Bimba virou o jogo!
Mestre Bimba fez uma apresentação de capoeira para o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas (foto), e o gaúcho gostou tanto que transformou a modalidade em esporte nacional. Mestre Bimba virou o jogo! Mestre Bimba fez uma apresentação de capoeira para o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas (foto), e o gaúcho gostou tanto que transformou a modalidade em esporte nacional. Mestre Bimba virou o jogo!
A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira, implantada por negros africanos escravizados no Brasil. É arte, é música, é dança, é luta. Além de ser usada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade africana.
A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira, implantada por negros africanos escravizados no Brasil. É arte, é música, é dança, é luta. Além de ser usada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade africana. A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira, implantada por negros africanos escravizados no Brasil. É arte, é música, é dança, é luta. Além de ser usada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade africana.
O objetivo é demonstrar força, habilidade e autoconfiança, com perfeição no gingado (movimento ritmado do corpo, com equilíbrio e atenção nos movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque do parceiro).
O objetivo é demonstrar força, habilidade e autoconfiança, com perfeição no gingado (movimento ritmado do corpo, com equilíbrio e atenção nos movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque do parceiro). O objetivo é demonstrar força, habilidade e autoconfiança, com perfeição no gingado (movimento ritmado do corpo, com equilíbrio e atenção nos movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque do parceiro).
Há três tipos de capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
Há três tipos de capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. Há três tipos de capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
Na Capoeira Angola, a mais antiga (da época da escravidão), os golpes são próximos ao chão, o ritmo é lento, há muita malícia e ninguém bate palmas.
Na Capoeira Angola, a mais antiga (da época da escravidão), os golpes são próximos ao chão, o ritmo é lento, há muita malícia e ninguém bate palmas. Na Capoeira Angola, a mais antiga (da época da escravidão), os golpes são próximos ao chão, o ritmo é lento, há muita malícia e ninguém bate palmas.
Na Capoeira Regional, a malícia se associa à musicalidade mais intensa, com ritmos e movimentos rápidos. Usam-se poucas acrobacias. E os participantes batem palmas.
Na Capoeira Regional, a malícia se associa à musicalidade mais intensa, com ritmos e movimentos rápidos. Usam-se poucas acrobacias. E os participantes batem palmas. Na Capoeira Regional, a malícia se associa à musicalidade mais intensa, com ritmos e movimentos rápidos. Usam-se poucas acrobacias. E os participantes batem palmas.
A Capoeira Contemporânea mistura características de ambas.
A Capoeira Contemporânea mistura características de ambas. A Capoeira Contemporânea mistura características de ambas.
O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau. É ele que dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente constituído de um pedaço de arame, um pedaço de pau e uma cabaça.
O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau. É ele que dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente constituído de um pedaço de arame, um pedaço de pau e uma cabaça. O principal instrumento utilizado na capoeira é o berimbau. É ele que dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente constituído de um pedaço de arame, um pedaço de pau e uma cabaça.
O berimbau foi introduzido à roda de capoeira no século XX. Antes, a prática era acompanhada apenas por palmas e toques de tambores.
O berimbau foi introduzido à roda de capoeira no século XX. Antes, a prática era acompanhada apenas por palmas e toques de tambores. O berimbau foi introduzido à roda de capoeira no século XX. Antes, a prática era acompanhada apenas por palmas e toques de tambores.
Em 2014, a roda de capoeira foi reconhecida pela Unesco como um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
Em 2014, a roda de capoeira foi reconhecida pela Unesco como um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Em 2014, a roda de capoeira foi reconhecida pela Unesco como um Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos. A capoeira também é jogada por crianças, como uma arte a ser preservada por diferentes gerações.
Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos. A capoeira também é jogada por crianças, como uma arte a ser preservada por diferentes gerações. Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e menos os movimentos com as mãos. A capoeira também é jogada por crianças, como uma arte a ser preservada por diferentes gerações.
Em 2017, o baiano Lucas Dias Ferreira, o Ratto, venceu a primeira edição do Red Bull Paranauê e foi eleito o capoeirista mais completo do mundo. O evento foi no Farol da Barra, em Salvador, e reuniu participantes do Brasil e do exterior.
Em 2017, o baiano Lucas Dias Ferreira, o Ratto, venceu a primeira edição do Red Bull Paranauê e foi eleito o capoeirista mais completo do mundo. O evento foi no Farol da Barra, em Salvador, e reuniu participantes do Brasil e do exterior. Em 2017, o baiano Lucas Dias Ferreira, o Ratto, venceu a primeira edição do Red Bull Paranauê e foi eleito o capoeirista mais completo do mundo. O evento foi no Farol da Barra, em Salvador, e reuniu participantes do Brasil e do exterior.
Como prêmio, Ratto ganhou uma viagem aos Estados Unidos e três dias na academia do Mestre João Grande, um ícone da capoeira mundial.
Como prêmio, Ratto ganhou uma viagem aos Estados Unidos e três dias na academia do Mestre João Grande, um ícone da capoeira mundial. Como prêmio, Ratto ganhou uma viagem aos Estados Unidos e três dias na academia do Mestre João Grande, um ícone da capoeira mundial.
João Oliveira dos Santos, o João Grande, é mestre da Capoeira Angola. Nascido em 1933 em Itagi (BA), ele se radicou nos EUA e divulga a capoeira pelo mundo.
João Oliveira dos Santos, o João Grande, é mestre da Capoeira Angola. Nascido em 1933 em Itagi (BA), ele se radicou nos EUA e divulga a capoeira pelo mundo. João Oliveira dos Santos, o João Grande, é mestre da Capoeira Angola. Nascido em 1933 em Itagi (BA), ele se radicou nos EUA e divulga a capoeira pelo mundo.
Um dos professores de João Grande foi o Mestre Pastinha (foto). Nascido em Salvador (BA), Vicente Ferreira Pastinha era menino e apanhava de um garoto quando um velho o ensinou a se defender com a capoeira. Ele se tornou especialista. Pastinha morreu em 1981, aos 92 anos.
Um dos professores de João Grande foi o Mestre Pastinha (foto). Nascido em Salvador (BA), Vicente Ferreira Pastinha era menino e apanhava de um garoto quando um velho o ensinou a se defender com a capoeira. Ele se tornou especialista. Pastinha morreu e... Um dos professores de João Grande foi o Mestre Pastinha (foto). Nascido em Salvador (BA), Vicente Ferreira Pastinha era menino e apanhava de um garoto quando um velho o ensinou a se defender com a capoeira. Ele se tornou especialista. Pastinha morreu em 1981, aos 92 anos.
Outro professor de João Grande foi o Mestre João Pequeno (foto). Nascido em Araci (BA), aprendeu capoeira aos 15 anos ao trabalhar com um capoeirista numa plantação de cana-de-açúcar. Fez história na modalidade. Morreu em 2011, aos 93 anos.
Outro professor de João Grande foi o Mestre João Pequeno (foto). Nascido em Araci (BA), aprendeu capoeira aos 15 anos ao trabalhar com um capoeirista numa plantação de cana-de-açúcar. Fez história na modalidade. Morreu em 2011, aos 93 anos. Outro professor de João Grande foi o Mestre João Pequeno (foto). Nascido em Araci (BA), aprendeu capoeira aos 15 anos ao trabalhar com um capoeirista numa plantação de cana-de-açúcar. Fez história na modalidade. Morreu em 2011, aos 93 anos.
Outro capoeirista lendário no Brasil foi Mestre Caiçara. Nascido em Cachoeira de São Félix (BA), em 1924, ele era filho de uma ialorixá e desde pequeno se acostumou aos ritos africanos. Aprendeu capoeira aos 14 anos com Mestre Aberrê. Morreu em 1997, aos 73 anos.
Outro capoeirista lendário no Brasil foi Mestre Caiçara. Nascido em Cachoeira de São Félix (BA), em 1924, ele era filho de uma ialorixá e desde pequeno se acostumou aos ritos africanos. Aprendeu capoeira aos 14 anos com Mestre Aberrê. Morreu em 1997, a... Outro capoeirista lendário no Brasil foi Mestre Caiçara. Nascido em Cachoeira de São Félix (BA), em 1924, ele era filho de uma ialorixá e desde pequeno se acostumou aos ritos africanos. Aprendeu capoeira aos 14 anos com Mestre Aberrê. Morreu em 1997, aos 73 anos.
Na capoeira moderna, além de Ratto, também se destacam Bibinha e Gugu. Em 2018, foram eles os premiados com o título de
Na capoeira moderna, além de Ratto, também se destacam Bibinha e Gugu. Em 2018, foram eles os premiados com o título de Na capoeira moderna, além de Ratto, também se destacam Bibinha e Gugu. Em 2018, foram eles os premiados com o título de
A baiana Jubenice Santos (Bibinha, na foto de calça vermelha) e o baiano Joseph Augusto de Souza (Gugu Quilombola) superaram os concorrentes mostrando habilidades nos três ramos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
A baiana Jubenice Santos (Bibinha, na foto de calça vermelha) e o baiano Joseph Augusto de Souza (Gugu Quilombola) superaram os concorrentes mostrando habilidades nos três ramos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. A baiana Jubenice Santos (Bibinha, na foto de calça vermelha) e o baiano Joseph Augusto de Souza (Gugu Quilombola) superaram os concorrentes mostrando habilidades nos três ramos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.
A prática da capoeira exige muito vigor físico. O jogo provoca o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento da força muscular e a queima de gordura. Proporciona maior flexibilidade e resistência física.
A prática da capoeira exige muito vigor físico. O jogo provoca o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento da força muscular e a queima de gordura. Proporciona maior flexibilidade e resistência física. A prática da capoeira exige muito vigor físico. O jogo provoca o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento da força muscular e a queima de gordura. Proporciona maior flexibilidade e resistência física.
A capoeira foi difundida em muitos países, principalmente onde as comunidades brasileiras são numerosas. Após a Copa do Mundo de 2014, o interesse dos japoneses pela cultura brasileira aumentou. E cidades como Oizumi, onde há muitos brasileiros, absorveram parte dos costumes que associam esporte e arte do Brasil.
A capoeira foi difundida em muitos países, principalmente onde as comunidades brasileiras são numerosas. Após a Copa do Mundo de 2014, o interesse dos japoneses pela cultura brasileira aumentou. E cidades como Oizumi, onde há muitos brasileiros, absorv... A capoeira foi difundida em muitos países, principalmente onde as comunidades brasileiras são numerosas. Após a Copa do Mundo de 2014, o interesse dos japoneses pela cultura brasileira aumentou. E cidades como Oizumi, onde há muitos brasileiros, absorveram parte dos costumes que associam esporte e arte do Brasil.
Embora a roda seja uma tradição, bastam duas pessoas para a prática da capoeira, em qualquer lugar, a qualquer hora. Um esporte que enaltece o respeito ao próximo e a valorização do corpo em harmonia com a natureza.
Embora a roda seja uma tradição, bastam duas pessoas para a prática da capoeira, em qualquer lugar, a qualquer hora. Um esporte que enaltece o respeito ao próximo e a valorização do corpo em harmonia com a natureza. Embora a roda seja uma tradição, bastam duas pessoas para a prática da capoeira, em qualquer lugar, a qualquer hora. Um esporte que enaltece o respeito ao próximo e a valorização do corpo em harmonia com a natureza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.