Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dica de férias: a rota turística para crianças que adoram dinossauros

Flipar|

As férias de julho estão chegando e o Brasil tem museus e sítios que revelam a pré-história no país. São espaços cheios de curiosidades que atraem pessoas de qualquer idade e que divertem, principalmente, as crianças.
As férias de julho estão chegando e o Brasil tem museus e sítios que revelam a pré-história no país. São espaços cheios de curiosidades que atraem pessoas de qualquer idade e que divertem, principalmente, as crianças. As férias de julho estão chegando e o Brasil tem museus e sítios que revelam a pré-história no país. São espaços cheios de curiosidades que atraem pessoas de qualquer idade e que divertem, principalmente, as crianças.
Em São Paulo, o Museu de Paleontologia Antonio Celso de Arruda Campos tem uma vasta coleção de espécies do Período Cretáceo, o último da Era dos Dinossauros, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
Em São Paulo, o Museu de Paleontologia Antonio Celso de Arruda Campos tem uma vasta coleção de espécies do Período Cretáceo, o último da Era dos Dinossauros, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. Em São Paulo, o Museu de Paleontologia Antonio Celso de Arruda Campos tem uma vasta coleção de espécies do Período Cretáceo, o último da Era dos Dinossauros, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
O museu fica na cidade de Monte Alto (a 350 km da capital paulista), onde existem mais de 30 pontos de coleta de fósseis.
O museu fica na cidade de Monte Alto (a 350 km da capital paulista), onde existem mais de 30 pontos de coleta de fósseis. O museu fica na cidade de Monte Alto (a 350 km da capital paulista), onde existem mais de 30 pontos de coleta de fósseis.
Em Uberaba, Minas Gerais, fica o Museu dos Dinossauros, que guarda mais de 3 mil exemplares de fósseis. São ossadas de 66 a 80 milhões de anos.
Em Uberaba, Minas Gerais, fica o Museu dos Dinossauros, que guarda mais de 3 mil exemplares de fósseis. São ossadas de 66 a 80 milhões de anos. Em Uberaba, Minas Gerais, fica o Museu dos Dinossauros, que guarda mais de 3 mil exemplares de fósseis. São ossadas de 66 a 80 milhões de anos.
O museu fica no bairro de Peirópolis, à margem da BR-262. Além da exposição interna dos fósseis, o museu tem um jardim com réplicas desses animais.
O museu fica no bairro de Peirópolis, à margem da BR-262. Além da exposição interna dos fósseis, o museu tem um jardim com réplicas desses animais. O museu fica no bairro de Peirópolis, à margem da BR-262. Além da exposição interna dos fósseis, o museu tem um jardim com réplicas desses animais.
O Museu Geológico de São Paulo fica no Parque Água Branca, que ocupa uma vasta área verde de 137 mil metros quadrados no distrito de Barra Funda, na capital paulista.
O Museu Geológico de São Paulo fica no Parque Água Branca, que ocupa uma vasta área verde de 137 mil metros quadrados no distrito de Barra Funda, na capital paulista. O Museu Geológico de São Paulo fica no Parque Água Branca, que ocupa uma vasta área verde de 137 mil metros quadrados no distrito de Barra Funda, na capital paulista.
O museu, inaugurado em 1967, reúne fósseis, minerais e rochas, além de mapas e fotografias. E também exibe equipamentos usados em pesquisas nos séculos 19 e 20. São 3.500 peças no acervo.
O museu, inaugurado em 1967, reúne fósseis, minerais e rochas, além de mapas e fotografias. E também exibe equipamentos usados em pesquisas nos séculos 19 e 20. São 3.500 peças no acervo. O museu, inaugurado em 1967, reúne fósseis, minerais e rochas, além de mapas e fotografias. E também exibe equipamentos usados em pesquisas nos séculos 19 e 20. São 3.500 peças no acervo.
Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens - Fica em Santana do Cariri, a 523 km da capital Fortaleza, no Ceará. A pequena cidade, de 18 mil habitantes, é uma potência na pesquisa de fósseis. É chamada
Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens - Fica em Santana do Cariri, a 523 km da capital Fortaleza, no Ceará. A pequena cidade, de 18 mil habitantes, é uma potência na pesquisa de fósseis. É chamada Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens - Fica em Santana do Cariri, a 523 km da capital Fortaleza, no Ceará. A pequena cidade, de 18 mil habitantes, é uma potência na pesquisa de fósseis. É chamada
O museu, fundado em 1985, tem 7 mil itens, incluindo vegetais e animais petrificados. E mantém uma videoteca com material audiovisual que auxilia na pesquisa.
O museu, fundado em 1985, tem 7 mil itens, incluindo vegetais e animais petrificados. E mantém uma videoteca com material audiovisual que auxilia na pesquisa. O museu, fundado em 1985, tem 7 mil itens, incluindo vegetais e animais petrificados. E mantém uma videoteca com material audiovisual que auxilia na pesquisa.
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - Focado em História Natural, fica no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Inaugurado em 1890, foi incorporado à USP em 1969.
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - Focado em História Natural, fica no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Inaugurado em 1890, foi incorporado à USP em 1969. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo - Focado em História Natural, fica no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Inaugurado em 1890, foi incorporado à USP em 1969.
Tem mais de 10 milhões de exemplares, entre fósseis, animais empalhados e réplicas. E oferece uma biblioteca com mais de 10 mil volumes sobre geologia e zoologia.
Tem mais de 10 milhões de exemplares, entre fósseis, animais empalhados e réplicas. E oferece uma biblioteca com mais de 10 mil volumes sobre geologia e zoologia. Tem mais de 10 milhões de exemplares, entre fósseis, animais empalhados e réplicas. E oferece uma biblioteca com mais de 10 mil volumes sobre geologia e zoologia.
Museu Paleontológico de Mafra - Faz parte de um centro de pesquisa criado em 1977 para difundir e preservar o patrimônio paleontológico e geológico do planalto norte de Santa Catarina.
Museu Paleontológico de Mafra - Faz parte de um centro de pesquisa criado em 1977 para difundir e preservar o patrimônio paleontológico e geológico do planalto norte de Santa Catarina. Museu Paleontológico de Mafra - Faz parte de um centro de pesquisa criado em 1977 para difundir e preservar o patrimônio paleontológico e geológico do planalto norte de Santa Catarina.
O Museu da Terra e da Vida foi aberto em 1998, com salas dedicadas à exposição de fósseis, rochas e minerais da região que hoje é a Bacia do Paraná. São mais de 10 mil peças.
O Museu da Terra e da Vida foi aberto em 1998, com salas dedicadas à exposição de fósseis, rochas e minerais da região que hoje é a Bacia do Paraná. São mais de 10 mil peças. O Museu da Terra e da Vida foi aberto em 1998, com salas dedicadas à exposição de fósseis, rochas e minerais da região que hoje é a Bacia do Paraná. São mais de 10 mil peças.
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fica a Formação Santa Maria, que entrou no Livro dos Recordes por ter fósseis de 233,2 milhões de anos: os mais antigos do planeta!
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fica a Formação Santa Maria, que entrou no Livro dos Recordes por ter fósseis de 233,2 milhões de anos: os mais antigos do planeta! Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fica a Formação Santa Maria, que entrou no Livro dos Recordes por ter fósseis de 233,2 milhões de anos: os mais antigos do planeta!
Os fósseis encontrados eram de dinossauros ancestrais, ainda pequenos e compridos (1,50 metro). Ao longo da evolução, eles deram origem aos dinossauros gigantescos (passando, então, a ser quadrúpedes).
Os fósseis encontrados eram de dinossauros ancestrais, ainda pequenos e compridos (1,50 metro). Ao longo da evolução, eles deram origem aos dinossauros gigantescos (passando, então, a ser quadrúpedes). Os fósseis encontrados eram de dinossauros ancestrais, ainda pequenos e compridos (1,50 metro). Ao longo da evolução, eles deram origem aos dinossauros gigantescos (passando, então, a ser quadrúpedes).
Um dos fósseis era de um Saturnalia Tupiniquim, espécie herbívora. O outro era de um Burioleste, carnívoro, com dentes serrilhados (foto)
Um dos fósseis era de um Saturnalia Tupiniquim, espécie herbívora. O outro era de um Burioleste, carnívoro, com dentes serrilhados (foto) Um dos fósseis era de um Saturnalia Tupiniquim, espécie herbívora. O outro era de um Burioleste, carnívoro, com dentes serrilhados (foto)
O certificado do Guinness reforça o Sul do país como um dos principais focos de atenção na pesquisa dos fósseis. O Brasil disputa com Argentina e Madagascar o protagonismo no ramo
O certificado do Guinness reforça o Sul do país como um dos principais focos de atenção na pesquisa dos fósseis. O Brasil disputa com Argentina e Madagascar o protagonismo no ramo O certificado do Guinness reforça o Sul do país como um dos principais focos de atenção na pesquisa dos fósseis. O Brasil disputa com Argentina e Madagascar o protagonismo no ramo
A Formação Santa Maria tem extensão de 250 km que engloba 21 municípios, desde Venâncio Aires até Mata, onde árvores viraram pedra (foto). As árvores petrificadas, fossilizadas, do Jardim Paleobotânico da cidade de Mata, são tombadas pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.
A Formação Santa Maria tem extensão de 250 km que engloba 21 municípios, desde Venâncio Aires até Mata, onde árvores viraram pedra (foto). As árvores petrificadas, fossilizadas, do Jardim Paleobotânico da cidade de Mata, são tombadas pelo Patrimônio Hi... A Formação Santa Maria tem extensão de 250 km que engloba 21 municípios, desde Venâncio Aires até Mata, onde árvores viraram pedra (foto). As árvores petrificadas, fossilizadas, do Jardim Paleobotânico da cidade de Mata, são tombadas pelo Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.
Também no Rio Grande do Sul, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS tem uma coleção de fósseis com mais de 8 mil espécimes, sendo 4 mil vertebrados, a maioria do Triássico.
Também no Rio Grande do Sul, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS tem uma coleção de fósseis com mais de 8 mil espécimes, sendo 4 mil vertebrados, a maioria do Triássico. Também no Rio Grande do Sul, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS tem uma coleção de fósseis com mais de 8 mil espécimes, sendo 4 mil vertebrados, a maioria do Triássico.
Grande parte do material é destinada a pesquisas de estudantes. Mas o público em geral pode visitar exemplares em exposição: réplicas e fósseis de vegetais e animais, como a preguiça-gigante (foto) e o prestossauro, grande predador do passado.
Grande parte do material é destinada a pesquisas de estudantes. Mas o público em geral pode visitar exemplares em exposição: réplicas e fósseis de vegetais e animais, como a preguiça-gigante (foto) e o prestossauro, grande predador do passado. Grande parte do material é destinada a pesquisas de estudantes. Mas o público em geral pode visitar exemplares em exposição: réplicas e fósseis de vegetais e animais, como a preguiça-gigante (foto) e o prestossauro, grande predador do passado.
Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros.
Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros. Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros.
Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos atrás.
Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos ... Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos atrás.
E então? Se animou para visitar e levar a turma aos museus e espaços de pesquisa de fósseis? Um passeio curioso e divertido.
E então? Se animou para visitar e levar a turma aos museus e espaços de pesquisa de fósseis? Um passeio curioso e divertido. E então? Se animou para visitar e levar a turma aos museus e espaços de pesquisa de fósseis? Um passeio curioso e divertido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.