A cada dia aumenta a preocupação com o risco de vazamento radioativo da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia.
Flipar
Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica vão fazer uma vistoria para avaliar os riscos e indicar soluções.
Flipar
O organismo de controle nuclear da ONU pede há meses para visitar o local, alertando para o risco de
Flipar
O local está sob controle russo desde março deste ano, sendo um dos pontos da Ucrânia dominados durante a guerra iniciada em fevereiro de 2022.
Flipar
A origem desse conflito está em 2014, quando a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia e apoiou as forças separatistas no leste da Ucrânia.
Flipar
Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa. Funcionários ucranianos continuam operando as máquinas e, nas últimas semanas, os dois lados (Rússia e Ucrânia) trocaram acusações por bombardeios perto da usina.
Flipar
Autoridades ucranianas estão distribuindo comprimidos de iodo para quem mora nos arredores da usina. A substância protege a glândula tireoide contra contaminação radioativa.
Flipar
A empresa nuclear estatal da Ucrânia, Energoatom, disse que soldados russos novamente bombardearam os terrenos do complexo da usina em 26/8
Flipar
O ministério da Defesa da Rússia acusou forças ucranianas por três bombardeios no complexo da usina
Flipar
A radiação na usina nuclear de Zaporizhzhia permanece nos valores normais e o controle do estado técnico da instalação é efetuado pelo pessoal técnico permanente da usina, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia
Flipar
Desde o início da operação especial russa na Ucrânia, as tropas da Rússia destruíram mais de 5.200 tanques, outros veículos blindados e lançadores múltiplos de foguetes do adversário, resumiu o ministério russo.
Flipar
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente russo, disse que até agora a situação está controlada para que a Terceira Guerra Mundial não comece.
Flipar
Ele citou um trecho bíblico:
Flipar
O dirigente afirmou ainda que o fornecimento de gás à Europa pode ser afetado se os países europeus seguirem tentando persuadir a Rússia.
Flipar
Flipar
Flipar
Como muitas cidades russas, Volosovo tem alto-falantes em postes nas ruas principais. Eles são tradicionalmente usados para tocar música em feriados nacionais. Agora, eles têm um propósito diferente. Estão convocando recrutas.
Flipar
Flipar
Flipar
A usina de Zaporizhzhia é composta de seis reatores nucleares modelo Vver-350, alinhados e não muito distantes um do outro, todos próximos das águas do Rio Dnieper, o quarto maior da Europa.
Flipar
Esse rio liga a Rússia com a cidade de Kiev, perto da localidade onde a usina de Chernobyl foi construída em 1977.
Flipar
Cada reator de Zaporizhzhia produz 950 MWe, então, no total, a usina produz 5,7 mil Megawatts, um quarto das necessidades energéticas de toda a Ucrânia.
Flipar
Esse número explica por que a usina se tornou um alvo militar das tropas de Vladimir Putin. Agora, é aguardar o desfecho dessa situação. A inspeção deve ser feita nos primeiros dias de setembro.