Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade do Maranhão está desmoronando e pode sumir

Flipar|

Uma cidade no centro-oeste do Maranhão corre o risco de desaparecer do mapa.
Uma cidade no centro-oeste do Maranhão corre o risco de desaparecer do mapa. Uma cidade no centro-oeste do Maranhão corre o risco de desaparecer do mapa.
O risco de desaparecimento é provocado pelas voçorocas, enormes crateras que vêm invadindo a cidade.
O risco de desaparecimento é provocado pelas voçorocas, enormes crateras que vêm invadindo a cidade. O risco de desaparecimento é provocado pelas voçorocas, enormes crateras que vêm invadindo a cidade.
Trata-se de Buriticupu, cidade localizada a 417 km da capital do Maranhão, São Luís.
Trata-se de Buriticupu, cidade localizada a 417 km da capital do Maranhão, São Luís. Trata-se de Buriticupu, cidade localizada a 417 km da capital do Maranhão, São Luís.
A cidade de 2.445 km² está literalmente desmoronando e a terra que cai provoca imensas crateras que assustam os 71 mil habitantes. Há casas na beira de precipício
A cidade de 2.445 km² está literalmente desmoronando e a terra que cai provoca imensas crateras que assustam os 71 mil habitantes. Há casas na beira de precipício A cidade de 2.445 km² está literalmente desmoronando e a terra que cai provoca imensas crateras que assustam os 71 mil habitantes. Há casas na beira de precipício
Esta foto de 2013 mostra um.trecho da cidade sem destruição.
Esta foto de 2013 mostra um.trecho da cidade sem destruição. Esta foto de 2013 mostra um.trecho da cidade sem destruição.
Mas as primeiras crateras começaram a surgir há 30 anos.
Mas as primeiras crateras começaram a surgir há 30 anos. Mas as primeiras crateras começaram a surgir há 30 anos.
A situação vem se agravando com as fortes chuvas que atingem a região.
A situação vem se agravando com as fortes chuvas que atingem a região. A situação vem se agravando com as fortes chuvas que atingem a região.
A região de mata , além das crateras já existentes, tem muitos trilhos de perda de vegetação que podem ceder de forma mais abrangente nas próximas chuvas intensas.
A região de mata , além das crateras já existentes, tem muitos trilhos de perda de vegetação que podem ceder de forma mais abrangente nas próximas chuvas intensas. A região de mata , além das crateras já existentes, tem muitos trilhos de perda de vegetação que podem ceder de forma mais abrangente nas próximas chuvas intensas.
26 buracos gigantescos avançam sobre os terrenos impedindo o acesso de moradores a diversas partes da cidade.
26 buracos gigantescos avançam sobre os terrenos impedindo o acesso de moradores a diversas partes da cidade. 26 buracos gigantescos avançam sobre os terrenos impedindo o acesso de moradores a diversas partes da cidade.
As voçorocas acontecem em áreas onde a vegetação não consegue mais proteger o solo.
As voçorocas acontecem em áreas onde a vegetação não consegue mais proteger o solo. As voçorocas acontecem em áreas onde a vegetação não consegue mais proteger o solo.
Com isso, as fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.
Com isso, as fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos. Com isso, as fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.
Nos últimos dez anos, uma voçoroca, sozinha, engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Ruas passam à margem do abismo.
Nos últimos dez anos, uma voçoroca, sozinha, engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Ruas passam à margem do abismo. Nos últimos dez anos, uma voçoroca, sozinha, engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Ruas passam à margem do abismo.
Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas
Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas
Pessoas que tinham comprado terrenos e construíram casas para alugar perderam o patrimônio, pois não se consegue mais interessados em certos pontos.
Pessoas que tinham comprado terrenos e construíram casas para alugar perderam o patrimônio, pois não se consegue mais interessados em certos pontos. Pessoas que tinham comprado terrenos e construíram casas para alugar perderam o patrimônio, pois não se consegue mais interessados em certos pontos.
Da mesma forma é grande o prejuízo para quem adquiriu imóveis para residência ou comércio nos trechos mais afetados da cidade.
Da mesma forma é grande o prejuízo para quem adquiriu imóveis para residência ou comércio nos trechos mais afetados da cidade. Da mesma forma é grande o prejuízo para quem adquiriu imóveis para residência ou comércio nos trechos mais afetados da cidade.
Nos últimos anos, 27 famílias foram retiradas por estarem em áreas de risco
Nos últimos anos, 27 famílias foram retiradas por estarem em áreas de risco Nos últimos anos, 27 famílias foram retiradas por estarem em áreas de risco
Uma decisão judicial obriga a Prefeitura de Buriticupu a garantir moradia segura e desenvolver ações para conter o avanço das voçorocas.
Uma decisão judicial obriga a Prefeitura de Buriticupu a garantir moradia segura e desenvolver ações para conter o avanço das voçorocas. Uma decisão judicial obriga a Prefeitura de Buriticupu a garantir moradia segura e desenvolver ações para conter o avanço das voçorocas.
Mas a situação é tão grave que a prefeitura diz que já fugiu do controle. O município faz monitoramento dos terrenos, obras paliativas e realocação de moradores,mas reconhece que não é possível conter o avanço das crateras.
Mas a situação é tão grave que a prefeitura diz que já fugiu do controle. O município faz monitoramento dos terrenos, obras paliativas e realocação de moradores,mas reconhece que não é possível conter o avanço das crateras. Mas a situação é tão grave que a prefeitura diz que já fugiu do controle. O município faz monitoramento dos terrenos, obras paliativas e realocação de moradores,mas reconhece que não é possível conter o avanço das crateras.
Resta saber se a cidade ainda tem salvação ou se, de fato, vai desaparecer do mapa, afundada pelos deslizamentos de terra.
Resta saber se a cidade ainda tem salvação ou se, de fato, vai desaparecer do mapa, afundada pelos deslizamentos de terra. Resta saber se a cidade ainda tem salvação ou se, de fato, vai desaparecer do mapa, afundada pelos deslizamentos de terra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.