Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil perde um dos maiores ícones do vôlei

Flipar|

Uma triste notícia pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta quarta-feira (16): a morte de Isabel Salgado, uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil em toda a história. Relembre a carreira da ex-ponteira!
Uma triste notícia pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta quarta-feira (16): a morte de Isabel Salgado, uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil em toda a história. Relembre a carreira da ex-ponteira! Uma triste notícia pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta quarta-feira (16): a morte de Isabel Salgado, uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil em toda a história. Relembre a carreira da ex-ponteira!
Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com SARA, síndrome aguda respiratória do adulto, uma doença rara. Isabel estava com 62 anos e será enterrada nesta quinta-feira (17), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com SARA, síndrome aguda respiratória do adulto, uma doença rara. Isabel estava com 62 anos e será enterrada nesta quinta-feira (17), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com SARA, síndrome aguda respiratória do adulto, uma doença rara. Isabel estava com 62 anos e será enterrada nesta quinta-feira (17), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar nasceu em 2 de agosto de 1960, no Rio de Janeiro, em uma família rica do bairro de Ipanema. Ela começou no esporte aos 11 anos e logo conheceu o treinador Enio Figueiredo, que a incentivou a fazer um teste no Flamengo, onde ele trabalhava.
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar nasceu em 2 de agosto de 1960, no Rio de Janeiro, em uma família rica do bairro de Ipanema. Ela começou no esporte aos 11 anos e logo conheceu o treinador Enio Figueiredo, que a incentivou a fazer um teste no Flamen... Maria Isabel Barroso Salgado Alencar nasceu em 2 de agosto de 1960, no Rio de Janeiro, em uma família rica do bairro de Ipanema. Ela começou no esporte aos 11 anos e logo conheceu o treinador Enio Figueiredo, que a incentivou a fazer um teste no Flamengo, onde ele trabalhava.
Rapidamente aprovada, Isabel foi então jogar nas categorias de base do clube carioca, muito popular no vôlei, futebol e basquete. Figueiredo, curiosamente, depois viria a ser treinador de Salgado na Seleção Brasileira.
Rapidamente aprovada, Isabel foi então jogar nas categorias de base do clube carioca, muito popular no vôlei, futebol e basquete. Figueiredo, curiosamente, depois viria a ser treinador de Salgado na Seleção Brasileira. Rapidamente aprovada, Isabel foi então jogar nas categorias de base do clube carioca, muito popular no vôlei, futebol e basquete. Figueiredo, curiosamente, depois viria a ser treinador de Salgado na Seleção Brasileira.
Em 1976, com só 16 anos, já era titular do time profissional do Flamengo e era convocada para as seleções de base. Pelo Flamengo, Isabel conquistou dois Campeonatos Brasileiros, em 1978 e 1980.
Em 1976, com só 16 anos, já era titular do time profissional do Flamengo e era convocada para as seleções de base. Pelo Flamengo, Isabel conquistou dois Campeonatos Brasileiros, em 1978 e 1980. Em 1976, com só 16 anos, já era titular do time profissional do Flamengo e era convocada para as seleções de base. Pelo Flamengo, Isabel conquistou dois Campeonatos Brasileiros, em 1978 e 1980.
Ainda com o Rubro-Negro, saboreou as primeiras convocações para a Seleção Brasileira, além de ser campeã sul-americana, em 1981. Em 1979, com o Brasil, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, Porto Rico.
Ainda com o Rubro-Negro, saboreou as primeiras convocações para a Seleção Brasileira, além de ser campeã sul-americana, em 1981. Em 1979, com o Brasil, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, Porto Rico. Ainda com o Rubro-Negro, saboreou as primeiras convocações para a Seleção Brasileira, além de ser campeã sul-americana, em 1981. Em 1979, com o Brasil, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, Porto Rico.
O Flamengo, aliás, emitiu uma nota lamentando o falecimento de uma das duas maiores atletas. Ela chegou jogar grávida pelo clube
O Flamengo, aliás, emitiu uma nota lamentando o falecimento de uma das duas maiores atletas. Ela chegou jogar grávida pelo clube O Flamengo, aliás, emitiu uma nota lamentando o falecimento de uma das duas maiores atletas. Ela chegou jogar grávida pelo clube
Flipar
Flipar Flipar
Flipar
Flipar Flipar
Isabel foi uma desbravadora, sendo a primeira brasileira a jogar em um time europeu: o Modena, da Itália, em 1980. Na época, ela viajou para o clube com a filha Pilar, então recém-nascida.
Isabel foi uma desbravadora, sendo a primeira brasileira a jogar em um time europeu: o Modena, da Itália, em 1980. Na época, ela viajou para o clube com a filha Pilar, então recém-nascida. Isabel foi uma desbravadora, sendo a primeira brasileira a jogar em um time europeu: o Modena, da Itália, em 1980. Na época, ela viajou para o clube com a filha Pilar, então recém-nascida.
Isabel teve grande amizade com Jackie Silva. Juntas, elas jogaram dois Jogos Olímpicos: Moscou-1980 e Los Angeles-1984. O Brasil saiu sem medalhas, mas aquelas atletas influenciaram muitas garotas a praticar o esporte e foi reconhecido como o primeiro grande time da Seleção.
Isabel teve grande amizade com Jackie Silva. Juntas, elas jogaram dois Jogos Olímpicos: Moscou-1980 e Los Angeles-1984. O Brasil saiu sem medalhas, mas aquelas atletas influenciaram muitas garotas a praticar o esporte e foi reconhecido como o primeiro ... Isabel teve grande amizade com Jackie Silva. Juntas, elas jogaram dois Jogos Olímpicos: Moscou-1980 e Los Angeles-1984. O Brasil saiu sem medalhas, mas aquelas atletas influenciaram muitas garotas a praticar o esporte e foi reconhecido como o primeiro grande time da Seleção.
Um rápido adendo: o vôlei é esporte olímpico desde 1964. O primeiro grande resultado do Brasil foi o quarto lugar, em Barcelona-1992. Depois, bronzes em Atlanta-1996 e Sidney-2000. Recentemente, o Brasil ganhou ouros em Pequim-2008 e Londres-2012 (foto), além da prata em Tóquio-2020.
Um rápido adendo: o vôlei é esporte olímpico desde 1964. O primeiro grande resultado do Brasil foi o quarto lugar, em Barcelona-1992. Depois, bronzes em Atlanta-1996 e Sidney-2000. Recentemente, o Brasil ganhou ouros em Pequim-2008 e Londres-2012 (foto... Um rápido adendo: o vôlei é esporte olímpico desde 1964. O primeiro grande resultado do Brasil foi o quarto lugar, em Barcelona-1992. Depois, bronzes em Atlanta-1996 e Sidney-2000. Recentemente, o Brasil ganhou ouros em Pequim-2008 e Londres-2012 (foto), além da prata em Tóquio-2020.
Depois, Isabel Salgado e Jackie Silva formaram uma dupla no vôlei de praia, em 1992, com o quarto lugar na etapa de Almería (ESP) do Circuito Mundial.
Depois, Isabel Salgado e Jackie Silva formaram uma dupla no vôlei de praia, em 1992, com o quarto lugar na etapa de Almería (ESP) do Circuito Mundial. Depois, Isabel Salgado e Jackie Silva formaram uma dupla no vôlei de praia, em 1992, com o quarto lugar na etapa de Almería (ESP) do Circuito Mundial.
Este torneio, aliás, existe justamente 1992 no naipe feminino. No masculino, começou em 1987. O esporte é olímpico desde 1996, em ambos os naipes, e Isabel é considerada como uma das pessoas que ajudaram a popularizá-lo.
Este torneio, aliás, existe justamente 1992 no naipe feminino. No masculino, começou em 1987. O esporte é olímpico desde 1996, em ambos os naipes, e Isabel é considerada como uma das pessoas que ajudaram a popularizá-lo. Este torneio, aliás, existe justamente 1992 no naipe feminino. No masculino, começou em 1987. O esporte é olímpico desde 1996, em ambos os naipes, e Isabel é considerada como uma das pessoas que ajudaram a popularizá-lo.
Isabel seguiu na praia até 1997, com outras quatro parceiras. A de mais destaque foi Roseli Timm. Juntas, conquistaram o ouro na etapa de Miami do Circuito Mundial, em 1994. Ainda naquele ano, as duas conquistaram ficaram no top-4 em outras cinco etapas.
Isabel seguiu na praia até 1997, com outras quatro parceiras. A de mais destaque foi Roseli Timm. Juntas, conquistaram o ouro na etapa de Miami do Circuito Mundial, em 1994. Ainda naquele ano, as duas conquistaram ficaram no top-4 em outras cinco etapas. Isabel seguiu na praia até 1997, com outras quatro parceiras. A de mais destaque foi Roseli Timm. Juntas, conquistaram o ouro na etapa de Miami do Circuito Mundial, em 1994. Ainda naquele ano, as duas conquistaram ficaram no top-4 em outras cinco etapas.
O último grande resultado dela foi o 17º lugar na etapa de Melbourne (AUS). Ainda em 1997, ficou em 13º na etapa do Rio, ambas com Tatiana Mello.
O último grande resultado dela foi o 17º lugar na etapa de Melbourne (AUS). Ainda em 1997, ficou em 13º na etapa do Rio, ambas com Tatiana Mello. O último grande resultado dela foi o 17º lugar na etapa de Melbourne (AUS). Ainda em 1997, ficou em 13º na etapa do Rio, ambas com Tatiana Mello.
Em 1996, terminou em sétimo em Maceió e nono em Salvador, mas com Gerusa da Costa. Ainda em 96, Jackie fez história ao ganhar ouro nas Olimpíadas, com Sandra Pires.
Em 1996, terminou em sétimo em Maceió e nono em Salvador, mas com Gerusa da Costa. Ainda em 96, Jackie fez história ao ganhar ouro nas Olimpíadas, com Sandra Pires. Em 1996, terminou em sétimo em Maceió e nono em Salvador, mas com Gerusa da Costa. Ainda em 96, Jackie fez história ao ganhar ouro nas Olimpíadas, com Sandra Pires.
Em 2000, teve uma rápida dupla com a filha Maria Clara Rufino, então com 17 anos. Isabel também foi treinadora. Em 2001, por exemplo, foi vice-campeã brasileira, com o Vasco, do Rio de Janeiro, e grande rival do Flamengo no futebol.
Em 2000, teve uma rápida dupla com a filha Maria Clara Rufino, então com 17 anos. Isabel também foi treinadora. Em 2001, por exemplo, foi vice-campeã brasileira, com o Vasco, do Rio de Janeiro, e grande rival do Flamengo no futebol. Em 2000, teve uma rápida dupla com a filha Maria Clara Rufino, então com 17 anos. Isabel também foi treinadora. Em 2001, por exemplo, foi vice-campeã brasileira, com o Vasco, do Rio de Janeiro, e grande rival do Flamengo no futebol.
Além do esporte, também foi muito influente na política. Aliás, ela foi incluída, no último dia 8, como integrante do governo de transição do governo Lula. Em uma rede social, o presidente eleito, que assumirá dia 1 de janeiro, deixou uma mensagem de carinho.
Além do esporte, também foi muito influente na política. Aliás, ela foi incluída, no último dia 8, como integrante do governo de transição do governo Lula. Em uma rede social, o presidente eleito, que assumirá dia 1 de janeiro, deixou uma mensagem de c... Além do esporte, também foi muito influente na política. Aliás, ela foi incluída, no último dia 8, como integrante do governo de transição do governo Lula. Em uma rede social, o presidente eleito, que assumirá dia 1 de janeiro, deixou uma mensagem de carinho.
Flipar
Flipar Flipar
Flipar
Flipar Flipar
Flipar
Flipar Flipar
Um grande ato político e de respeito dela foi em 1982. Em um jogo pela Seleção, em São Paulo, o público estava ofendendo as japonesas. Isabel então parou o jogo e afirmou que não voltaria se os torcedores continuassem xingando as japonesas.
Um grande ato político e de respeito dela foi em 1982. Em um jogo pela Seleção, em São Paulo, o público estava ofendendo as japonesas. Isabel então parou o jogo e afirmou que não voltaria se os torcedores continuassem xingando as japonesas. Um grande ato político e de respeito dela foi em 1982. Em um jogo pela Seleção, em São Paulo, o público estava ofendendo as japonesas. Isabel então parou o jogo e afirmou que não voltaria se os torcedores continuassem xingando as japonesas.
Na vida pessoal, Isabel foi casada duas vezes, com o ex-tenista Thomas Koch e com o cineasta Ruy Solberg, com quem teve Carol a Pedro Solberg, hoje grandes nomes do vôlei de praia. Já Maria Clara e Pilar são frutos de rápidos relacionamentos. Ela tem ainda um filho adotivo: Alison, desde 2015. São cinco netos.
Na vida pessoal, Isabel foi casada duas vezes, com o ex-tenista Thomas Koch e com o cineasta Ruy Solberg, com quem teve Carol a Pedro Solberg, hoje grandes nomes do vôlei de praia. Já Maria Clara e Pilar são frutos de rápidos relacionamentos. Ela tem a... Na vida pessoal, Isabel foi casada duas vezes, com o ex-tenista Thomas Koch e com o cineasta Ruy Solberg, com quem teve Carol a Pedro Solberg, hoje grandes nomes do vôlei de praia. Já Maria Clara e Pilar são frutos de rápidos relacionamentos. Ela tem ainda um filho adotivo: Alison, desde 2015. São cinco netos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.