Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bob Marley: a força musical, social e espiritual do Reggae no mundo!

Flipar|

O maior nome do Reggae no planeta faria 77 anos neste dia 6 de fevereiro. Nascido na Jamaica, Bob Marley projetou seu país e sua cultura para o mundo.
O maior nome do Reggae no planeta faria 77 anos neste dia 6 de fevereiro. Nascido na Jamaica, Bob Marley projetou seu país e sua cultura para o mundo. O maior nome do Reggae no planeta faria 77 anos neste dia 6 de fevereiro. Nascido na Jamaica, Bob Marley projetou seu país e sua cultura para o mundo.
A identificação de Bob Marley com a Jamaica é tão forte que diversas excursões pelo país levam o nome do músico. E um dos lugares visitados é a casa dele (foto), na vila de Nine Mile, em Saint Ann.
A identificação de Bob Marley com a Jamaica é tão forte que diversas excursões pelo país levam o nome do músico. E um dos lugares visitados é a casa dele (foto), na vila de Nine Mile, em Saint Ann. A identificação de Bob Marley com a Jamaica é tão forte que diversas excursões pelo país levam o nome do músico. E um dos lugares visitados é a casa dele (foto), na vila de Nine Mile, em Saint Ann.
Vamos, então, lembrar da vida e da carreira desse cantor, compositor e guitarrista especial, que eternizou seu nome na história. Marley morreu precocemente, aos 36 anos, e teve apenas 18 anos de atividade profissional, mas deixou um legado inesquecível.
Vamos, então, lembrar da vida e da carreira desse cantor, compositor e guitarrista especial, que eternizou seu nome na história. Marley morreu precocemente, aos 36 anos, e teve apenas 18 anos de atividade profissional, mas deixou um legado inesquecível. Vamos, então, lembrar da vida e da carreira desse cantor, compositor e guitarrista especial, que eternizou seu nome na história. Marley morreu precocemente, aos 36 anos, e teve apenas 18 anos de atividade profissional, mas deixou um legado inesquecível.
Robert Nesta Marley nasceu em 6/2/1945, filho de pais jamaicanos: Norval, capitão do Exército inglês, branco, e Cedella, jovem pobre e negra, nascida em Nine Mile, a mesma vila onde ela deu à luz Bob.
Robert Nesta Marley nasceu em 6/2/1945, filho de pais jamaicanos: Norval, capitão do Exército inglês, branco, e Cedella, jovem pobre e negra, nascida em Nine Mile, a mesma vila onde ela deu à luz Bob. Robert Nesta Marley nasceu em 6/2/1945, filho de pais jamaicanos: Norval, capitão do Exército inglês, branco, e Cedella, jovem pobre e negra, nascida em Nine Mile, a mesma vila onde ela deu à luz Bob.
O pai de Bob abandonou a mulher grávida e foi para a Inglaterra. Não conheceu o filho que se tornaria famoso. Aos 10 anos, Bob, a mãe e o padrasto foram para a capital Kingston. Moraram na favela mais miserável do país: Trenchtown (foto). A comunidade é citada na música
O pai de Bob abandonou a mulher grávida e foi para a Inglaterra. Não conheceu o filho que se tornaria famoso. Aos 10 anos, Bob, a mãe e o padrasto foram para a capital Kingston. Moraram na favela mais miserável do país: Trenchtown (foto). A comunidade ... O pai de Bob abandonou a mulher grávida e foi para a Inglaterra. Não conheceu o filho que se tornaria famoso. Aos 10 anos, Bob, a mãe e o padrasto foram para a capital Kingston. Moraram na favela mais miserável do país: Trenchtown (foto). A comunidade é citada na música
Desde a infância, Bob tinha uma forte ligação com a música. E ele decidiu montar uma banda, em 1962, com os amigos Peter Tosh (cantor que também tornou-se famoso) e Bunny Wailer. Eles formaram o grupo Wailing Wailers. Diziam que, nascendo no gueto, tinham motivos para lamentos, e wail significa lamentar.
Desde a infância, Bob tinha uma forte ligação com a música. E ele decidiu montar uma banda, em 1962, com os amigos Peter Tosh (cantor que também tornou-se famoso) e Bunny Wailer. Eles formaram o grupo Wailing Wailers. Diziam que, nascendo no gueto, tin... Desde a infância, Bob tinha uma forte ligação com a música. E ele decidiu montar uma banda, em 1962, com os amigos Peter Tosh (cantor que também tornou-se famoso) e Bunny Wailer. Eles formaram o grupo Wailing Wailers. Diziam que, nascendo no gueto, tinham motivos para lamentos, e wail significa lamentar.
Em 1966, Marley se casou com a jovem Rita Anderson. Ela passaria a integrar um trio de backing vocals dos Wailers. Rita Marley (foto) seguiria carreira após a morte de Marley e hoje tem 75 anos.
Em 1966, Marley se casou com a jovem Rita Anderson. Ela passaria a integrar um trio de backing vocals dos Wailers. Rita Marley (foto) seguiria carreira após a morte de Marley e hoje tem 75 anos. Em 1966, Marley se casou com a jovem Rita Anderson. Ela passaria a integrar um trio de backing vocals dos Wailers. Rita Marley (foto) seguiria carreira após a morte de Marley e hoje tem 75 anos.
Em 1967, Bob passou a compor músicas mais voltadas para temas sociais e espirituais. Ele simplificou o nome do grupo para Wailers. Bob ganhava projeção em todo o Caribe com letras de paz, protesto e engajamento social que destoavam do que era produzido no cenário do rock da época.
Em 1967, Bob passou a compor músicas mais voltadas para temas sociais e espirituais. Ele simplificou o nome do grupo para Wailers. Bob ganhava projeção em todo o Caribe com letras de paz, protesto e engajamento social que destoavam do que era produzido... Em 1967, Bob passou a compor músicas mais voltadas para temas sociais e espirituais. Ele simplificou o nome do grupo para Wailers. Bob ganhava projeção em todo o Caribe com letras de paz, protesto e engajamento social que destoavam do que era produzido no cenário do rock da época.
Marley e seus parceiros fizeram shows nos Estados Unidos e em Londres, lotando casas noturnas. O talento de Marley atraiu a atenção e o lendário Eric Clapton (foto) gravou
Marley e seus parceiros fizeram shows nos Estados Unidos e em Londres, lotando casas noturnas. O talento de Marley atraiu a atenção e o lendário Eric Clapton (foto) gravou Marley e seus parceiros fizeram shows nos Estados Unidos e em Londres, lotando casas noturnas. O talento de Marley atraiu a atenção e o lendário Eric Clapton (foto) gravou
Em 1976, ano de eleições parlamentares, a Jamaica estava em convulsão. Marley anunciou o show
Em 1976, ano de eleições parlamentares, a Jamaica estava em convulsão. Marley anunciou o show Em 1976, ano de eleições parlamentares, a Jamaica estava em convulsão. Marley anunciou o show
Na época, o reggae - cuja maior expressão era Bob Marley - já havia se transformado numa espécie de grito pela paz do povo jamaicano e o cantor era visto como um líder espiritual de boa parte da população. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra.
Na época, o reggae - cuja maior expressão era Bob Marley - já havia se transformado numa espécie de grito pela paz do povo jamaicano e o cantor era visto como um líder espiritual de boa parte da população. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigual... Na época, o reggae - cuja maior expressão era Bob Marley - já havia se transformado numa espécie de grito pela paz do povo jamaicano e o cantor era visto como um líder espiritual de boa parte da população. Suas músicas denunciavam o racismo, a desigualdade social, o colonialismo e a guerra.
Após o concerto
Após o concerto Após o concerto
Em 1978, Marley voltou para a Jamaica e foi pela primeira vez à África, onde visitou o Quênia e a Etiópia, país de referência para o movimento rastafári, simbolizado pela bandeira imperial etíope (foto), considerada sagrada.
Em 1978, Marley voltou para a Jamaica e foi pela primeira vez à África, onde visitou o Quênia e a Etiópia, país de referência para o movimento rastafári, simbolizado pela bandeira imperial etíope (foto), considerada sagrada. Em 1978, Marley voltou para a Jamaica e foi pela primeira vez à África, onde visitou o Quênia e a Etiópia, país de referência para o movimento rastafári, simbolizado pela bandeira imperial etíope (foto), considerada sagrada.
Marley foi uma das vozes mais potentes do movimento rastafári, que cultuava Haile Selassie I (foto - 1892-1975), o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a representação de Deus (Jeová). O movimento combina Cristianismo, Judaísmo e defende a união de toda a África.
Marley foi uma das vozes mais potentes do movimento rastafári, que cultuava Haile Selassie I (foto - 1892-1975), o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a representação de Deus (Jeová). O movimento combina Cristianism... Marley foi uma das vozes mais potentes do movimento rastafári, que cultuava Haile Selassie I (foto - 1892-1975), o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a representação de Deus (Jeová). O movimento combina Cristianismo, Judaísmo e defende a união de toda a África.
A fé rastafári ditava o comportamento de Bob Marley. Ele defendia o consumo da planta cannabis (maconha) por razões religiosas. Na capa do disco
A fé rastafári ditava o comportamento de Bob Marley. Ele defendia o consumo da planta cannabis (maconha) por razões religiosas. Na capa do disco A fé rastafári ditava o comportamento de Bob Marley. Ele defendia o consumo da planta cannabis (maconha) por razões religiosas. Na capa do disco
Da mesma forma, Marley mantinha cabelos com dreadlocks - que não podem ser cortados ou aparados. Para os rastafári, os cabelos representam a força espiritual e a ligação com Deus, cujo fundamento é descrito no Antigo Testamento.
Da mesma forma, Marley mantinha cabelos com dreadlocks - que não podem ser cortados ou aparados. Para os rastafári, os cabelos representam a força espiritual e a ligação com Deus, cujo fundamento é descrito no Antigo Testamento. Da mesma forma, Marley mantinha cabelos com dreadlocks - que não podem ser cortados ou aparados. Para os rastafári, os cabelos representam a força espiritual e a ligação com Deus, cujo fundamento é descrito no Antigo Testamento.
Em maio de 1980, foi lançado
Em maio de 1980, foi lançado Em maio de 1980, foi lançado
Depois da Europa, Marley e os Wailers fizeram excursão pelos EUA, mas o cantor passou mal durante um show no Madison Square Garden, em Nova York.
Depois da Europa, Marley e os Wailers fizeram excursão pelos EUA, mas o cantor passou mal durante um show no Madison Square Garden, em Nova York. Depois da Europa, Marley e os Wailers fizeram excursão pelos EUA, mas o cantor passou mal durante um show no Madison Square Garden, em Nova York.
Bob Marley estava com câncer de pele no dedão do pé. Médicos aconselharam a amputação, mas, por considerar o corpo humano um templo (na filosofia rastafári) e com receio de ter dificuldade para dançar, Marley não aceitou. O câncer se espalhou e ele tentou se tratar com um médico na Alemanha.
Bob Marley estava com câncer de pele no dedão do pé. Médicos aconselharam a amputação, mas, por considerar o corpo humano um templo (na filosofia rastafári) e com receio de ter dificuldade para dançar, Marley não aceitou. O câncer se espalhou e ele ten... Bob Marley estava com câncer de pele no dedão do pé. Médicos aconselharam a amputação, mas, por considerar o corpo humano um templo (na filosofia rastafári) e com receio de ter dificuldade para dançar, Marley não aceitou. O câncer se espalhou e ele tentou se tratar com um médico na Alemanha.
Bob Marley morreu num hospital em Miami, quando tentava voltar da Alemanha para a Jamaica para morrer em casa, pois já estava desenganado pelo médico. Mas ele não conseguiu completar a viagem. Morreu em 11/05/1981
Bob Marley morreu num hospital em Miami, quando tentava voltar da Alemanha para a Jamaica para morrer em casa, pois já estava desenganado pelo médico. Mas ele não conseguiu completar a viagem. Morreu em 11/05/1981 Bob Marley morreu num hospital em Miami, quando tentava voltar da Alemanha para a Jamaica para morrer em casa, pois já estava desenganado pelo médico. Mas ele não conseguiu completar a viagem. Morreu em 11/05/1981
Bob Marley teve 11 filhos biológicos e adotou duas enteadas. Após a morte de Bob, Ziggy Marley (foto) foi apontado como sucessor natural do pai, embora outros irmãos também seguissem carreira artística. Bob o ensinou cedo a tocar guitarra e bateria.
Bob Marley teve 11 filhos biológicos e adotou duas enteadas. Após a morte de Bob, Ziggy Marley (foto) foi apontado como sucessor natural do pai, embora outros irmãos também seguissem carreira artística. Bob o ensinou cedo a tocar guitarra e bateria. Bob Marley teve 11 filhos biológicos e adotou duas enteadas. Após a morte de Bob, Ziggy Marley (foto) foi apontado como sucessor natural do pai, embora outros irmãos também seguissem carreira artística. Bob o ensinou cedo a tocar guitarra e bateria.
Ziggy, 53 anos, se chama David Nesta Marley, mas adotou o nome artístico em homenagem a David Bowie (foto), seu ídolo, que havia lançado o álbum
Ziggy, 53 anos, se chama David Nesta Marley, mas adotou o nome artístico em homenagem a David Bowie (foto), seu ídolo, que havia lançado o álbum Ziggy, 53 anos, se chama David Nesta Marley, mas adotou o nome artístico em homenagem a David Bowie (foto), seu ídolo, que havia lançado o álbum
A coletânea Legend, lançada três anos após a morte de Marley, reúne algumas das músicas menos militantes do artista e é o álbum de reggae mais vendido da história (mais de 20 milhões de cópias).
A coletânea Legend, lançada três anos após a morte de Marley, reúne algumas das músicas menos militantes do artista e é o álbum de reggae mais vendido da história (mais de 20 milhões de cópias). A coletânea Legend, lançada três anos após a morte de Marley, reúne algumas das músicas menos militantes do artista e é o álbum de reggae mais vendido da história (mais de 20 milhões de cópias).
Estátuas de Bob Marley eternizam a figura lendária do maior artista do país, mito mundial do Reggae. A da foto fica em Kingston, capital do país.
Estátuas de Bob Marley eternizam a figura lendária do maior artista do país, mito mundial do Reggae. A da foto fica em Kingston, capital do país. Estátuas de Bob Marley eternizam a figura lendária do maior artista do país, mito mundial do Reggae. A da foto fica em Kingston, capital do país.
No Brasil, Gilberto Gil foi o grande divulgador da obra de Bob Marley ao gravar a versão de um grande sucesso do jamaicano:
No Brasil, Gilberto Gil foi o grande divulgador da obra de Bob Marley ao gravar a versão de um grande sucesso do jamaicano: No Brasil, Gilberto Gil foi o grande divulgador da obra de Bob Marley ao gravar a versão de um grande sucesso do jamaicano:
Bob Marley mantinha laços com artistas brasileiros. Em 2012, a obra do fotógrafo Walter Firmo foi tema de exposição em São Paulo e uma das atrações era o encontro de Chico Buarque com Bob Marley em 1980, no campo do Polytheama. O time foi criado por Chico para peladas na Barra da Tijuca e Marley prestigiou.
Bob Marley mantinha laços com artistas brasileiros. Em 2012, a obra do fotógrafo Walter Firmo foi tema de exposição em São Paulo e uma das atrações era o encontro de Chico Buarque com Bob Marley em 1980, no campo do Polytheama. O time foi criado por Ch... Bob Marley mantinha laços com artistas brasileiros. Em 2012, a obra do fotógrafo Walter Firmo foi tema de exposição em São Paulo e uma das atrações era o encontro de Chico Buarque com Bob Marley em 1980, no campo do Polytheama. O time foi criado por Chico para peladas na Barra da Tijuca e Marley prestigiou.
A figura de Bob Marley, pelo talento excepcional, pela dimensão de seu legado cultural e pela morte precoce, está entre as mais propagadas na arte. Marley estampa camisetas, objetos e inspira a criação de pinturas e grafites por toda parte. É um ícone até hoje reverenciado pelos fãs.
A figura de Bob Marley, pelo talento excepcional, pela dimensão de seu legado cultural e pela morte precoce, está entre as mais propagadas na arte. Marley estampa camisetas, objetos e inspira a criação de pinturas e grafites por toda parte. É um ícone ... A figura de Bob Marley, pelo talento excepcional, pela dimensão de seu legado cultural e pela morte precoce, está entre as mais propagadas na arte. Marley estampa camisetas, objetos e inspira a criação de pinturas e grafites por toda parte. É um ícone até hoje reverenciado pelos fãs.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.