Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

As fábulas dos Irmãos Grimm: contos infantis que atravessam séculos

Flipar|

O universo da literatura infantil tem muitas fábulas. E várias delas são assinadas pelos irmãos Grimm. Jacob e Wilhelm nasceram no Condado de Hesse-Kassel, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Com a pequena diferença de idade, eles seguiram juntos os mesmos passos.
O universo da literatura infantil tem muitas fábulas. E várias delas são assinadas pelos irmãos Grimm. Jacob e Wilhelm nasceram no Condado de Hesse-Kassel, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Com a pequena diferença de idade, eles seguiram ju... O universo da literatura infantil tem muitas fábulas. E várias delas são assinadas pelos irmãos Grimm. Jacob e Wilhelm nasceram no Condado de Hesse-Kassel, na Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. Com a pequena diferença de idade, eles seguiram juntos os mesmos passos.
Em meio às transformações sociais e políticas numa época de guerras napoleônicas, eles usaram o folclore e a tradição oral locais para exaltar a cultura nacional. Estudaram contos transmitidos de geração em geração, compilaram o material e criaram aventuras que até hoje fazem parte do universo infantil.
Em meio às transformações sociais e políticas numa época de guerras napoleônicas, eles usaram o folclore e a tradição oral locais para exaltar a cultura nacional. Estudaram contos transmitidos de geração em geração, compilaram o material e criaram aven... Em meio às transformações sociais e políticas numa época de guerras napoleônicas, eles usaram o folclore e a tradição oral locais para exaltar a cultura nacional. Estudaram contos transmitidos de geração em geração, compilaram o material e criaram aventuras que até hoje fazem parte do universo infantil.
O Livro de Contos de Fadas para Crianças e para a Casa, dos irmãos Grimm, publicado em 1812, foi declarado Patrimônio pela UNESCO. O original está no museu GrimmWelt, em Kassel. Os irmãos Grimm publicaram 525 histórias.
O Livro de Contos de Fadas para Crianças e para a Casa, dos irmãos Grimm, publicado em 1812, foi declarado Patrimônio pela UNESCO. O original está no museu GrimmWelt, em Kassel. Os irmãos Grimm publicaram 525 histórias. O Livro de Contos de Fadas para Crianças e para a Casa, dos irmãos Grimm, publicado em 1812, foi declarado Patrimônio pela UNESCO. O original está no museu GrimmWelt, em Kassel. Os irmãos Grimm publicaram 525 histórias.
Embora não tenham inventado o fio condutor das fábulas, eles tiveram o mérito de organizar essas histórias e difundi-las de tal maneira que se espalharam pelo mundo, traduzidas em 140 idiomas.
Embora não tenham inventado o fio condutor das fábulas, eles tiveram o mérito de organizar essas histórias e difundi-las de tal maneira que se espalharam pelo mundo, traduzidas em 140 idiomas. Embora não tenham inventado o fio condutor das fábulas, eles tiveram o mérito de organizar essas histórias e difundi-las de tal maneira que se espalharam pelo mundo, traduzidas em 140 idiomas.
Fábulas que se perpetuaram em versões que inspiraram artes plásticas, desenhos animados, filmes, games, encenações teatrais. Veja alguns desses contos populares.
Fábulas que se perpetuaram em versões que inspiraram artes plásticas, desenhos animados, filmes, games, encenações teatrais. Veja alguns desses contos populares. Fábulas que se perpetuaram em versões que inspiraram artes plásticas, desenhos animados, filmes, games, encenações teatrais. Veja alguns desses contos populares.
Branca de Neve - O conto - originário da tradição oral alemã - foi compilado pelos irmãos Grimm e publicado entre 1817 e 1822, num livro que reunia várias fábulas. Contava a história da jovem invejada pela madrasta, uma bruxa que tenta matá-la.
Branca de Neve - O conto - originário da tradição oral alemã - foi compilado pelos irmãos Grimm e publicado entre 1817 e 1822, num livro que reunia várias fábulas. Contava a história da jovem invejada pela madrasta, uma bruxa que tenta matá-la. Branca de Neve - O conto - originário da tradição oral alemã - foi compilado pelos irmãos Grimm e publicado entre 1817 e 1822, num livro que reunia várias fábulas. Contava a história da jovem invejada pela madrasta, uma bruxa que tenta matá-la.
Em 1937, o desenho
Em 1937, o desenho Em 1937, o desenho
Cinderela - Os Irmãos Grimm se basearam na fábula italiana
Cinderela - Os Irmãos Grimm se basearam na fábula italiana Cinderela - Os Irmãos Grimm se basearam na fábula italiana
O desenho animado
O desenho animado O desenho animado
Chapeuzinho Vermelho - Conto de fadas que remonta a tradições do século X. Foi publicado por Charles Perrault e depois ganhou uma versão (mais conhecida) dos Irmãos Grimm. Mostra a menina que usava um gorro vermelho e vivia com a avó. Um lobo assume o lugar da idosa para tentar devorar a criança.
Chapeuzinho Vermelho - Conto de fadas que remonta a tradições do século X. Foi publicado por Charles Perrault e depois ganhou uma versão (mais conhecida) dos Irmãos Grimm. Mostra a menina que usava um gorro vermelho e vivia com a avó. Um lobo assume o ... Chapeuzinho Vermelho - Conto de fadas que remonta a tradições do século X. Foi publicado por Charles Perrault e depois ganhou uma versão (mais conhecida) dos Irmãos Grimm. Mostra a menina que usava um gorro vermelho e vivia com a avó. Um lobo assume o lugar da idosa para tentar devorar a criança.
A figura mítica do Lobo Mau é recorrente em fábulas folclóricas desde a Grécia Antiga. O primeiro curta-metragem de animação da Disney sobre esse conto é de 1934. Outras produções, de vários estúdios, já foram feitas sobre essa história que nunca envelhece e que inclui os Três Porquinhos.
A figura mítica do Lobo Mau é recorrente em fábulas folclóricas desde a Grécia Antiga. O primeiro curta-metragem de animação da Disney sobre esse conto é de 1934. Outras produções, de vários estúdios, já foram feitas sobre essa história que nunca envel... A figura mítica do Lobo Mau é recorrente em fábulas folclóricas desde a Grécia Antiga. O primeiro curta-metragem de animação da Disney sobre esse conto é de 1934. Outras produções, de vários estúdios, já foram feitas sobre essa história que nunca envelhece e que inclui os Três Porquinhos.
João e Maria - Conto de fadas de tradição oral que foi coletado pelos irmãos Grimm e publicado em 1812. Mostra a história de dois irmãos pobres, filhos de um lenhador, que acabam sendo aprisionados numa casa na floresta por uma bruxa má.
João e Maria - Conto de fadas de tradição oral que foi coletado pelos irmãos Grimm e publicado em 1812. Mostra a história de dois irmãos pobres, filhos de um lenhador, que acabam sendo aprisionados numa casa na floresta por uma bruxa má. João e Maria - Conto de fadas de tradição oral que foi coletado pelos irmãos Grimm e publicado em 1812. Mostra a história de dois irmãos pobres, filhos de um lenhador, que acabam sendo aprisionados numa casa na floresta por uma bruxa má.
A história de João e Maria já virou desenho, filme, e chegou a inspirar até uma produção de terror. Poucos sabem, mas o cineasta Tim Burton, hoje renomado, dirigiu um curta-metragem baseado nesse conto quando tinha 24 anos e trabalhava como animador na Disney.
A história de João e Maria já virou desenho, filme, e chegou a inspirar até uma produção de terror. Poucos sabem, mas o cineasta Tim Burton, hoje renomado, dirigiu um curta-metragem baseado nesse conto quando tinha 24 anos e trabalhava como animador na... A história de João e Maria já virou desenho, filme, e chegou a inspirar até uma produção de terror. Poucos sabem, mas o cineasta Tim Burton, hoje renomado, dirigiu um curta-metragem baseado nesse conto quando tinha 24 anos e trabalhava como animador na Disney.
Rapunzel - Publicado em 1815, se inspirou no conto
Rapunzel - Publicado em 1815, se inspirou no conto Rapunzel - Publicado em 1815, se inspirou no conto
Rapunzel é retratada na animação
Rapunzel é retratada na animação Rapunzel é retratada na animação
Bela Adormecida - O conto publicado em 1812 narra a maldição jogada sobre uma princesa pela bruxa Malévola:
Bela Adormecida - O conto publicado em 1812 narra a maldição jogada sobre uma princesa pela bruxa Malévola: Bela Adormecida - O conto publicado em 1812 narra a maldição jogada sobre uma princesa pela bruxa Malévola:
Bela Adormecida - Em 1959, a história da princesa amaldiçoada virou desenho da Disney. Em 2014, Angelina Jolie estrelou
Bela Adormecida - Em 1959, a história da princesa amaldiçoada virou desenho da Disney. Em 2014, Angelina Jolie estrelou Bela Adormecida - Em 1959, a história da princesa amaldiçoada virou desenho da Disney. Em 2014, Angelina Jolie estrelou
A Casa dos Irmãos Grimm, em Steinau (Alemanha), é um museu que abriga uma coleção de mais de 200 manuscritos, além de retratos da família e artefatos usados no dia a dia. Os móveis são réplicas dos usados pela família, mas objetos realmente utilizados pelos Grimm ficam numa sala.
A Casa dos Irmãos Grimm, em Steinau (Alemanha), é um museu que abriga uma coleção de mais de 200 manuscritos, além de retratos da família e artefatos usados no dia a dia. Os móveis são réplicas dos usados pela família, mas objetos realmente utilizados ... A Casa dos Irmãos Grimm, em Steinau (Alemanha), é um museu que abriga uma coleção de mais de 200 manuscritos, além de retratos da família e artefatos usados no dia a dia. Os móveis são réplicas dos usados pela família, mas objetos realmente utilizados pelos Grimm ficam numa sala.
Em Hanau (Alemanha), cidade onde os irmãos Grimm nasceram, a casa deles foi destruída na guerra. Mas uma estátua de bronze da dupla - inaugurada em 1896 - fica na Praça do Mercado. E é ali que começa uma simpática atração turística: a Rota dos Contos de Fadas.
Em Hanau (Alemanha), cidade onde os irmãos Grimm nasceram, a casa deles foi destruída na guerra. Mas uma estátua de bronze da dupla - inaugurada em 1896 - fica na Praça do Mercado. E é ali que começa uma simpática atração turística: a Rota dos Contos d... Em Hanau (Alemanha), cidade onde os irmãos Grimm nasceram, a casa deles foi destruída na guerra. Mas uma estátua de bronze da dupla - inaugurada em 1896 - fica na Praça do Mercado. E é ali que começa uma simpática atração turística: a Rota dos Contos de Fadas.
A Rota dos Contos de Fadas tem 600 km desde Hanau, onde eles nasceram, até Bremen, passando por várias cidades, onde há atrações como museus e encenações de contos. Entre eles,
A Rota dos Contos de Fadas tem 600 km desde Hanau, onde eles nasceram, até Bremen, passando por várias cidades, onde há atrações como museus e encenações de contos. Entre eles, A Rota dos Contos de Fadas tem 600 km desde Hanau, onde eles nasceram, até Bremen, passando por várias cidades, onde há atrações como museus e encenações de contos. Entre eles,
O conto folclórico, reescrito pelos Grimm, é baseado num episódio incomum que aconteceu em 26/06/1284 em Hamilin, quando a cidade estava infestada por ratos. No conto, um flautista consegue encantá-los com uma música mágica e eles vão embora. Mas o prefeito não paga pelo serviço, alegando falta de prova da magia. Dias depois, o flautista faz o mesmo com as crianças.
O conto folclórico, reescrito pelos Grimm, é baseado num episódio incomum que aconteceu em 26/06/1284 em Hamilin, quando a cidade estava infestada por ratos. No conto, um flautista consegue encantá-los com uma música mágica e eles vão embora. Mas o pre... O conto folclórico, reescrito pelos Grimm, é baseado num episódio incomum que aconteceu em 26/06/1284 em Hamilin, quando a cidade estava infestada por ratos. No conto, um flautista consegue encantá-los com uma música mágica e eles vão embora. Mas o prefeito não paga pelo serviço, alegando falta de prova da magia. Dias depois, o flautista faz o mesmo com as crianças.
A cidade de Hamilin, então, passa anos sem ratos e sem crianças. O conto é encenado em praça pública como atração turística da cidade.
A cidade de Hamilin, então, passa anos sem ratos e sem crianças. O conto é encenado em praça pública como atração turística da cidade. A cidade de Hamilin, então, passa anos sem ratos e sem crianças. O conto é encenado em praça pública como atração turística da cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.