São João do Jaguaribe, no Ceará, é a cidade mais violenta do Brasil. Com 7.500 habitantes, o município da zona rural, a 215 km da capital Fortaleza, tem a maior taxa média de assassinatos entre 2019 e 2021.
Flipar
Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foi divulgado em junho deste ano (2022). Para distinguir a violência em áreas urbanas e rurais, o levantamento usa o sistema de IBGE levando em conta três critérios.
Flipar
São eles: o número absoluto de pessoas morando em áreas de ocupação densa; o percentual dessa população; e a localização do município, considerando a relação com cidades que têm centros urbanos de maior porte. Na foto, Jacareacanga (PA).
Flipar
O ranking aponta a chamada taxa MVI, que significa Mortes Violentas Intencionais. Esse índice mostra o número de pessoas mortas no período para cada 100 mil habitantes.
Flipar
Das 20 cidades que estão no topo do ranking, apenas duas ficam em área urbana. As outras são rurais ou possuem trechos mistos - classificação chamada de intermediária. Na foto, São José da Coroa Grande (PE). Veja a lista.
Flipar
1- São João do Jaguaribe (Ceará) - Rural - Taxa MVI: 224