Um dos maiores reprodutores da raça Nelore do Brasil, o touro Sherlock se aposentou.
Flipar
Ele
Flipar
Sherlock deixa 300 mil filhotes! E 500 mil doses de seu sêmen foram recolhidas para que a prole cresça ainda mais!
Flipar
O dono de Sherlock, Luciano Borges, trabalha há mais de 40 anos na produção da raça Nelore em sua fazenda, chamada Rancho da Matinha.
Flipar
Luciano investe em tecnologia genética importada da América do Norte para conseguir produzir gado de qualidade por menor custo.
Flipar
Luciano diz que tem parceria com as principais centrais de coleta de sêmen no Brasil. Um delas é a ABS, onde Sherlock ficou. Luciano recebe royalties pelas doses comercializadas.
Flipar
Quando o animal é entregue à empresa, geralmente passa seis anos (Sherlock ficou, portanto, 50% de tempo a mais). O dono fica com os custos sanitários, em caso de doença.
Flipar
O mercado de sêmen bovino envolve vários animais e está em expansão no Brasil. As vendas aumentaram 21% em 2021 em relação ao ano anterior. Quase 29 mil doses foram vendidas no ano passado.
Flipar
A inseminação artificial é usada por pecuaristas para aumentar a produção e realizar o melhoramento do rebanho.
Flipar
Os touros têm acompanhamento nutricional e bastante espaço para pastagem, com área de sombra.
Flipar
Touros que têm muita demanda podem entram na fase de coleta de sêmen três vezes por semana. Isso acontecia com Sherlock.
Flipar
Cada dose de sêmen da raça Nelore custa, em média, R$ 40. Cada pecuarista avalia a quantidade desejada, conforme o tamanho do rebanho que ele pretende criar.
Flipar
Após a compra, o pecuarista precisa de um especialista em reprodução para o acompanhamento.
Flipar
Com orientação, o pecuarista prepara as vacas para a inseminação.
Flipar
Após a aposentadoria, os touros não são abatidos. Segundo Luciano, eles permanecem nas fazendas, em retribuição por todo o
Flipar
Curiosidade: a diferença entre touro e boi é justamente capacidade reprodutiva. O touro reproduz; o boi é castrado.
Flipar
A expectativa de vida dos touros, se não houver o abate, é de 15 a 20 anos.
Flipar
Em relação ao Sherlock, Luciano diz que ele terá grama, sombra e água fresca. A estimativa é de que o bravo viva ainda uns 10 anos. E com conforto. Uma vida mansa..merecida!