Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A mentirada tá correndo solta na internet: Fique atento!

Flipar|

Se as fake news já são comuns no dia a dia, imagine em época de eleições. As mentiras estão proliferando nas redes sociais.
Se as fake news já são comuns no dia a dia, imagine em época de eleições. As mentiras estão proliferando nas redes sociais. Se as fake news já são comuns no dia a dia, imagine em época de eleições. As mentiras estão proliferando nas redes sociais.
Os eleitores devem ter atenção e buscar fontes confiáveis de informação na imprensa legalmente estabelecida e em comunicadores que tenham credibilidade no mercado.
Os eleitores devem ter atenção e buscar fontes confiáveis de informação na imprensa legalmente estabelecida e em comunicadores que tenham credibilidade no mercado. Os eleitores devem ter atenção e buscar fontes confiáveis de informação na imprensa legalmente estabelecida e em comunicadores que tenham credibilidade no mercado.
A guerra de falsas orientações existe por toda parte. Partidários de diversos candidatos plantam informações que não procedem para tentar iludir os concorrentes.
A guerra de falsas orientações existe por toda parte. Partidários de diversos candidatos plantam informações que não procedem para tentar iludir os concorrentes. A guerra de falsas orientações existe por toda parte. Partidários de diversos candidatos plantam informações que não procedem para tentar iludir os concorrentes.
Uma das mensagens informou que o dia 2 é apenas para votos no Bolsonaro, enquanto Lula só pode ser escolhido no dia 3. Evidentemente, isso é falso e todos os eleitores votam no dia 2.
Uma das mensagens informou que o dia 2 é apenas para votos no Bolsonaro, enquanto Lula só pode ser escolhido no dia 3. Evidentemente, isso é falso e todos os eleitores votam no dia 2. Uma das mensagens informou que o dia 2 é apenas para votos no Bolsonaro, enquanto Lula só pode ser escolhido no dia 3. Evidentemente, isso é falso e todos os eleitores votam no dia 2.
Pessoas também disseram que o eleitor que apertar confirma não terá o voto computado. Mas o certo, claro, é confirmar o voto após a escolha
Pessoas também disseram que o eleitor que apertar confirma não terá o voto computado. Mas o certo, claro, é confirmar o voto após a escolha Pessoas também disseram que o eleitor que apertar confirma não terá o voto computado. Mas o certo, claro, é confirmar o voto após a escolha
Um vídeo informou que o voto só vale se o eleitor escolher candidato para os 5 itens (presidente, senador, deputados federal e estadual e governador). Mas a pessoa pode deixar algum em branco ou anular quantos quiser. Não afeta.
Um vídeo informou que o voto só vale se o eleitor escolher candidato para os 5 itens (presidente, senador, deputados federal e estadual e governador). Mas a pessoa pode deixar algum em branco ou anular quantos quiser. Não afeta. Um vídeo informou que o voto só vale se o eleitor escolher candidato para os 5 itens (presidente, senador, deputados federal e estadual e governador). Mas a pessoa pode deixar algum em branco ou anular quantos quiser. Não afeta.
Portanto, é falsa a informação que circulou durante mais de um mês dizendo que o voto para presidente seria anulado se a pessoa não escolhesse também os outros candidatos.
Portanto, é falsa a informação que circulou durante mais de um mês dizendo que o voto para presidente seria anulado se a pessoa não escolhesse também os outros candidatos. Portanto, é falsa a informação que circulou durante mais de um mês dizendo que o voto para presidente seria anulado se a pessoa não escolhesse também os outros candidatos.
O Tribunal Regional Eleitoral teve que desmentir áudios que circulavam na internet dizendo que urnas chegaram
O Tribunal Regional Eleitoral teve que desmentir áudios que circulavam na internet dizendo que urnas chegaram O Tribunal Regional Eleitoral teve que desmentir áudios que circulavam na internet dizendo que urnas chegaram
As urnas são vistoriadas e passam por inspeção de representantes de todos os partidos e até de entidades internacionais. E não há como inserir votos que não sejam do próprio eleitor no ato da votação.
As urnas são vistoriadas e passam por inspeção de representantes de todos os partidos e até de entidades internacionais. E não há como inserir votos que não sejam do próprio eleitor no ato da votação. As urnas são vistoriadas e passam por inspeção de representantes de todos os partidos e até de entidades internacionais. E não há como inserir votos que não sejam do próprio eleitor no ato da votação.
Também circulou a mensagem de que urnas estavam sendo abertas para receber votos num sindicato ligado ao PT, em Itapeva (SP). Notícia falsa.
Também circulou a mensagem de que urnas estavam sendo abertas para receber votos num sindicato ligado ao PT, em Itapeva (SP). Notícia falsa. Também circulou a mensagem de que urnas estavam sendo abertas para receber votos num sindicato ligado ao PT, em Itapeva (SP). Notícia falsa.
O Tribunal Superior Eleitoral precisou explicar que o Sindicato estava sendo usado para a lacração das urnas por falta de espaço no cartório da cidade, mas os funcionários foram contratados por licitação.
O Tribunal Superior Eleitoral precisou explicar que o Sindicato estava sendo usado para a lacração das urnas por falta de espaço no cartório da cidade, mas os funcionários foram contratados por licitação. O Tribunal Superior Eleitoral precisou explicar que o Sindicato estava sendo usado para a lacração das urnas por falta de espaço no cartório da cidade, mas os funcionários foram contratados por licitação.
Mensagens circularam informando que apoiadores de Bolsonaro terão que enviar fotos dos comprovantes de voto para grupos de Telegram, para uma contagem paralela. Também falso.
Mensagens circularam informando que apoiadores de Bolsonaro terão que enviar fotos dos comprovantes de voto para grupos de Telegram, para uma contagem paralela. Também falso. Mensagens circularam informando que apoiadores de Bolsonaro terão que enviar fotos dos comprovantes de voto para grupos de Telegram, para uma contagem paralela. Também falso.
Para evitar cair em histórias falsas, é preciso, antes de mais nada, usar o bom senso. Se a notícia for exagerada, ligue logo o desconfiômetro e busque outras fontes.
Para evitar cair em histórias falsas, é preciso, antes de mais nada, usar o bom senso. Se a notícia for exagerada, ligue logo o desconfiômetro e busque outras fontes. Para evitar cair em histórias falsas, é preciso, antes de mais nada, usar o bom senso. Se a notícia for exagerada, ligue logo o desconfiômetro e busque outras fontes.
Informações falsas também costumam ser vagas, sem fornecer detalhes e sem explicar quando e onde foram obtidas. Compare com outras publicações, que sejam de veículos profissionais de jornalismo.
Informações falsas também costumam ser vagas, sem fornecer detalhes e sem explicar quando e onde foram obtidas. Compare com outras publicações, que sejam de veículos profissionais de jornalismo. Informações falsas também costumam ser vagas, sem fornecer detalhes e sem explicar quando e onde foram obtidas. Compare com outras publicações, que sejam de veículos profissionais de jornalismo.
Também é importante verificar se a tal notícia tem data. Quem quer provocar confusão pode puxar uma informação de anos atrás e postar como se fosse hoje.
Também é importante verificar se a tal notícia tem data. Quem quer provocar confusão pode puxar uma informação de anos atrás e postar como se fosse hoje. Também é importante verificar se a tal notícia tem data. Quem quer provocar confusão pode puxar uma informação de anos atrás e postar como se fosse hoje.
Também é perigoso cair na onda de quem manipula imagens. Clicando com o botão direito do mouse sobre uma imagem você consegue escolher a opção
Também é perigoso cair na onda de quem manipula imagens. Clicando com o botão direito do mouse sobre uma imagem você consegue escolher a opção Também é perigoso cair na onda de quem manipula imagens. Clicando com o botão direito do mouse sobre uma imagem você consegue escolher a opção
Enfim, há vídeos, fotos e textos circulando de forma ostensiva pela internet com mentiras de todos os tipos, para prejudicar, principalmente, ambos os candidatos que polarizam a disputa eleitoral.
Enfim, há vídeos, fotos e textos circulando de forma ostensiva pela internet com mentiras de todos os tipos, para prejudicar, principalmente, ambos os candidatos que polarizam a disputa eleitoral. Enfim, há vídeos, fotos e textos circulando de forma ostensiva pela internet com mentiras de todos os tipos, para prejudicar, principalmente, ambos os candidatos que polarizam a disputa eleitoral.
E uma das maiores preocupações é com os compartilhamentos, que fazem com que a mentira alcance níveis estratosféricos.
E uma das maiores preocupações é com os compartilhamentos, que fazem com que a mentira alcance níveis estratosféricos. E uma das maiores preocupações é com os compartilhamentos, que fazem com que a mentira alcance níveis estratosféricos.
O compartilhamento é responsabilidade do autor e da pessoa que passa a mensagem adiante. Portanto, cuidado para não se complicar com a divulgação de conteúdos, inclusive, que desrespeitem a lei vigente.
O compartilhamento é responsabilidade do autor e da pessoa que passa a mensagem adiante. Portanto, cuidado para não se complicar com a divulgação de conteúdos, inclusive, que desrespeitem a lei vigente. O compartilhamento é responsabilidade do autor e da pessoa que passa a mensagem adiante. Portanto, cuidado para não se complicar com a divulgação de conteúdos, inclusive, que desrespeitem a lei vigente.
Fique atento, veja se a mensagem tem notícia similar nos jornais e portais feitos por jornalistas e use também o bom senso. Boa votação!
Fique atento, veja se a mensagem tem notícia similar nos jornais e portais feitos por jornalistas e use também o bom senso. Boa votação! Fique atento, veja se a mensagem tem notícia similar nos jornais e portais feitos por jornalistas e use também o bom senso. Boa votação!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.