Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A África está se dividindo: Entenda a separação do continente

Flipar|

Há milhões de anos, todos os continentes formavam um único continente chamado Pangeia
Há milhões de anos, todos os continentes formavam um único continente chamado Pangeia Há milhões de anos, todos os continentes formavam um único continente chamado Pangeia
Ao longo dos milênios, essas terras foram se separando lentamente.
Ao longo dos milênios, essas terras foram se separando lentamente. Ao longo dos milênios, essas terras foram se separando lentamente.
Agora a formação de uma fenda gigante chama atenção dos cientistas
Agora a formação de uma fenda gigante chama atenção dos cientistas Agora a formação de uma fenda gigante chama atenção dos cientistas
A descoberta foi publicada pela revista especializada “Geophysical Research Letters”,
A descoberta foi publicada pela revista especializada “Geophysical Research Letters”, A descoberta foi publicada pela revista especializada “Geophysical Research Letters”,
Segundo os especialistas, a fenda gigante é impulsionada por processos tectônicos semelhantes aos que ocorrem no fundo do oceano.
Segundo os especialistas, a fenda gigante é impulsionada por processos tectônicos semelhantes aos que ocorrem no fundo do oceano. Segundo os especialistas, a fenda gigante é impulsionada por processos tectônicos semelhantes aos que ocorrem no fundo do oceano.
As placas tectônicas existem em diversas partes do mundo. São gigantescos blocos rochosos que formam a crosta terrestre e que têm movimento constante, provocando aproximação ou afastamento umas das outras.
As placas tectônicas existem em diversas partes do mundo. São gigantescos blocos rochosos que formam a crosta terrestre e que têm movimento constante, provocando aproximação ou afastamento umas das outras. As placas tectônicas existem em diversas partes do mundo. São gigantescos blocos rochosos que formam a crosta terrestre e que têm movimento constante, provocando aproximação ou afastamento umas das outras.
Flipar
Flipar Flipar
O Vale da Fenda tem extensão de 6,4 mil quilômetros e se alastra desde a Jordânia, no sudoeste da Ásia, até o centro de Moçambique, mais ao sul da África
O Vale da Fenda tem extensão de 6,4 mil quilômetros e se alastra desde a Jordânia, no sudoeste da Ásia, até o centro de Moçambique, mais ao sul da África O Vale da Fenda tem extensão de 6,4 mil quilômetros e se alastra desde a Jordânia, no sudoeste da Ásia, até o centro de Moçambique, mais ao sul da África
Somália, Quênia, Tanzânia e metade da Etiópia estão se separando gradualmente do resto do continente.
Somália, Quênia, Tanzânia e metade da Etiópia estão se separando gradualmente do resto do continente. Somália, Quênia, Tanzânia e metade da Etiópia estão se separando gradualmente do resto do continente.
A atividade tectônica do continente africano ganhou novas descobertas graças a dados de satélites.
A atividade tectônica do continente africano ganhou novas descobertas graças a dados de satélites. A atividade tectônica do continente africano ganhou novas descobertas graças a dados de satélites.
Esse processo geológico deverá culminar na separação plena dos territórios em cerca de 50.000 anos.
Esse processo geológico deverá culminar na separação plena dos territórios em cerca de 50.000 anos. Esse processo geológico deverá culminar na separação plena dos territórios em cerca de 50.000 anos.
O continente africano irá se dividir dando origem à formação de um novo mar.
O continente africano irá se dividir dando origem à formação de um novo mar. O continente africano irá se dividir dando origem à formação de um novo mar.
O processo está acontecendo na junção tripla do Afar, a interseção das placas Núbia, Somali e Arábica, localizada no leste do continente.
O processo está acontecendo na junção tripla do Afar, a interseção das placas Núbia, Somali e Arábica, localizada no leste do continente. O processo está acontecendo na junção tripla do Afar, a interseção das placas Núbia, Somali e Arábica, localizada no leste do continente.
A teoria predominante é de que rochas superaquecidas estão se elevando no manto terrestre, afastando as placas umas das outras.
A teoria predominante é de que rochas superaquecidas estão se elevando no manto terrestre, afastando as placas umas das outras. A teoria predominante é de que rochas superaquecidas estão se elevando no manto terrestre, afastando as placas umas das outras.
Em 18/3/2018, o terreno começou a abrir na cidade rural de Mai Mahiu, no sudoeste do Quênia.
Em 18/3/2018, o terreno começou a abrir na cidade rural de Mai Mahiu, no sudoeste do Quênia. Em 18/3/2018, o terreno começou a abrir na cidade rural de Mai Mahiu, no sudoeste do Quênia.
Flipar
Flipar Flipar
Um dos locais fica a 50 km de Nairóbi e foi se abrindo após várias semanas de fortes chuvas, inundações e tremores.
Um dos locais fica a 50 km de Nairóbi e foi se abrindo após várias semanas de fortes chuvas, inundações e tremores. Um dos locais fica a 50 km de Nairóbi e foi se abrindo após várias semanas de fortes chuvas, inundações e tremores.
Os cientistas localizaram o ponto onde, muito profundamente no subsolo, o continente abriu-se pela primeira vez.
Os cientistas localizaram o ponto onde, muito profundamente no subsolo, o continente abriu-se pela primeira vez. Os cientistas localizaram o ponto onde, muito profundamente no subsolo, o continente abriu-se pela primeira vez.
A África tem que tem uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados onde vivem 1,2 bilhão de pessoas.
A África tem que tem uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados onde vivem 1,2 bilhão de pessoas. A África tem que tem uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados onde vivem 1,2 bilhão de pessoas.
É o segundo maior continente do planeta e também o segundo mais populoso. Em ambos os casos, perde para a Ásia.
É o segundo maior continente do planeta e também o segundo mais populoso. Em ambos os casos, perde para a Ásia. É o segundo maior continente do planeta e também o segundo mais populoso. Em ambos os casos, perde para a Ásia.
No futuro, segundo os pesquisadores, o continente africano ficará menor e haverá uma grande ilha no Oceano Índico composta por partes da Etiópia e da Somália, incluindo o Chifre da África.
No futuro, segundo os pesquisadores, o continente africano ficará menor e haverá uma grande ilha no Oceano Índico composta por partes da Etiópia e da Somália, incluindo o Chifre da África. No futuro, segundo os pesquisadores, o continente africano ficará menor e haverá uma grande ilha no Oceano Índico composta por partes da Etiópia e da Somália, incluindo o Chifre da África.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.