Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

60 milhões de anos! Ovos de dinossauro são encontrados em São Paulo

Flipar|

Paleontólogos do Museu de Marília anunciaram a descoberta de cinco ovos de dinossauros no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente, no interior paulista.
Paleontólogos do Museu de Marília anunciaram a descoberta de cinco ovos de dinossauros no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente, no interior paulista. Paleontólogos do Museu de Marília anunciaram a descoberta de cinco ovos de dinossauros no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente, no interior paulista.
Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros.
Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros. Os fósseis têm entre 60 e 80 milhões de ano - um período chamado de Cretáceo Superior. Segundo os pesquisadores, eles são de uma espécie carnívora. Os ovos medem de 12 a 13 centímetros.
Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos atrás.
Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos ... Em setembro de 2020, já haviam sido encontrados ovos de crocodilos fossilizados, com 6 centímetros, no sítio de Presidente Prudente. Eles foram descobertos após a retirada de rochas durante o cercamento do local. Os ovos são de 70 a 80 milhões de anos atrás.
O paleontólogo William Roberto Nava informou que não havia perto dos ovos qualquer vestígio que pudesse determinar a espécie do dinossauro, como dentes ou ossos. O material será estudado pelos pesquisadores.
O paleontólogo William Roberto Nava informou que não havia perto dos ovos qualquer vestígio que pudesse determinar a espécie do dinossauro, como dentes ou ossos. O material será estudado pelos pesquisadores. O paleontólogo William Roberto Nava informou que não havia perto dos ovos qualquer vestígio que pudesse determinar a espécie do dinossauro, como dentes ou ossos. O material será estudado pelos pesquisadores.
Os ovos serão analisados na Universidade de Brasília. Especialistas vão fazer exames de microscopia eletrônica de varredura, uma avaliação minuciosa para tentar descobrir o tipo de dinossauro.
Os ovos serão analisados na Universidade de Brasília. Especialistas vão fazer exames de microscopia eletrônica de varredura, uma avaliação minuciosa para tentar descobrir o tipo de dinossauro. Os ovos serão analisados na Universidade de Brasília. Especialistas vão fazer exames de microscopia eletrônica de varredura, uma avaliação minuciosa para tentar descobrir o tipo de dinossauro.
Como os ovos estão inteiros, Nava afirma que deve ter havido algum evento que impossibilitou o nascimento dos filhotes. E isso será objeto de estudo. Se algum embrião fossilizado estiver num dos ovos, a descoberta passará a ser inédita no Brasil.
Como os ovos estão inteiros, Nava afirma que deve ter havido algum evento que impossibilitou o nascimento dos filhotes. E isso será objeto de estudo. Se algum embrião fossilizado estiver num dos ovos, a descoberta passará a ser inédita no Brasil. Como os ovos estão inteiros, Nava afirma que deve ter havido algum evento que impossibilitou o nascimento dos filhotes. E isso será objeto de estudo. Se algum embrião fossilizado estiver num dos ovos, a descoberta passará a ser inédita no Brasil.
Foi o que aconteceu em 22/12/2021, na China, quando cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil de embrião de dinossauro, encontrado dentro de um ovo em Ganzhou, no sul do país. Pesquisadores estimam que ele tenha pelo menos 66 milhões de anos.
Foi o que aconteceu em 22/12/2021, na China, quando cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil de embrião de dinossauro, encontrado dentro de um ovo em Ganzhou, no sul do país. Pesquisadores estimam que ele tenha pelo menos 66 milhões de anos. Foi o que aconteceu em 22/12/2021, na China, quando cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil de embrião de dinossauro, encontrado dentro de um ovo em Ganzhou, no sul do país. Pesquisadores estimam que ele tenha pelo menos 66 milhões de anos.
O fóssil foi chamado de Baby Yingliang. Mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda num ovo de 17 cm. Pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo foi preservado porque algum deslizamento repentino fez com que ele fosse abruptamente enterrado.
O fóssil foi chamado de Baby Yingliang. Mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda num ovo de 17 cm. Pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo foi preservado porque algum deslizamento repentino fez com que ele fosse abruptamente enterrado. O fóssil foi chamado de Baby Yingliang. Mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda num ovo de 17 cm. Pesquisadores disseram que, provavelmente, o ovo foi preservado porque algum deslizamento repentino fez com que ele fosse abruptamente enterrado.
A descoberta permitiu uma maior compreensão dos especialistas sobre a ligação entre os dinossauros e os pássaros. O embrião fossilizado estava numa posição que é característica de pássaros pouco antes do nascimento
A descoberta permitiu uma maior compreensão dos especialistas sobre a ligação entre os dinossauros e os pássaros. O embrião fossilizado estava numa posição que é característica de pássaros pouco antes do nascimento A descoberta permitiu uma maior compreensão dos especialistas sobre a ligação entre os dinossauros e os pássaros. O embrião fossilizado estava numa posição que é característica de pássaros pouco antes do nascimento
Cientistas criaram uma animação para simular como seria o embrião, com base no fóssil encontrado . A criatura está no Museu de História Natural de Yingliang.
Cientistas criaram uma animação para simular como seria o embrião, com base no fóssil encontrado . A criatura está no Museu de História Natural de Yingliang. Cientistas criaram uma animação para simular como seria o embrião, com base no fóssil encontrado . A criatura está no Museu de História Natural de Yingliang.
Em mais de 200 sítios paleontológicos no mundo, foram descobertos ovos (fossilizados) de dinossauros. Eles estão principalmente na Ásia, em rochas da superfície formadas no Cretáceo
Em mais de 200 sítios paleontológicos no mundo, foram descobertos ovos (fossilizados) de dinossauros. Eles estão principalmente na Ásia, em rochas da superfície formadas no Cretáceo Em mais de 200 sítios paleontológicos no mundo, foram descobertos ovos (fossilizados) de dinossauros. Eles estão principalmente na Ásia, em rochas da superfície formadas no Cretáceo
Nesse período (de 145 a 66 milhões de anos atrás) cascas de calcita foram desenvolvidas. A maioria desses ovos fósseis possui formas distintas de cascas quando comparadas aos dos animais modernos, tais como as tartarugas ou pássaros.
Nesse período (de 145 a 66 milhões de anos atrás) cascas de calcita foram desenvolvidas. A maioria desses ovos fósseis possui formas distintas de cascas quando comparadas aos dos animais modernos, tais como as tartarugas ou pássaros. Nesse período (de 145 a 66 milhões de anos atrás) cascas de calcita foram desenvolvidas. A maioria desses ovos fósseis possui formas distintas de cascas quando comparadas aos dos animais modernos, tais como as tartarugas ou pássaros.
Em novembro deste ano, 30 ovos de Titanossauro foram encontrados em Loarre, na província de Huesca, no nordeste da Espanha. Eles estavam incrustados numa rocha de duas toneladas. Os ovos têm cerca de 66 milhões de anos.
Em novembro deste ano, 30 ovos de Titanossauro foram encontrados em Loarre, na província de Huesca, no nordeste da Espanha. Eles estavam incrustados numa rocha de duas toneladas. Os ovos têm cerca de 66 milhões de anos. Em novembro deste ano, 30 ovos de Titanossauro foram encontrados em Loarre, na província de Huesca, no nordeste da Espanha. Eles estavam incrustados numa rocha de duas toneladas. Os ovos têm cerca de 66 milhões de anos.
Segundo o paleontólogo William Nava, o sítio de Presidente Prudente tem uma riqueza tão grande de material de pesquisa que é considerado a maior jazida de fósseis de aves da época do dinossauro no Brasil.
Segundo o paleontólogo William Nava, o sítio de Presidente Prudente tem uma riqueza tão grande de material de pesquisa que é considerado a maior jazida de fósseis de aves da época do dinossauro no Brasil. Segundo o paleontólogo William Nava, o sítio de Presidente Prudente tem uma riqueza tão grande de material de pesquisa que é considerado a maior jazida de fósseis de aves da época do dinossauro no Brasil.
A relevância do sítio para os estudos dos fósseis ganhou um importante reconhecimento com o tombamento como patrimônio em fevereiro de 2020.
A relevância do sítio para os estudos dos fósseis ganhou um importante reconhecimento com o tombamento como patrimônio em fevereiro de 2020. A relevância do sítio para os estudos dos fósseis ganhou um importante reconhecimento com o tombamento como patrimônio em fevereiro de 2020.
A Paleontologia é um dos ramos mais intrigantes da Ciência. Por todo o mundo, pesquisadores buscam informações sobre o passado remoto dos seres vivos. Em conjunto com a Biologia e a Geologia, o estudo analisa a evolução das espécies e as mudanças no planeta.
A Paleontologia é um dos ramos mais intrigantes da Ciência. Por todo o mundo, pesquisadores buscam informações sobre o passado remoto dos seres vivos. Em conjunto com a Biologia e a Geologia, o estudo analisa a evolução das espécies e as mudanças no pl... A Paleontologia é um dos ramos mais intrigantes da Ciência. Por todo o mundo, pesquisadores buscam informações sobre o passado remoto dos seres vivos. Em conjunto com a Biologia e a Geologia, o estudo analisa a evolução das espécies e as mudanças no planeta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.