Filhos Veja como estimular seu filho a brincar mais na natureza

Veja como estimular seu filho a brincar mais na natureza

Para comemorar a Semana do Brincar, a Fundação Grupo Boticário disponibiliza jogos e desafios para crianças explorarem a natureza

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Brincar

No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Brincar

Divulgação

Comemorado nesta sexta-feira (28), o Dia do Brincar surgiu para lembrar os adultos de como a parte lúdica intrínseca às crianças é importante para um bom desenvolvimento em todos os aspectos. 

Neste momento de pandemia, muitas crianças já apresentam consequências físicas e emocionais provocadas pelo distanciamento social, e promover brincadeiras em contato com a natureza, respeitando as medidas sanitárias, pode ser de grande ajuda. Frequentar praças, hortas e parques pode não ser tão viável no momento, mas uma boa opção é escolher horários atípicos para proporcionar momentos de interação dos pequenos com o mundo natural.

Para comemorar a data, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza disponibilizou uma série de atividades para pais, cuidadores e educadores estimularem as crianças a tornar as experiências ao ar livre ainda mais divertidas. Com um total de 40 atividades, divididas em quatro fases, as listas em PDF podem ser baixadas gratuitamente no site da Fundação e trazem inspiração para todas as idades.

“Queremos aproveitar a Semana do Brincar para lembrar que o convívio com a natureza pode ser muito divertido. Independentemente do local e dos objetos disponíveis, é possível transformar o contato com a natureza em brincadeira, seja transformando uma folha de árvore em barco numa poça d’água ou observando o formato das nuvens", diz Melissa Barbosa, gerente de educação e engajamento da Fundação.

Segundo Melissa, é importante propor objetivos para estimular a criança. "Atividades em forma de jogos ajudam a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha e a solução de problemas”, acrescenta ela.

Além dos desafios ao ar livre, a Fundação Grupo Boticário oferece outros conteúdos especializados para incentivar as novas gerações a ampliar a conexão com a natureza.

A Coleção Meu Ambiente, por exemplo, destinada a profissionais de educação e alunos de todo o país, aborda a relevância da conservação, bem como a relação direta entre os ambientes naturais preservados e o bem-estar social. O conteúdo está disponível neste site.

Últimas