Filhos Dia do livro: veja benefícios de contar histórias para as crianças

Dia do livro: veja benefícios de contar histórias para as crianças

Segundo a pedagoga Cláudia Onofre, histórias clássicas estreitam vínculos entre pais e filhos e tornam o momento mais envolventes

Histórias passadas entre gerações proporcionam maior interatividade entre pais e filhos

Histórias passadas entre gerações proporcionam maior interatividade entre pais e filhos

Reprodução/Pexels

A hora da brincadeira e atividades em família é um dos momentos mais prazerosos do dia, e com a leitura não é diferente, principalmente quando a história escolhida é também uma velha conhecida dos adultos.

Cláudia Onofre, consultora pedagógica da plataforma de livros infantis personalizáveis, ressalta que contos que passam de pais para filhos proporcionam uma maior interatividade e trazem diversos benefícios.

Seja uma história da vida real ou da literatura, não importa. Isso permite que a criança entenda a cadeia geracional, percebendo que são histórias que aquecem o coração e trazem um legado de lembranças e tradições familiares, estreitando os vínculos afetivos com amor, respeito e acolhimento.

Cláudia Onofre

Veja também: Gêmeas de 11 anos fundam projeto de leitura contra violência na favela

A profissional também ressalta que esses momentos de troca entre gerações fortalecem a importância da família e seu papel dentro da sociedade, reforçando o sentimento de pertencimento e garantindo que a família seja o porto-seguro para qualquer momento vivido.

E mais: Professora estadual cria oficina de histórias como incentivo à leitura

Mas como os adultos podem tirar o máximo proveito desse momento? Cláudia responde!

• Contar histórias é entrega, é amor, então o ideal é que todos consigam se desconectar de outras atividades, para que assim a criança associe aquele momento a uma oportunidade de conversar e compartilhar;

• Quando a história escolhida também fez parte da infância dos adultos, é interessante aproveitar para resgatar lembranças da vida real e compartilhar isso com os pequenos. Eles adoram conhecer o passado das pessoas mais velhas, criando marcas positivas e significativas para o desenvolvimento.

• Investir na criatividade como uma grande aliada é uma dica valiosa. Por exemplo, construir uma cabana, fazer um teatro de sombras e dar vida à história com gestos e tons de voz;

O EQUILÍBRIO ENTRE O NOVO E O ATEMPORAL

Vivendo em meio a uma imensidão tecnológica, as crianças de hoje estão acostumadas com o aparecimento de novos desenhos e personagens diariamente, seja na televisão, no Youtube ou em outras plataformas.

Mas, segundo a profissional, apresentá-los grandes personagens da cultura literária desperta o interesse pois são histórias com lições atemporais.

"Os clássicos continuam fazendo parte do universo infantil, pois levam a reflexões importantes que nos conectavam com o lado mais simples e sensível da vida", comenta. 

"Grandes histórias e personagens sobrevivem de geração em geração pois trazem ensinamentos atuais,  principalmente quando as crianças percebem que os contos são muito conhecidos pelos seus responsáveis".

Últimas