Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Família de modelo com síndrome de Down revela como superou preconceito: 'Foi muito rejeitada'

Mãe de Maju de Araújo queria que a filha superasse expectativas, mas nunca pensou que fosse em um ramo com tanto padrão

Viva a Vida|Isabelle Amaral, do R7, enviada a Gramado (RS)*

Maju tinha o sonho de ser modelo e foi apoiada pela família
Maju tinha o sonho de ser modelo e foi apoiada pela família Maju tinha o sonho de ser modelo e foi apoiada pela família

A entrada da modelo internacional e ativista social Maju de Araújo, juntamente com sua mãe e irmãs, no palco principal da Gramado Summit, na manhã desta sexta-feira (14), levou muita emoção ao público, com falas sobre como a jovem, hoje com 19 anos, venceu o preconceito, mesmo sendo rejeitada e excluída até mesmo nas escolas onde estudou durante a vida.

"Quando ela era pequena, todo mundo achava fofa aquela criança com síndrome de Down, mas, quando a Maju entrou na fase que realmente precisava se sentir querida e incluída, foi rejeitada e excluída", contou a mãe da modelo, Adriana de Araújo. Ainda de acordo com Adriana, por causa da falta de adaptação dos demais alunos e até dos profissionais, precisou tirar a filha da escola.

Maju entrou no ramo que antes era extremamente padronizado. O primeiro desfile dela foi na Brasil Fashion Week, e logo depois a modelo foi chamada para a Semana de Moda de Milão. Com isso, ela passou a ser mais reconhecida, estreou na capa de revistas e realizou outros trabalhos.

O susto do diagnóstico

Adriana disse que, quando recebeu o diagnóstico da Maju assim que ela nasceu, "foi um luto". Os médicos diziam que a filha dela não tinha perspectiva de vida e que a mãe precisaria viver em função da Maju, já que toda a adaptação dela na sociedade em geral seria mais difícil.

Publicidade

"Quando peguei minha filha, olhei para ela com um olhar de tristeza, com tantas informações que passaram sobre pessoas que tinham a mesma condição dela", revelou.

Modelo, mãe e irmãs participaram da Gramado Summit
Modelo, mãe e irmãs participaram da Gramado Summit Modelo, mãe e irmãs participaram da Gramado Summit

A mulher teve depressão por cinco anos. Durante a palestra na Gramado Summit, ela contou que desejava que a filha superasse as expectativas que as pessoas tinham, até mesmo que Maju conseguisse fazer tudo o que o Google dizia que era impossível. "Quando ela não conseguia concluir as coisas que eu passava ou influenciava de alguma maneira, ficava muito frustrada. Isso afetou até mesmo minha família, eu fazia muitas comparações."

Publicidade

O início de Maju na carreira de modelo

Aos 10 anos, a modelo entrou em coma, e foi nesse momento que a mãe parou para refletir quanto a filha vivia uma "montanha-russa na saúde". Segundo ela, essa situação transformou a família. "Quando a Maju acordou, a primeira coisa que ela me disse foi: 'Mamãe, não precisa chorar, porque vou sair daqui e serei uma grande modelo'."

Adriana confessou que, mesmo com o desejo da filha, ela mesma tinha preconceito com isso, não acreditava que ela poderia entrar no ramo e seguia tentando desenvolver a filha para outras funções.

Publicidade

Depois de muito tentar ir contra o que Maju queria, a mulher decidiu procurar uma escola de modelos para inscrever a filha. "Precisei lutar por ela, disse que se eles não aceitassem a minha filha eu iria processá-los", informou.

Maju de Araújo finalmente entrou na escola, identificou-se e conseguiu se formar. Depois disso, veio o desafio no mercado de trabalho. Sem desistir, Adriana inscreveu Maju para diversas vagas, até que conseguiu o primeiro desfile dela na Brasil Fashion Week, que abriu, oficialmente, as portas para a filha.

Hoje, a modelo coleciona 658 mil seguidores só no Instagram, é embaixadora de ao menos três marcas de beleza famosas e segue com o seu trabalho sempre que tem a oportunidade de estar em passarelas.

Gramado Summit apresenta histórias de superação

A sexta edição da Gramado Summit, que é uma feira de negócios que estimula o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia, apresentou diversas histórias de superação, como a de Maju e a do morador da Cracolândia que conseguiu montar um negócio de sucesso, entre tantas outras inspirações.

O evento, criado por Marcos Rossi, começou na quarta-feira (12) e termina nesta sexta-feira (14). Mais de 10.000 mil pessoas de todos os estados brasileiros participaram da feira, que contou com mais de 500 empresas expositoras e 350 palestrantes.

*A jornalista viajou a convite da Gramado Summit

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.