Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: soprar algodão para fazer espuma com água micelar a fim de limpar o rosto é ineficaz

Método — que viralizou no TikTok — faz com que o produto perca seu efeito de limpeza e traz riscos à saúde, alerta especialista

Viva a Vida|Brenda Marques, do R7

Mulher sopra algodão para fazer espuma com água micelar e passá-la no rosto
Mulher sopra algodão para fazer espuma com água micelar e passá-la no rosto Mulher sopra algodão para fazer espuma com água micelar e passá-la no rosto

Uma maneira diferente de usar água micelar, produto que serve para limpar a pele, viralizou no TikTok. O método consiste em soprar um algodão bastante molhado com a água, o que libera uma espuma com a qual as pessoas limpam o rosto. No entanto, de acordo com a dermatologista Sabrina Negro, essa prática faz com que a substância perca a eficácia e oferece riscos à saúde.

“Isso não faz nenhum sentido porque na saliva há bactérias e enzimas digestivas. Imagine se uma amiga sopra [o algodão] e passa a espuma na cara da outra. Isso pode disseminar doenças. Além disso, acaba tirando a eficácia do produto”, afirma a especialista.

Ela explica que a água micelar recebe esse nome porque contém micelas, partículas com propriedades que removem as impurezas. “São pequenas bolinhas que, de um lado, têm afinidade pela água e, do outro, pelo óleo presente na nossa pele, removendo, assim, as sujidades”, descreve.

Sabrina também destaca que a água micelar não é um produto essencial para os cuidados com a pele — ao contrário do protetor solar. “Pode ser usada por quem deseja uma limpeza mais profunda, seja por causa de acne, seja para tirar a maquiagem”, exemplifica. “A aplicação precisa ser diária e, mesmo assim, o sabonete continua sendo necessário”, destaca.

Publicidade

Leia também

Aplicação deve ser delicada, sem esfregação

A dermatologista ainda orienta sobre a melhor forma de fazer a aplicação da água micelar. “Com disco de algodão, diretamente no rosto, de forma bem delicada, sem esfregar demais”, afirma ela.

Sabrina lembra que o produto também pode ser encontrado em lenço umedecido e spray. Ainda segundo ela, embora existam no mercado várias versões desse item de higiene e indicações específicas para diversos tipos de pele, essas características são irrelevantes.

“Esses detalhes modificam pouco [a eficácia]. É mais um apelo de marketing. Todas as águas micelares vão limpar a pele. O importante é fazer uma limpeza suave e sem fricção”, enfatiza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.