Ex-participante de reality denuncia racismo em proposta de parceria

Sarah Fonseca expôs um e-mail em que uma profissional oferece se oferece para reduzir a largura do nariz dela: "Vai 'embranquecer' todo mundo?"

Sarah expôs racismo em proposta

Sarah expôs racismo em proposta

Reprodução/Instagram

Sarah Fonseca, influenciadora digital e ex-participante do reality show De Férias Com o Ex, da MTV, expôs um uma proposta de parceria que recebeu para denunciar um caso de racismo.

Veja também: Mulher lista o que aprendeu após se casar com homem negro e viraliza

Sarah recebeu um e-mail de uma profissional que se identificou como 'cirurgiã dentista especialista em harmonização facial' oferecendo tratamentos faciais. O problema, no entanto, foi o tratamento oferecido e a maneira como isso foi feito.

"Te encontrei no Instagram e fiquei analisando suas fotos para realizar um tratamento facial, gostaria de saber se é possível fazer parceria com você e a forma como você costuma fazer as parcerias", começa a mensagem. "Você já é linda e posso te deixar ainda mais bela. Um procedimento que seria indicado para você é a redução da largura nasal, se caso isso te incomodar", continuou a profissional no e-mail.

Influenciadora mostrou o e-mail que recebeu e falou sobre o assunto

Influenciadora mostrou o e-mail que recebeu e falou sobre o assunto

Reprodução/Instagram

A influenciadora, então, usou a função 'stories' do Instagram para falar sobre o assunto e explicar o porquê de ter considerado a abordagem "antiética, racista e errada em diversos níveis".

E mais: Racismo e pandemia: cenário exige nova postura de influenciadores

"Imagine se eu fosse uma pessoa com a autoestima baixa, o gatilho que essa mulher teria me causado quando eu li o e-mail. Ela chegou a dizer claramente que analisou as minhas fotos e encontrou um defeito, que seria o meu nariz mais largo. Mas, querida, vamos lembrar que o nariz mais largo é uma característica de negros?", disse ela. "Você vai fazer o quê? Vai 'embranquecer' todo mundo que for no seu consultório?", questionou.

Sarah também afirmou que provavelmente a profissional "não sabe o quanto ela errou" e que fica preocupada com meninas negras que não gostam do próprio nariz.

"Postei no Twitter ontem esse print e várias meninas falaram 'Eu odeio meu nariz', 'Se fosse eu iria correndo', 'Nossa, meu sonho receber esse e-mai'... E não viram o problema do e-mail. Gente, o problema tá na abordagem. Se ela chegasse e falasse: 'Oi, tudo bem? Sou a profissional tal, faço tais procedimentos. Caso tenha interesse em parceria, eu gostaria de oferecer uma parceria para você'".

Após o desabafo, Sarah recebeu o apoio dos internautas.

Confira os vídeos: