Lifestyle Especialista cria plataforma online de exercícios para gestantes

Especialista cria plataforma online de exercícios para gestantes

A educadora física Gabriela Bahia desenvolveu a 'Mama Crew', que reúne profissionais em prol de uma gestação ativa

Cintia praticando exercícios com a orientação de Gabriela

Cintia praticando exercícios com a orientação de Gabriela

Divulgação

Fazer com que mulheres grávidas tenham uma gestação ativa, um parto saudável e consciente, além de trabalhar a autoestima durante todo esse período até o pós-parto é o objetivo do "Mama Crew", uma plataforma online de treinos e videoaulas que abre para inscrições nesta quinta-feira (27).

Gabriela Bahia, educadora física e idealizadora do projeto, reconhece que a gravidez gera muitas inseguranças e mudanças no corpo de uma mulher, o que representa um grande desafio, mas garante que essa experiência pode ser vivenciada de maneira mais tranquila com a ajuda de uma rede de apoio.

"Antigamente, tratavam a gravidez como doença e, ao contrário do que se pensava, a mulher não precisa abrir mão da vida dela. Em relação aos exercícios, pode continuar fazendo o que fazia antes, mas com adaptações, como por exemplo, diminuir a intensidade, a carga e o tempo. O que não pode é chegar no limite da exaustão", explica.

A educadora física destaca que, mais do que permitido, praticar atividades físicas durante a gestação é benéfico para a saúde da mulher e do bebê. "A gestação ativa previne problemas e fazer exercícios ajuda muito na hora do parto e também no pós-parto", pondera. "As exceções são os casos em que a gravidez é de risco", acrescenta. Abdominais e invertidas no ioga são as únicas práticas que ela não recomenda.

A plataforma online

A profissional conta que a ideia de criar o Mama Crew surgiu a partir de necessidades e questionamentos que ela ouvia de suas alunas grávidas. "Elas me perguntavam sobre quais exercícicos fazer, o que comer, como treinar", lembra.

Para resolver o problema, ela reuniu o que chama de "tribo do empoderamento feminino": uma equipe multidisciplinar formada só por mulheres para que outras mulheres que decidem engravidar tenham saúde, bem-estar e informação de qualidade nesse momento de suas vidas. 

Além de Gabriela, o projeto tem entre suas integrantes a obstetra Rafaela Orlandini, a nutricionista Juliana Queiroz e a grávida Cintia El Chaer - que treina há muito tempo e em janeiro deste ano descobriu a gestação -, além da participação especial de sua fisioterapeuta pélvica, Giovanna Fornasari.

"Antes a gente tinha muita falta de informação [sobre a gravidez]. Hoje, eu vejo que temos excesso de informações, e muitas não são confiáveis. Então, eu realmente montei um time escolhido a dedo e a ideia é fornecer tudo que a mulher precisa para ter uma gestação ativa e saudável", afirma.

O conteúdo do Mama Crew foi dividido de acordo com cada trimestre gestacional. As videoaulas e os treinos têm entre 40 e 50 minutos e são gravadas. Quem quiser ter acesso ao conteúdo completo precisa se inscrever no site da plataforma e desembolsar uma quantia anual.

Mas a equipe também compartilha informações em seu perfil no Instagram (@mamacrew.br), que reúne dicas de exercícios, alimentação saudável e um dicionário gestacional para esclarecer termos médicos.

Últimas