Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Controle as emoções e evite transtornos alimentares

Ansiedade tem sido um fator causador de distúrbios relacionados à alimentação

Equilíbrio para uma vida mais saudável|Do R7 Conteúdo e Marca

Tratamento deve ser multidisciplinar
Tratamento deve ser multidisciplinar Tratamento deve ser multidisciplinar

Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de transtornos alimentares no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre esses a compulsão alimentar, a anorexia e a bulimia. Por terem origens frequentemente psicológicas, o controle das emoções é essencial para combatê-los. A ansiedade tem sido um fator causador de distúrbios relacionados à alimentação.

A compulsão alimentar, por exemplo, acontece quando a pessoa come demais, mesmo sem vontade e depois se sente culpada, e está relacionada ao sobrepeso e, muitas vezes, à obesidade. No caso da anorexia, a pessoa reduz bruscamente a ingestão de alimentos para emagrecer, chegando até a provocar o vômito para atingir o objetivo. A bulimia também está relacionada ao exagero na alimentação.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, o tratamento dos transtornos deve ser multidisciplinar e englobar, no mínimo, médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista. Esses profissionais tentarão melhorar a relação do paciente com a alimentação, com seu corpo e peso, buscando a diminuição dos comportamentos prejudiciais.

Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor para a saúde do paciente, segundo especialistas. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um questionário que pode facilitar o diagnóstico precoce. São apenas cinco perguntas:

Publicidade

1 - Você provoca vômito quando você está se sentindo desconfortavelmente cheio?

2 - Você se preocupa de ter perdido o controle do quanto você come?

Publicidade

3 - Você perdeu recentemente mais de 5 quilos num período de 3 meses?

4 - Você acredita estar gordo(a) apesar de as outras pessoas dizerem que você está muito magro(a)?

Publicidade

5 - Você diria que a comida domina a sua vida?

De acordo com a Faculdade de Medicina da UFMG, se a pessoa responder de forma positiva a pelo menos duas questões, é indicado consultar um médico. O órgão ressalta, ainda, que o diagnóstico só pode ser feito por um especialista. Além das respostas do paciente, o profissional vai avaliar outros fatores.

Finn, equilíbrio para uma vida mais saudável.

Fontes e referências:

Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/ferramenta-inedita-para-diagnostico-precoce-de-transtornos-alimentares-e-desenvolvida-na-ufmg>. Acesso em: nov., 2021

Secretaria da Saúde do Governo do Ceará. Disponível em: <https://www.saude.ce.gov.br/2021/05/27/na-pandemia-ansiedade-pode-gerar-transtornos-alimentares-tratamento-deve-ser-multidisciplinar/>. Acesso em: nov., 2021

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.