Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

5 mitos e verdades sobre o uso diário de adoçantes

As informações são baseadas em evidências médicas e científicas

Equilíbrio para uma vida mais saudável|Do R7 Conteúdo e Marca

Ao contrário do açúcar, adoçante ajuda a reduzir cáries dentárias
Ao contrário do açúcar, adoçante ajuda a reduzir cáries dentárias Ao contrário do açúcar, adoçante ajuda a reduzir cáries dentárias

Os adoçantes são produtos de baixo teor calórico que podem contribuir para dietas de controle de peso e na manutenção de uma rotina saudável, além de possuírem um importante papel na dieta de pessoas que necessitam restringir o consumo de açúcares.

Mesmo assim, ainda circula muita informação errada sobre o produto, que passa por muitos testes e por uma avaliação científica rigorosa antes de ser aprovado para uso. Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o assunto baseados em evidências médicas e científicas.

Adoçantes naturais são mais seguros do que os artificiais?

Mito. Todo adoçante passa por uma avaliação toxicológica antes de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão só libera a venda desses produtos após testes confirmarem a segurança de utilização em humanos. Ou seja, todos os adoçantes são seguros para consumo? Sim, desde que o IDA seja respeitado.

Publicidade

Existe um limite para o consumo diário de adoçantes?

Verdade. As doses podem ser controladas de acordo com o índice IDA (Ingestão Diária Aceitável), que define a quantidade máxima de adoçantes que cada um pode consumir sem o risco de efeitos colaterais. O cálculo é individual, feito a partir do peso da pessoa e varia conforme o tipo. Mesmo assim, é muito difícil atingir o limite porque costuma ser bem alto. A Finn disponibiliza uma calculadora de IDA para cada produto da marca, confira aqui.

Publicidade

Consumir adoçante causa cárie?

Mito. As bactérias responsáveis pela formação das cáries não são capazes de metabolizar os adoçantes. Dessa forma, elas não produzem alguns ácidos responsáveis pela corrosão dos dentes. O xilitol, por exemplo, tem grande potencial de aplicação na área odontológica, segundo estudos.

Publicidade

Adoçantes são seguros para gestantes?

Verdade. As substâncias adoçantes são previamente testadas em estudos científicos em diferentes grupos populacionais, incluindo as gestantes, seguindo as orientações de um comitê de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mesmo assim, a orientação médica vai definir qual adoçante a grávida pode ou deve usar durante o período de gestação. O mesmo vale para crianças que podem consumir adoçantes desde que seja seguida a recomendação médica.

Existe diferença de dulçor entre adoçante líquido e em pó?

Mito. Não existem diferenças além do formato. Cada apresentação de adoçante tem as suas vantagens. A versão líquida é muito prática para o consumo do dia a dia; você pode levar o sachê para qualquer lugar, é só colocar na bolsa ou mochila, por exemplo. O consumidor deve escolher o tipo que mais agrada seu paladar.

Finn, equilíbrio para uma vida mais saudável.

Referências consultadas:

Notícias R7 [Internet]. Saúde: Adoçantes são seguros e boa opção em dieta, segundo endocrinologista. 15 abril, 2015. Disponível em: <https://noticias.r7.com/saude/adocantes-sao-seguros-e-boa-opcao-em-dieta-segundo-endocrinologista-16042015>. Acesso em: nov., 2021.

Notícias R7 [Internet]. Saúde: Dietas: Mocinho ou vilão? Tudo que você precisa saber sobre adoçantes. 10 abril, 2019. Disponível em: <https://lifestyle.r7.com/dietas/mocinho-ou-vilao-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-adocantes-23082019>. Acesso em: nov., 2021.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.