Posso tomar Whey protein antes de dormir? Ou Engorda?

O whey protein é o suplemento de proteínas mais famoso e existem vários tipos de whey, com diferentes formas de extração, como já falamos nesse artigo sobre os tipos de whey. Contudo, todos são ricos em aminoácidos essenciais, possuindo um ótimo perfil de nutrientes para o músculo. A suplementação de proteínas antes do sono promete …

O whey protein é o suplemento de proteínas mais famoso e existem vários tipos de whey, com diferentes formas de extração, como já falamos nesse artigo sobre os tipos de whey.

Contudo, todos são ricos em aminoácidos essenciais, possuindo um ótimo perfil de nutrientes para o músculo.

A suplementação de proteínas antes do sono promete melhorar seus ganhos com o treino. Assim, poderá aumentar o ganho de massa muscular e de força.

Entenda agora se pode tomar whey protein antes de dormir, se engorda e para quem é indicado. Caso tenha dúvidas de como tomar, todos os seus benefícios, você pode ver o vídeo abaixo ou ler nosso artigo principal.

Leia também:

+ Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular?

+ 10 Melhores Whey Protein em 2020 – LISTA ATUALIZADA!

Por que tomar whey protein antes de dormir?

A justificativa para tomar whey protein antes de dormir é a prevenção do catabolismo. Isto é, o suplemento proteico iria inibir a perda de massa magra que acontece enquanto estamos dormindo.

O whey protein é um suplemento de proteína de alta qualidade extraído do soro do leite. É a parte que sobra quando se faz o queijo. Por possuir rápida absorção e excelente perfil de aminoácidos, o whey protein é muito indicado para a recuperação muscular.  

Consumir proteínas nas duas primeiras horas após o exercício de resistência, como é o caso da musculação, aumenta a taxa de produção de proteína muscular. Por este motivo, o whey protein é recomendado para  hipertrofia. É uma das proteínas de mais rápida absorção, portanto, é a melhor para a recuperação no pós-treino.

Além disso, a recomendação do suplemento é para aumentar a resposta adaptativa do músculo ao treino de resistência. É o caso da corrida ou até mesmo de exercícios localizados sem peso com várias repetições.

Contudo, especialistas chegaram à conclusão de que a resposta adaptativa ao exercício de resistência dura por muitas horas. Sendo assim, um único treino de resistência dura horas além das duas primeiras horas de recuperação.

Por esse motivo, fizeram algumas pesquisas científicas para investigar o impacto do consumo das proteínas na recuperação de tempo mais prolongado. Além do tempo, a distribuição da ingestão de proteínas neste período também é importante.

Somado à isto, outros estudos mais antigos demonstraram que durante a noite a produção de proteína muscular é restrita. Isto aconteceria pelo baixo nível de disponibilidade de aminoácidos.

Como não há alimentação durante o sono, a quantidade de aminoácidos circulantes no sangue é baixa. Isto poderia afetar a construção muscular, assim como a recuperação da fibra muscular lesada durante os treinos.  

Pode tomar whey  antes de dormir?

proteína antes de dormir emagrece

proteína antes de dormir emagrece

Treino Mestre

Você pode tomar whey protein antes de dormir. Isto se você quer hipertrofia, ganho de massa muscular e/ou aumentar a resistência e força.

É claro que é preciso treinar para isto, pois o suplemento não faz milagres. Porém, irá fornecer os substratos necessários para o músculo.  

Além da musculação, é indicado para quem faz treinos de resistência como treinamento funcional e CrossFit

Uma revisão científica realizada na Holanda recomenda o consumo de 40 gramas de proteína antes de dormir. E ainda, ressalta que os resultados são mais positivos quando o treino acontece no início da noite, algumas horas antes da suplementação.

Portanto, você pode tomar whey protein antes de dormir, especialmente se treina no final da tarde ou à noite. É uma dica para quem treina após o trabalho e depois janta. Assim, pode deixar para tomar a dose de whey antes de deitar.

Se você treina de manhã, você pode deixar para consumir sua dose de proteínas depois de treinar em jejum.  Ou ainda, uma outra opção é manter o suplemento de whey protein pós-treino. Adicionalmente, pode tomar outra porção antes de dormir.

É difícil fazer recomendações gerais, pois você deve montar seu planejamento alimentar e de suplementos baseado na sua individualidade. Tudo vai depender do tipo de exercício que você faz, que tipo de estímulo ele representa aos seus músculos, consumo de proteínas diárias que se recomenda  muito calcular.

Em outras palavras, é preciso ter algumas informações necessárias antes de definir o consumo, como:

1° por que você treina? Para hipertrofia, para emagrecer, para ganhar mais resistência?

2° Qual tipo de exercício faz? É musculação? ou outra atividade?  é um treino super intenso?

Como é seu consumo de proteínas (alimentação sólida)?

É preciso responder à estas questões antes de entender se você pode tomar whey protein antes de dormir.

Whey protein antes de dormir engorda?

Será que tomar whey protein antes de dormir pode engordar? Como citado anteriormente, é indicado para quem faz treino de maneira intensa. É ideal para associar ao treino de resistência ou de hipertrofia.

Além disso, é mais indicado tomar antes de dormir para quem treina no final do dia . Se você treina de noite e faz exercícios que estimulam suficiente o músculo, esta estratégia pode ser interessante , até mesmo que você queira emagrecer.

Contudo, se você simplesmente começar a tomar whey protein antes de dormir e não treinou no dia, e já teve uma alimentação sólida que supriu suas necessidades, poderá engordar sim. Qualquer consumo a mais do que precisa, pode fazer a pessoa ganhar gordura.

É válido dizer que o consumo adicional de whey protein antes de dormir faz parte de uma estratégia para aumentar a quantidade diária total de proteínas no dia. O que é recomendado até mesmo para emagrecer.

Vale lembrar que outro suplemento que é muito recomendado tomar antes de dormir é a albumina, por ser uma proteína de absorção lente. Explicamos os motivos em seu artigo principal (link acima).

Portanto, adicionar uma ceia antes de dormir é mais uma orientação para comer os alimentos necessários. Ou ainda, os suplementos.

Além disso, é claro que você precisa ter certeza de que este é o tipo de suplemento proteico mais indicado para seu corpo.Se você tiver algum tipo de alergia ou intolerância ao leite isto também pode engordar  e criar desconforto, nesse caso  deve procurar as opções de whey protein sem lactose.

Referências:
Pre-Sleep Protein Ingestion to Improve the Skeletal Muscle Adaptive Response to Exercise Training – Revista Nutrients.