Treino Mestre Como conciliar musculação a prática de outros esportes?

Como conciliar musculação a prática de outros esportes?

Treino Mestre

A musculação é muito importante em diferentes aspectos dentro da qualidade de vida.

Porém, também é importante saber que muitas pessoas praticam outras atividades ou esportes além da musculação e é preciso saber conciliá-las.

Para tal, é preciso estar atento a alguns detalhes ao decidir praticar a musculação junto com outra atividade.

Sendo assim, neste artigo será abordado como conciliar a musculação com diversas atividades e assim conseguir melhores resultados no treino resistido.

Obviamente que é um  texto generalista e que a individualidade e rotina da pessoa deve ser sempre respeitada.

Só assim o personal poderá montar uma rotina que além de adequada ao seu perfil, poderá proporcional resultados sem que uma atividade venha interfir negativamente sobre a outra.

Temos vários alunos em nossa consultoria que praticam esportes em paralelo a musculação e conseguem  manter as duas atividades, e ainda obter bons resultados com a musculação. Venha  ser nosso aluno você também, veja como funciona nossa consultoria online do personal trainer clicando  aqui.

Musculação e futebol

Muitos praticantes de musculação, também jogam futebol de forma recreativa com amigos.

Porém, para ter resultados com a musculação é importante conseguir conciliar as duas atividades.

O futebol é um esporte que exige principalmente dos membros inferiores, assim como também do condicionamento físico da pessoa.

Dessa forma, o recomendável é em primeiro lugar, ter um planejamento de treino que permita uma recuperação adequada entre o treino e uma partida de futebol.

Depois é importante evitar treinar perna próximo do dia (um dia antes, no dia do treino de pernas e no dia seguinte), no qual será praticado o futebol, pois sem uma recuperação adequada os resultados podem ser prejudicados, além de diminuir o desempenho no treino de força.

Leia também:

+ Preparação Física para Futebol, o GUIA COMPLETO!

Musculação e lutas

Além do futebol, outro tipo de esporte que também é muito praticado pelos amantes da musculação e são os esportes de luta, como Muay Thay e Jiu-jitsu principalmente.

Os esportes de luta exigem além do condicionamento, a potência, força e resistência de quem os pratica.

Para poder conciliá-los com a musculação é preciso montar uma rotina que leve em consideração os dias em que vai se praticar a luta.

De preferência o treino de musculação deve ser em dias onde não seja realizado o esporte, pois pode prejudicar a recuperação ou então nos dias que for praticar a luta o treino de musculação deve ser de menor intensidade.

Temos  artigos específicos de como conciliar musculação  e lutas aqui.

Musculação e natação

nadar e fazer academia

nadar e fazer academia

Treino Mestre

A natação é um esporte, no qual o corpo todo é trabalhado e muito recomendado para aqueles que desejem realizar atividades com menor impacto na articulação.

Todavia, ao realizá-la junto a com a musculação é importante estar atento a intensidade que se executa esta atividade.

Outro fator importante é que realizar ambas as atividades levarão a um gasto muito grande de energia, sendo que se o objetivo ainda for a hipertrofia será necessário um aporte calórico ainda maior na dieta.

Leia também:

+ Natação e Musculação – 7 dicas para nadadores melhorarem os resultados

Musculação e crossfit

O crossfit é uma modalidade que vem ganhando muitos adeptos ultimamente, na qual são combinados desde levantamento olímpico a movimentos de ginástica.

Porém, para realizá-lo junto com a musculação é importante que se saiba qual a prioridade ao conciliar os dois, se é o crossfit ou a musculação.

Dessa forma, fica mais fácil planejar o treino e poder focar no real objetivo de quem treina.

Se o praticante tiver um grau de condicionamento maior, os treinos devem ser mais intensos e dessa forma não é recomendado também que sejam realizados no mesmo dia, porque além de prejudicar a recuperação também podem aumentar as chances de uma lesão.

Também é importante que as duas modalidades não interfiram no desempenho da outra, sendo importante observar qual grupo muscular foi trabalhado na musculação para assim não realizar um treino no crossfit que atrapalhe a recuperação deste grupo muscular.

Leia também:

+ Crossfit ou musculação? Qual escolher para a hipertrofia?

Musculação e corrida

A corrida é outra modalidade que é bastante praticada junto com a musculação e que muitas vezes pode atrapalhar os ganhos em força e massa muscular se o treino não estiver bem montado.

Muitas vezes os excessos com a corrida podem atrapalhar com os resultados na musculação, principalmente porque ainda há aqueles que apesar de estarem já realizando os dois ainda acrescentam mais aeróbico ao treino.

Ao praticar a corrida e conciliá-la com a musculação é preciso evitar realizar ainda mais sessões de treino aeróbico para evitar uma fadiga ainda maior que seja prejudicial a recuperação.

Sendo assim, o recomendado é treinar ambos em dias alternados, ou se não puder realizar o treino desta maneira é necessário reduzir a intensidade e volume de um dos dois, a depender de qual das duas modalidades é prioridade.

Leia também:

+ Treino de corrida e musculação, como combinar para aumentar o rendimento?

Musculação e ciclismo

ciclismo e musculação como fazer treino

ciclismo e musculação como fazer treino

Treino Mestre

Treinar na musculação e conciliar junto com o ciclismo deve se levar em consideração que além da demanda energética que o ciclismo requer também há o fator que este também exige um trabalho nos membros inferiores.

Sendo assim, é importante estar atento a intensidade e volume empregado no treino de ciclismo, assim como tentar não o realizar muito próximo ao dia em que for treinar membros inferiores.

Se por acaso for realizar o ciclismo no dia do treino de membros inferiores é preciso que a intensidade ao realizar o esporte não seja muito alta para não prejudicar o desempenho na musculação ou a recuperação dos membros inferiores após o exercício.

Leia também:

+ Como aliar a musculação com os treinos de Bike? Dicas para ciclistas!

O que deve ser considerado para conciliar as atividades?

Conciliar qualquer atividade com a musculação requer um planejamento ainda mais detalhado para conseguir conquistar os resultados almejados.

Pois, é preciso treinar com a intensidade, volume e frequência adequados e evitar assim o excesso de treino, o que além de prejudicar na recuperação pode também aumentar as chances de lesão.

Além disso, é preciso contar com uma alimentação adequada e que seja capaz de proporcionar os nutrientes e calorias necessários para compensar as duas atividades.

É preciso também estar atento com a atividade para não inserir ainda mais atividades para que estas também não venham a prejudicar o desempenho na musculação, assim como no esporte praticado.

Também é preciso decidir a qual modalidade se vai dar prioridade, porque se for a musculação, é recomendado diminuir a frequência semanal da outra atividade para assim não atrapalhar o ganho de massa muscular.

Concluindo

Obter resultados na musculação depende de vários fatores e levá-los em consideração é muito importante para ter êxito.

Sendo assim, para conseguir resultados mais eficientes é importante procurar orientação profissional.

Por isso, para ter um planejamento de treino que leve em consideração rotina, necessidades e objetivos é de extrema importância consultar um profissional de Educação Física.

Lembrando que para ter sucesso na musculação é necessário ter dedicação e constância, porém o esforço produz melhores resultados se é feito de maneira inteligente.

Bons treinos!

Artigo postado primeiro  em Treino Mestre

Últimas